FESTA DE ZÉ PILINTRA NO CENTRO DE UMBANDA MARIA PADILHA

Saravá! Seu Zé Pilintra!
Saravá!O Catimbó!
Saravá! A Malandragem!
Neste dia 19 de março, e comemorado o dia de São José, um respeitado na Umbanda. São José é padroeiro da família. Tem seu sincretismo religioso relação com Xangô. Na Umbanda Sagrada, Seu Zé Pilintra, iniciado no culto da Jurema, ou Catimbó,na região Nordeste do país, onde estes espíritos eram chamados de mestres. Tem seu devir -religioso,não se manifestar em uma gira especifica na Umbanda, podendo se apresentar na Linha de Exus, Baianos,e em certos casos, nas de Negro-Velhos.
Em sua Temporalidade espiritual, Zé Pilintra passou a ser visto na Umbanda como chefe da falange de Malandros, por se apresentar-se como entidade espíritual negra que recebe várias interpretações, de “boemio”,”malandro”,”brincalhão”, e de vida noturna.
“ Na rua da Amargura, Onde seu Zé Pilintra morava!
Ele Chorava por uma Mulher, Ele Chorava por uma Mulher,
Ele Chorava por uma Mulher que não lhe Amava.”
E apaixonado por bares,jogos e disputas. Trabalha com humildade, abrindo caminhos, resolvendo problemas financeiros, sendo um conselheiro, tendo sempre uma palavra amiga, uma ajuda, um trabalho de caridade.
Oração do Zé Pilintra
“Salve Pai Celestial, criador do céu e da Terra/Salve Pai Oxalá, orixá maior, criador do mundo e dos humanos! Bendito seja o Senhor do Bonfim! Salve Zé Pilintra, mensageiro da luz, guia e protetor de todos aqueles que, em nome de Jesus, praticam a caridade. Dai-me, Zé Pilintra, o sentimento suave que se chama misericórdia, assim como os bons conselhos; dai-me a proteção quando puder; dai-me o apoio, a instrução espiritual de que necessito, para dar aos meus inimigos o amor e a misericórdia que lhes devemos, por amor de nosso Senhor Jesus Cristo, para que todos os homens e mulheres sejam felizes na Terra, e possam viver sem amarguras, sem lágrimas e sem ódio.
Tomai-me, Zé Pilintra, sob a vossa proteção. Desviai de mim os espíritos atrasados e obsessores enviados pelos nossos inimigos encarnados e desencarnados e pelo poder das trevas. Iluminai meu espírito, minha alma, minha inteligência e o meu coração, abrasando-me nas chamas do seu amor por nosso Pai Oxalá.
Valei-me, Zé Pilintra, neste momento, concedendo-me a graça do seu auxílio, junto a Nosso Senhor Jesus Cristo, em favor deste pedido que faço agora (pensar no seu pedido). E que Deus, Nosso Senhor, em sua infinita misericórdia, cubra a mim e meus entes queridos de bênçãos, e aumente a sua luz e a sua força, para que mais e mais possa espalhar sobre a Terra a caridade e o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim seja!”
Salve seu Zé Pilintra!
Salve a Malandragem!
Salve a Encruzilhada!
Salve a sua Dança!
Salve o Conselho de Amigo!
Salve a Madrugada!
Saravá!Saravá seu Zé Pilintra!
Saravá!Saravá seu Zé Pilintra!