SAÍDA DE DOIS OGANS E UMA OBÁ DE PAI EDSON DE OXALÁ

Numa comunhão candomblecista, Pai Antônio de Omolu emprestou a Pai Edson seu barracão para este realizar os rituais de saída de três filhos seus. Começamos, então, com Pai Antônio, que falou ao bloguinho de seu barracão e de sua amizade com a obrigação de Pai Edson.

Sou o babalorixá Antônio de Omolu, que leva essa casa pra frente, uma casa de raiz. Minha mãe é Francisca de Ogum, ainda é viva. É difícil a luta porque tem muito preconceito, mas o orixá dá força, dá saúde, dá paz, dá prosperidade, e por isso nós estamos tendo mais espaço na sociedade e estamos indo em frente. Hoje eu emprestei a casa. A irmandade existe pra isto. Pai Edson é um pai de santo que não é de Manaus, está se instalando em Manaus e precisa da casa, e de filhos, porque uma casa sem filhos não é uma casa…

E no início da festa conversamos ainda com o Ogan Betinho, a quem agradecemos o convite de participar e noticiar essas saídas, o qual nos relatou sobre sua história na religião e sobre os avanços dos cultos afro-brasileiros, principalmente no que diz respeito à sua difusão e diminuição do preconceito.

Eu sou ogan. Betinho de Oxalá, axogun, filho de Edelmim com Lufá de Logun Edé, iniciado há 39 anos pelo finado Djalma de Oxóssi, do Axé de Efon do Loroqué, de Salvador. Hoje meu pai não faz mais parte de Fon, é do Axé Cantuá, filho de Ebon Micidália de Iroco, uma senhora que tem 70 anos iniciada dentro da vida do Orixá. Sou iniciado na religião do Candomblé há 4 anos, mas já faço parte da Umbanda, que é minha raiz, de minha avó que é desta casa. Minha avó era a mãe pequena desta casa. E eu na barriga de minha mãe que está aqui presente, ela já dançava comigo dentro. Então eu tenho 24 anos de idade e 24 anos de religião, mas 4 iniciado no culto do Orixá pelo babalorixá Jean de Xangô, que hoje não é mais o meu pai de santo. Hoje eu sou filho de quem era meu avô. Meu avô se tornou meu pai, que é o Edelmim com Lufá de Logun Edé do Axé Cantuá.

Na verdade meu pai não é daqui. Ele é de São Paulo e montou a roça dele novamente. A roça dele foi a primeira roça de Candomblé, terreiro, de Londrina, no Paraná. O primeiro da história. Hoje ele mora em Santos, porque ele faz um programa de televisão, ele é colunista social e mora em Santos, vem a Manaus para dar a obrigação dos filhos. O nome dele é Edmilson Monteiro de Araújo, faz o programa “Bon Voyage” e o “Ed Deon e Você”.

Nós estamos usando a casa do nosso irmão babalorixá Antônio de Omolu, que é o dono da casa, emprestada até terminar a construção do barracão que já começou as obras. Essa já é a segunda festa que a gente faz aqui na casa do nosso irmão. Talvez próximas virão se tiver necessidade e o Orixá quiser. Será aqui ainda até a construção do nosso Ilê, que é a nossa casa.

O meu pai atende, com jogo de búzios, com o caboco dele. O pai Antônio atende também aqui na casa dele, é nosso irmão, uma pessoa muito respeitada na religião. Ele atende. O meu pai pequeno também, Edson de Oxalá, que eu apresentei pra vocês, com jogo de búzios, com tudo, com entidades, com Exu, com pombagira, com caboco.

Hoje é mais um dia de iniciação em nossa religião, que diga-se de passagem é muito doloroso, muito cansativo, e é muito gasto financeiro porque pra fazer uma festa dessa é muito gasto. Aqui tem no míni 3.000 de gasto em orçamento. São 19 dias de luta acordando cedo e dormindo tarde. Estão saindo hoje três iniciados que é uma yaô, a pessoa que entra em transe, incorpora o Orixá, que é Ana de Obá. O orixá dela é o terceiro, é a terceira Obá dentro de Manaus que eu tenho conhecimento.

Hoje, dentro de Manaus, com relação há 10 anos atrás já melhorou bastante, inclusive abriram-se muitas casas de Candomblé aqui dentro de Manaus. Este ano está previsto de abrirem entre 10 a 20 novas casas. Melhorou bastante, mas o respeito pela nossa religião ainda é mínimo na frente do que nós merecemos, porque somos tão dignos quanto um pastor, um padre, como um sacerdote de qualquer outra religião. Somos filhos de orixás, e nosso orixá não tem nada a ver com demônio, são as forças da natureza criadas por Deus para nos amparar nas nossas dores morais e físicas. Essa é a verdadeira essência da natureza. Cada orixá representa um elemento da natureza, com os quatro elementos que mantém o universo em equilíbrio, que são a terra, a água, o fogo e o ar.

Finalmente, conversamos com Pai Edson de Oxalá, que nos deu sua atenção e compartilha conosco seus conhecimentos da religião do Candomblé.

No momento eu não tenho barracão. Eu não sou daqui, sou de Curitiba, tem 6 anos que eu tô aqui. Eu tenho meus filhos de santo que têm barracão, então eu toco mais na casa deles. Quando tem uma obrigação ou um ato eu faço na casa deles. Pretendo abrir agora até o final do ano. Só que não é fácil, é muita burocracia, muita dor de cabeça então é super difícil a gente manter uma casa de candomblé aqui em Manaus. Uma que as pessoas tem um conceito diferente. Tem um mundo lá fora. La fora as pessoas tem a mente mais aberta, os rituais são mais diferentes. Aqui não, aqui eles fazem do jeito deles, ekes querem que faça do jeito deles não do jeito que nós fazemos la fora. As pessoas daqui não saem lá pra fora pra se aprofundar nas coisas, o que elas sabem é só da região daqui mesmo.

Saiu o yaô de Obá, saíram dois ogans, o Axogun de Oxóssi e o Alabé de Oxalá-Oxalufã. O axogun, a função dele dentro do terreiro é quando tiver matança. Ele foi preparado pra isto. O alagbê é pra tocar os couros, tocar, cantar, o yaô é pra ajudar no barracão. Porque cada um tem sua função no barracão. Tem o alagbê, tem o axogun, tem o yaô, cada pessoa tem a sua função dentro do barracão. Só os yaôs entram em transe. Por isso que a gente fala que ogan, na verdade ogan não se raspa, ele se confirma porque, já é a pessoa que nasceu predestinado pra isso. Já nasceu com esse dom, é uma pessoa que não pega santo. Então a gente só confirma essas pessoas. Yaô a gente raspa, faz aquele procedimento todinho pra poder dar iniciação. Daqui a 7 anos eu vou dar liberdade pra eles pra poder abrir a casa deles pra eles poder terem os filhos deles. Ogan já não pode fazer isso. A Obá que saiu ontem, daqui um ano tem obrigação novamente, aí tem obrigação de três anos, aí vem a obrigação de sete anos.

Porque nós cultuamos um culto afro-brasileiro, nós não fazemos igual como se faz na África. Aqui no Brasil nós não temos nem como cultuar conforme devemos cultuar. Nós todos só fazemos assim o básico. A primeira saída, que o yaô saiu todo pintado, dá paó na porta, sai com Oxum na cabeça. Aí vem a segunda saída que é pra Oxalá e pra Iemanjá. A terceira saída, que é a saída do nome, quando o orixá vai gritar o nome inteiro, pra dizer pro mundo que ele está nascendo. É por isso que se coloca umbigueira feita de palha da costa, porque o orixá está nascendo. É a única vez que ele vai gritar o nome, só quem sabe o nome do orixá, o oruncó, é o pai de santo, quando o orixá vai dizer o nome ele faz um gesto pra ninguém entender. A quarta e última saída é a saída de Ogum, que é a festa do orixá, na qual o orixá vem paramentado, pois cada orixá tem uma paramenta diferente, cada orixá dança diferente, e ele sai pra dançar, para as pessoas verem a dança do orixá.

Obá é um orixá que não tem uma orelha, porque teve um atrito e Xangô cortou a orelha da Obá. A Obá vem com uma folha na orelha e a Obá dança com uma mão na orelha, pra tampar. Isso ocorreu porque na África, cada toque é feito somente a um orixá. Então se você é de um orixá, você não pode ir à festa de outro, outra tribo. Então Obá, que era apaixonada por Xangô, só que Xangô tinha outras mulheres, tinha Oxum, Iansã. Então cortaram a orelha de Obá pra Xangô não achar ela mais linda e serviram a orelha de Obá pra Xangô.

Nós raspamos a cabeça do yaô, por causa de Oxum. Oxum foi o primeiro orixá, que ela mesma se raspou, pra se passar por homem e entrar em outra tribo, porque na África é assim: tribo da Oxum só pode entrar quem é de Oxum; se é tribo de Oxalá, só as pessoas de Oxalá. Oxum, como queria saber outras coisas de outros lugares, então ela se raspou pra se passar por homem pra poder assistir a rituais de outra tribo.

As pessoas acham que a pessoa fica recolhida, não come, não bebe, e não é nada disso. Nós recolhemos por quê? Porque antes da iniciação do orixá são feitos vários ebós, uma limpeza de corpo da pessoa. Aí a pessoa entra para o quarto de santo e fica meditando pro orixá. E por que a pessoa não sai? Porque às vezes chegam pessoas da rua, carregada, com mau-olhado, então é pra não pegar a carga negativa naquela pessoa que já está com o corpo limpo, por isso que a pessoa fica por 21 dias, mas a pessoa come normalmente, bebe, vai ao banheiro, toma banho. As únicas coisas que a pessoa não participa é televisão, rádio, que pra não tirar a concentração da pessoa ali dentro, porque ali a pessoa vai receber os ensinamentos do orixá. Nós fazemos mais quando a pessoa está de férias, quando a pessoa não está trabalhando, que é pra não prejudicar a vida lá fora dessa pessoa.

Há um preconceito muito grande com o Candomblé. Acham que mata criança, acham que Candomblé é coisa de magia e não tem nada a ver. A gente sacrifica o animal por quê? Porque o sangue pra nós é vida. É mais ou menos a mesma coisa do vinho na igreja pro padre. A carne nós comemos nas comidas preparadas pra festa…

59 thoughts on “SAÍDA DE DOIS OGANS E UMA OBÁ DE PAI EDSON DE OXALÁ

  1. Diego Dofono de Obaluaye,
    O que você adorou em nós é na verdade a beleza de todas estas pessoas que lutam por uma religião autêntica de nossa formação afro, que se difunde hoje entre pessoas independente de cor, nacionalidade, que queiram comungar ou simplesmente assistir…
    Axé!

  2. procuro 1 casa de angola em curitiba poderia conheçer seu barração eu sou o gan nacsi do di angola nação tumba jusara e catimbo de jurema sagrada nação nago…me mande o endereço que eu irei até +….
    a benção

  3. bom moro ai em curitiba e ate agora nao achei um barracao serio aonde fica o barracao de vcs quero conhecer todo mundo como faco

  4. Renan e Dieggo,
    O terreiro onde ocorreu essa festa de Pai Edson de Oxalá fica em Manaus, onde agora ele está residindo. A festa, como diz no início, foi realizada na casa de Pai Antonio de Omolu. Caso venham a Manaus, Pai Edson, Pai Antonio e todos de seu ilê com certeza os receberão com a mesma atenção que dispensaram a esse bloguinho.
    Axé!

  5. trabalho muito bem feito e as fotos mostram q os iniciados estão com muito axè,vcs estão de parabéns.q meu pai ogum abençoe a todos do ilê

  6. gostei muito . uma pena que sua iao saiu com a cabeça muito alta , pois quem anda de cabeça em pe e cobra. obrigada Yakekerê Nanã Tayó.

  7. queria saber como a pessoa eh titulado ogam eh por meu de busios ou eh o orixá em terra que indica a pessoa?

  8. EDSOM ATÉ QUE ENFIM TE ACHEI ME LIGA POR FAVOR COM URGENCIA ESTOU PRECISANDO FALAR COM VC MUTUMBÁ

  9. eu vou recolher agora para confirmar gostaria de saber quem pode criar ogan , me tire essa duvida por favor .
    obrigado !!!

  10. ola pressiso entra em contato urgente com edmilsom monteiro de araujo por favor me passe o tel dele perdemos contato aums 4 anos

  11. Linda Obá…sou de Obá também e fico muito em ver que o culto à Orixá Obá não está morrendo…como muitos dizem!!!
    Parabéns e muitas felicidades pra Yaô!!!Obá Shirê

  12. Muito obrigado por todos os comentarios, é com muito amor e fé que doamos a nossa vida aos Orixás, que Deus e Oxala possa sempre olhar pela vida de cada um de vocês, obrigado a todos do bloguinho.
    Asé inbasé, orissá ofè okàn.

  13. A bênção a todos . . .
    Fico feliz por mais uma Casa sendo inaugurada ou reinaugurada.
    A minha divergência seria em relação a fotos de pessoas manifestadas com Orixás e publicadas em sites, orkut e/ou outras.
    Ogã Edvaldo de Ossalá

  14. Edvaldo,
    o trabalho que esse bloguinho realiza só é publicado com a permissão de pais e mães de santo, e somente das partes públicas. E não temos nenhuma pretensão de revelar rituais secretos essenciais das religiões afro. Tentamos fazer um trabalho para diminuição dos preconceitos que as religiões sofrem devido muitas vezes ao desconhecimento que muitas pessoas têm. Mas do ponto de vista religioso, inclusive, orientamos para quem está interessado em participar de uma festa, pois algumas fotos e entrevistas que publicamos são de importância histórica, antropológica, cultural, mas fica muito longe da beleza plástica e da essência religiosa de uma casa de santo.
    Axé!

  15. bom dia
    eu me chamo tiago e gostaria de saber mais a respeito de ogan
    comecei ontem na religiao e o pai de santo me disse que eu provavelmente era oagn gostaria de saber se ogan tem a mesma mediunidde de um que recebe um santo ou seja se ele tem visoes ouve vozes ve os guias se ele ouve o guia falando com ele etc porfavor me respondao me mandando um email obrigado

  16. bom dia
    eu me chamo tiago e gostaria de saber mais a respeito de ogan
    comecei ontem na religiao e o pai de santo me disse que eu provavelmente era oagn gostaria de saber se ogan tem a mesma mediunidde de um que recebe um santo ou seja se ele tem visoes ouve vozes ve os guias se ele ouve o guia falando com ele etc porfavor me respondao me mandando um email obrigado

  17. olá, meu nome é Antonio de Sango, moro em Sinop-MT, gostaria de saber se alguem tem o endereço ou contato do Pai Edmilson de Araujo, pois ele foi meu primeiro Pai de Santo, faz tempo que estou procurando ele, a unica noticia que tenho é que ele mora em Santos.
    Por favor, se alguem tiver alguma noticia dele, fico agradecido, vou deixar meu e-mail e meu telefone para que se alguem tiver ou saber algo dele, entrem em contato comigo.
    Desde já agradeço a atenção de todos que lerem.
    Obrigado.
    E-mail: antonionunesc@hotmail.com
    Fone: (66) 9621-3272 (celular)
    Fone: (66) 3532-0235 (residência)

  18. vcs disse e uma religiao. Mas que religiao e essa? sei que muitas pessoas procuram vcs pra fazer pruxaria macumba para distrui casamento deixa a pessoa doente destruida financeramente, vcs servem os demonio. Deus disse o diabo veio pra mata rouba e destrui,so existi um unico Deus, so ele pode da o que realmete presisamos pra ser feliz,conhesa a verdadeira felisidade em cristo Jesus,toda tristeza vai embora. tristeza, nervozismo, misera,vaziu,vida sentimental destruida. Issa nao existe no reino de Deus. Aquele que serve a Deus tem tudo do melho nessa terra
    foi em deus que consequi vencer todos os meus obstaculos.Amem que Deus tem misericordia.
    Ele sim e nosso pai .

  19. Anônimo,
    certo, “aquele que serve a Deus tem tudo de melhor nessa terra”, e você poderia acrescentar que aquele que serve a Deus também não tem preconceitos advindos de um misticismo irracional, já que tudo vem de Deus, e Deus, assim, adora um terreiro de Umbanda, um barracão de Candomblé…
    Abraços afinados e axé!

  20. gostei mto de ler essa mâteria..
    achei de garnde importãncia.
    sou ekedji, filha de oyà, amo ser do candomblè..
    amo meus orixàs.
    a tods vcs um abarço, e mto asè.

  21. Aqui desculpa a sinceridade , mais parece mais um circo isso tudo ai !! Gente com cara pintada !! na antiga essas entidades ai faziam isso que fazem agora ?? aqui pode juntar essa mulambada toda, essa legiao de Fanfarroes , que nao prestaum pra nada a nao ser pra atrazar vidas que não daum de frente com minha entidade, pode mandar juntar todas elas que so o J do nome JESUS Jah é o bastante pra derrubar esse monte de porcarias ai !! To mentindo eu ??c vc acha que to mentindo manda essa porcarias ai mesmo responder pra vc , nao seja ipocrita , medrozo ,, vai la pergunta lah pros seus orixas quem pode mais c eles todos juntos ou DEUS/JESUS . Sai fora Sou ANDERSON filho de jesus e que voces se arrependam em quanto ainda ta em tempo .

  22. Melão,
    Medão,
    que cada um possa ter a sua religião,
    seja o umbandista, o muçulmano ou o cristão…
    Quem discrimina o seu irmão
    É porque não tem Deus e Jesus no coração…
    Você não sabe, Melão, que Deus e Jesus são chegados num terreiro de Candomblé, Umbanda, Mina Jejo Nagô…
    Abraços afinados!

  23. Deus e jesus sao Chegados num terreiro de camdonble me diz onde voce leu isso que tambem quero ler , ta escrito onde ???? Bem so c voce estiver falando De Lucifer e capeta neah ?? to errado ?? Otimo que cada um tenha sua religião sou super a favor disso afinal o proprio Deus deu o direito de escolha a cada 1 de nois quem sou eu pra dizer algo .. Amigo não seja ipocrita eu sirvo a um Deus que so faz o bem !! Voces não, Voces servem a um deus que c diz ajudar !! da com uma mao e tira com 4 to mentindo ??? e voce sabe muito bem disso !! Desculpe meu caro mais continuo aqui a dizer que c voces não c arrependerem a tempo vao servir com odeus de voces no inferno , junto com essa legiao de demonios que voces dizem chamar de maria padilha , exu nao sei de que , vovo nao sei de onde !! pode chamar qualquer uma dessas entidades ai e pergunta a uma delas em quem eu creio , em quem eu acredito , e pergunta pra elas quem pode mais c o deus todo poderozo que sirvo ou eles !! Vamo aew desafio de fe meu caro …

    1. vc é um inbecil….quem agride os outros com palavras como vc faz naõ tem deus no coraçaõ aprenda a ser mais humilde e a aceitar as escolhas alheias pq deus criou o livre arbitrio justamente para que cada um fizesse suas escolhas. hipocrita agride usando o nome de deus…que deus te proteja de todo mal…e que os orixas te tragam sabedoria..axé.

  24. Arregaram da resposta xD sabia !!! Na certa perguntaram pros orixas ai e eles responderam assim !! Èéé Aquele homem que vos desafia é Filho Do cara lah , aquele lah nao da pra nois não xD to mentindo ??? suhauhsasuah o meu Deus é unico todo poderozo , mto bom nao tem pra santo nenhum , orixa nenhum xD Quem manda e ele e pronto !! Aqui um abraço do amigo aqui filhão de Jesus , esse eo preço que eu pago por confiar nele Crer so nele !! eu desafio essa legiao nogenta toda ai , pq ??? Ele e comigo xD

  25. amo o candomble e gosto quando vejo pessoas sinceras como vocês sou iniciada a 13 anos e amo muito esse nação

  26. Fasso todo tipo de trabalho junta casal separo casal tiro filho das droga filha desobidiente limpeza pra todo tipo de discarrego tanto vaz ou na minha casa ou na casa de voces assim que precisa de mim samos 3 pessoa que trabalha na verdade nao na mentira dias de trabalho de segunda a sexta feira para inicia o trabalho vela fumu cigarro cachassa cerveja vinho cesso xampanho xarutu endere
    co:rua faixa domigos da chesf 2012 belo monte contato:88777089 88218571 86398134

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.