! Quando do tempo da ditadura, em encontros familiais, murmurando temeroso, dizia que sem liberdade não há vida. Na ditadura o povo é transformado em zumbi.

Construída a democracia pela subjetividade potência-coletiva, com a volta ao estado de direito, com as instituições funcionando livremente, e com os partidos organizados politicamente, ele se lançou candidato em nome dos direitos dos iguais e foi eleito.

Hoje, no parlamento, faz parte do grupo mais reacionário da história de seu povo: o que conspira contra o governo popular constituído por militantes que lutaram tenazmente contra as forças repressoras das liberdades democráticas.

!! Os comandantes das aeronaves em vôo em todo o espaço aéreo terrestre informaram desesperadamente aos passageiros que os veículos onde se encontravam não podiam aterrizar: o planeta terra, em sua globalidade, estava sendo destruído por um incontrolável incêndio. Transformara-se em uma bola de fogo vagando no espaço.

Envolvidos pelo “presente absoluto” (Baudrillard), o instante da morte. O intransferível, os passageiros despediram-se de seus mitos e valores místicos, iniciaram um canto de alegria e pediram aos comandantes das aeronaves que mergulhassem em direção à bola de fogo. Felizes, concordaram entre si, que não era humano ficar vagando pelo espaço até que o combustível acabasse e então, morressem, quando o fogo era o desejo da Vida, pois “quem se afasta do fogo se afasta da Vida” (Cristo). E ironizaram: “O espaço é frio!”.

!!! Era uma vez um escritor famoso. Tão famoso que vivia sempre fora de sua terra sempre realizando palestras em países distantes. Envolvido por seus temas e personagens, que se tornaram compulsivos pelas exigências mercadológicas de seu editor, jamais prestou atenção aos acontecimentos que abalavam sua pátria.

Certo dia, uma ditadura terrível fora instalada em sua terra. Quando voltou do oriente, depois de longa ausência, nada percebeu. Continuou escrevendo e fazendo sucesso.

!!!! Eram oito candidatos a prefeito da cidade. Todos eles o povo conhecia. No dia das eleições a cidade amanheceu com apenas oito habitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.