*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*

Chagão!

Θ CHILAVERT ENTRA DE CARRINHO EM MARADONA. O ex-goleiro e atual dublê do Ronaldo Fenômeno, José Luis Chilavert, discípulo de Higuita (sem o mesmo bom humor e brilho), e antecedente do insosso Rogério Ceni, esteve esta semana na Bolívia, para declarar seu apoio à campanha do país contra a decisão da FIFA em proibir jogos na altitude, além de ganhar uns trocados num torneio de verão patrocinado por uma empresa aérea. Aproveitou, em entrevista a uma rede privada de tevê que respeita El Diez como atleta “é um dos melhores do mundo”, mas que dá maus exemplos aos jovens com sua relação com as drogas, além de ser um “comunista da boca pra fora”, por que “gosta de viver bem”. E ainda ironizou: “seus ídolos são Chávez e Fidel Castro”. Como atletas, não há comparação. Politicamente, Chilavert apóia o partido Colorado, no poder paraguaio há décadas e responsável pelos pífios resultados econômicos do país nos últimos anos. Enquanto isso, Dieguito lutava contra a ditadura do mercado na Argentina, corporificada pelo FHC portenho, Carlos Menem. Diego é um dos poucos que discute a questão das drogas e da miserabilização do futebol pela FIFA, UEFA e outras entidades que lucram com o futebusiness, cada vez mais feio e árido. Chila perdeu uma grande oportunidade de não abrir a boca e não confirmar o que muitos já sabiam: sua tendência à conservação, politicamente aliado à direita.

Θ MAMÃE DOLORES QUER SEU PUTO DE OURO NO REAL MADRID. A simpática senhora portuguesa, mãe do ponta-direita Cristiano Ronaldo, jogador luso do Manchester United, declarou esta semana que quer ver o filho usando a camiseta alva do Madrid antes de morrer. Coincidentemente após o time madrilenho ofertar 80 milhões de dólares pelos dribles do puto d’oro da terrinha. Mas os Red Devils não estão a fim de perder um de seus melhores jogadores, e já falaram que não cedem por menos de 147 milhas. Resta agora saber se o filho, edipianamente, fará esse mimo à mãe caprichosa, e se ela leva algo nisso além do prazer de ver o filho no amado clube de seu coração.

Θ ENQUANTO ISSO, O BARCELONA SÓ… O clube catalão acaba de fechar outra parceria com a ONU. Depois de ceder o espaço de sua camisa gratuitamente para a UNICEF, o clube blaugrana fechou uma parceria com a ACNUR (Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), onde fará a integração de refugiados do Equador, Nepal e Ruanda através de clínicas de futebol capitaneadas por seus craques. A iniciativa é inédita entre os clubes, e mostra que em matéria do chamado “marquético”, palavra cunhada pelo filósofo francês Gilles Lipovetski para denominar as ações de marketing empresarial com vistas à atitudes social e politicamente corretas, o Barça sai na frente novamente. É pena que em casa o profeta não faça milagres, já que a torcida e o clube, que ficaram marcados nesta temporada com a frase tirada da semiologia ariano-burguesa, “ovelha negra”, para se referir aos jogadores que estariam fazendo corpo mole, dentre eles Ronaldinho e Deco, tem fama de ser mal agradecidas a seus ídolos. Assim o foi com Ronaldo, Rivaldo, e agora Ronaldinho, constantemente preterido e vaiado no clube, assim como Deco. Ainda que não joguem atualmente em nível excepcional, carregaram o time nos últimos anos de glória, quando conquistaram inclusive a Champions League, e por isso mereceriam um pouco mais de respeito dos torcedores e da imprensa catalã.

Θ COPA AFRICANA DE NAÇÕES. Completa a primeira rodada da fase de grupos, com algumas surpresas. Não adiantou Eto´o empurrar 2, porque o Egito fez 4. Os Bafana Bafana também encalharam nos lusófonos angoleses, 1 a 1. E no jogo mais esperado, os Marfineses venceram as Águias nigerianas, 1 a 0. Resultados:

Grupo A

Gana 2 – 1 Guiné-Conakri

Namíbia 1 – 5 Marrocos

 

Grupo B

Nigéria 0 – 1 Costa do Marfim

Mali 1 – 0 Benin

 

Grupo C

Egito 4 – 2 Camarões

Sudão 0 – 3 Gâmbia

 

Grupo D

Tunísia 2 – 2 Senegal

África do Sul 1 – 1 Angola 

Θ CAMPEONATOS REGIONAIS EUROPEUS. Resultados e um breve resumo das rodadas de alguns campeonatos regionais do Velho Continente.

FRANÇA: 22ª rodada excepcionalmente no meio de semana da Ligue 1. O Lyon resolveu se garantir e se deu bem em cima do Lorient, 2 a 0. O Bordeaux joga somente amanhã com o St. Etienne. Em terceiro, o Nancy continua estacionado. Outro empate, agora com o Marseille, 1 a 1. Nice e Monaco completam os cinco.

HOLANDA: 21ª rodada com vitória do líder PSV Eindhoven, 3 a 1 no Sparta Rotterdã. O Ajax segue na perseguição, venceu o FC Utrech por 2 a 0. Em terceiro, o FC Gronigen massacrou por 5 a 1 o NEC Nijmegen. Heerenveen e FC Twente completam os cinco primeiros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.