DONA CIGANA NO TERREIRO DE MINA GÊGE-NAGÔ TÓY LISSÁ AGBÊ MANJÁ

Deu meia-noite

tem coruja no telhado,

hoje é noite de magia

a Cigana vem aí.

.

Quando ela vem

Santa Sara é quem nos guia,

nesta noite de magia

o fluído é do amor.

.

Ela traz rosas,

fitas, velas perfumadas,

lá na capela o sino já bateu.

.

Na encruzilhada o galo já cantou,

vamos acender a chama

do fogo do amor.

.

Amor que hoje

está faltando nos terreiros,

está faltando em sua casa,

falta então no mundo inteiro.

Cigana Mãe Emilia 01 por você.

Clique nas fotos para ampliá-las.

O amplo e bonito terreiro de Nochê Hunjaí Emilia de Tóy Lissá estava maravilhosamente organizado com as mais variadas cores em belos adornos, a mesa estava posta com as mais deliciosas comidas e mais saborosas bebidas. Os convidados preenchiam o ambiente, tendo entre os presentes pais e mães de santo, filhos de santo de diversas casas, estudantes, professores, simpatizantes, todos que foram apreciar a tão famosa festa da Cigana.

Cigana Mãe Emilia 02 por você.


Cigana Mãe Emilia 08 por você.

Cigana Mãe Emilia 05 por você.

E quando zoaram os tambores, Mãe Emilia formou a roda, puxando as rezas e espalhando a mais a espiritualidade naquele espaço. Todos se regozijaram com o ritmo e as rezas cantadas para diversos cultos afro, pois como explicou a conhecida e respeitada Yalorixá, que também é presidente da FUCABEAM – Federação de Umbanda e Cultos Afro Brasileiros do Estado do Amazonas, estavam presentes numa comunhão diversas casas de santo, e, além de ser festa da Cigana, ali é a sede da Fucabeam e a Fucabeam é para todos, então todos tiveram vez de puxar suas rezas, seus pontos, seus magníficos cantos.

Cigana Mãe Emilia 12 por você.

Cigana Mãe Emilia 09 por você.


Tem coruja no telhado

Hoje é noite de magia

Quem trabalha com Exu

Não tem noite, não tem dia

Cigana Mãe Emilia 10 por você.

Cigana Mãe Emilia 13 por você.

Cigana Mãe Emilia 20 por você.


Entre os diversos ilustres convidados, e todos eram ilustres, pois nos cultos afro não existe discriminação de espécie alguma, estava a moçada do FOPAAM – Fórum Permanente Afrodescendente do Amazonas, que puxa a luta da negritude na cidade de Manaus e atua pela inclusão do negro e da igualdade racial.

Cigana Mãe Emilia 41 por você.

A companheira Dulci Batista, que é coordenadora do Fórum, assessora da Cáritas Arquidiocesana de Manaus e Militante do Movimento Negro, falou sobre a participação deles nessa noite na casa de Mãe Emilia:

Hoje nós estamos aqui na Fucabeam, enquanto Fórum, celebrando 100 anos da Umbanda, juntamente com esta festa Cigana, que é uma tradição daqui da casa, e celebrando também o 20 de novembro, que é o dia que nós temos como o Dia Nacional da Consciência Negra, no Brasil todo, então a nossa presença aqui faz parte das atividades do Fórum durante todo esse mês de Consciência Negra, dizer que estamos aqui, que somos solidários e defendemos a liberdade de culto.

Cigana Mãe Emilia 17 por você.

Cigana Mãe Emilia 14 por você.


Mandaram um recado para mim,

dizendo que Marabô ia chegar.

.

Também mandaram me dizer

que ele vem acompanhado de mulher.

.

É Maria Mulambo, cigana de fé,

É Maria Padilha, rainha do Candomblé.

Cigana Mãe Emilia 19 por você.

Cigana Mãe Emilia 16 por você.

Cigana Mãe Emilia 25 por você.

Pombogira é mulher de sete maridos

Pombogira é mulher de sete maridos

Ô, não mexa com ela, ela é um perigo

Ô, não mexa com ela, ela é um perigo

Cigana Mãe Emilia 26 por você.

Cigana Mãe Emilia 24 por você.

E finalmente eis que chegou Dona Cigana, trazendo ao terreiro seus cantos, suas rezas, seu perfume, suas flores e sua graça de dançar, recebendo o carinho e respeito de pais e mães de santo, filhos e convidados e distribuindo sua alegria contagiante e suas bênçãos a todos os presentes nessa noite de luar, noite de magia.

Cigana Mãe Emilia 28 por você.


Eu vinha numa longa madrugada

Numa longa estrada encontrei as cachoeiras

Eu vinha numa madrugada

Eu encontrei uma linda cachoeira.

.

Sentei naquela pedra

E procurei meu cigano Wladimir

Me banhei nas cachoeiras

E procurei meu cigano Wladimir.

.

Eu sou Cigana, ciganinha

Sou Cigana do Amor

Eu sou aquela Cigana

Protetora das mulheres.

Cigana Mãe Emilia 30 por você.


Conversamos com Mãe Emilia, que nos falou apaixonadamente dessa Cigana que veio à vida dela auxiliar as pessoas necessitadas de ajuda espiritual, curar, dar conselhos desde que ela muito jovem.

Ela é uma Cigana oriental, sempre que ela vem ela dança com qualquer um espírito que tiver, mas ela é uma Cigana oriental. Ela veio do Egito. Ela não trabalha somente como cigana, ela trabalha como aquela mulher maravilhosa, uma enfermeira, uma médica, que cura. Chegam pessoas aqui loucas, com câncer… Ela tá pronta pra ajudar. Vou pelos interiores, ela desce, faz cura, faz tudo. Ela cruza vinte e uma linhas, por onde ela passa, a linhagem dela, os fundamentos dela. Ela cura muito, trabalha também em desunião, uma pessoa que tá precisando de uma paz, um amor na vida, ela ajuda demais. E não é à custa disso [dinheiro], porque ela diz que tá desempenhando a missão dela aqui na terra. Por caridade. E eu trabalho por caridade. Cobro sim os meus búzios que eu boto, feitura, que o filho tem de comprar as coisas pra poder se preparar. Mas durante a minha vida, ela nunca, nenhum deles nunca cobrou nada de ninguém.

Cigana Mãe Emilia 43 por você.


Dizem que a Cigana é uma rosa

Que nasceu no meio dos espinhos

Dizem que a Cigana é uma rosa

A Cigana é uma rosa

Que vai iluminar os teus caminhos.

Cigana Mãe Emilia 31 por você.

Cigana Mãe Emilia 35 por você.

Veio até um babalaô que viu pela internet e veio aqui para comprovar se era aquela Cigana que ele encontrou na Turquia, e ele chegou aqui e comprovou que era ela. Eu nem sabia. Ele ficou no cantinho, escondido, pra ver se ela conhecia. E ela deu a volta todinha e foi lá com ele e deu o bauzinho dela, que ela ganhou, ela tinha ganhado um lindo baú, pois ela foi lá e deu pra ele: “Tá aqui pra provar que sou eu.” Impressionante. E ele disse: “Olhe, diga pra Mãe que eu quero vir aqui conversar com ela, porque eu encontrei. Ele é até turco. Sempre vinha gente turca na minha casa pra conversar com ela, porque ás vezes ela vinha como a Deusa do Sol, então ela se comunicava com eles, e eles me disseram que voltariam pra fazer um templo de mármore pra ela. Eu estou esperando que um dia possa acontecer. Esse eu não sei nem como é que ele estava, as moças que depois me falaram. Talvez quinta-feira eles vão vir…

Cigana Mãe Emilia 39 por você.


Então a roda foi formada para a distribuição da deliciosa e abençoada farofa. Os filhos viam de um em um para comer a farofa que Mãe Emilia e Mãe Maria colocavam em suas mãos, alguns convidados também foram provar, enquanto os da roda cantavam e dançavam…


Fa fa rô fê fa fa ró fá

Fa fa rô fê fa fa ró fá

Coma a farofa que Exu vai lhe dar

Cigana Mãe Emilia 46 por você.

Cigana Mãe Emilia 47 por você.

Fa fa rô fê fa fa ró fá

Fa fa rô fê fa fa ró fá

Levanta a farofa que Exu já comeu

Cigana Mãe Emilia 48 por você.

E chegou a hora de Dona Cigana receber os parabéns, cortar seu bolo e distribuir seus diversos presentes. Todos cantaram, comeram e ficaram felizes com o que receberam de Dona Cigana.

Cigana Mãe Emilia 49 por você.

Cigana Mãe Emilia 50 por você.


Mas os tambores continuaram a festa propagou-se pela noite, contagiando a todos por essa bela comemoração da Cigana, que veio através de Mãe Emilia cantar, bailar, distribuir suas palavras aos atentos ouvidos e todos a admiraram em beleza, graça, suavidade, ternura e sabedoria. Axé!


Cigana Mãe Emilia 53 por você.

Eu sempre digo assim pra Deus: “Meu Deus, botaste essa Cigana no mundo, essa mensageira?” Desde a minha infância eu sonhava com ela. A primeira vez eu fiz uma saia (na época só se usava comprido), e vesti a saia vermelha, com folho, e não sei como foi, eu senti assim que me rodaram. Ela veio: “Essa roupa me pertence.” Desde esse dia, pronto, lutar eu lutei muito. Eu perguntava pra Deus: “Como tu me botaste numa outra missão, eu, pura, pra me casar contigo, Senhor?” Mas hoje eu agradeço a Ele até o dia em que Ele quiser. Tô cumprindo a minha missão até quando Ele quiser. Peço que Deus e Eles dêem a benção a todos aqueles aflitos e desesperados, que Deus dê muita paz e muito amor pra todos.

Cigana Mãe Emilia 54 por você.

Cigana Mãe Emilia 57 por você.

Cigana Mãe Emilia 56 por você.

Sou Cigana bonita, que vem do Egito

Sou Cigana bonita, que vem do Egito

Meu pai é rei da Turquia

Meu pai é rei da Turquia

26 thoughts on “DONA CIGANA NO TERREIRO DE MINA GÊGE-NAGÔ TÓY LISSÁ AGBÊ MANJÁ

  1. Gostaria de parabeniza-la pela belissima festa, estava um encanto, digna de uma verdadeira cigana, á acolhida foi sensacional, me senti super a vontade. Gostaria de saber o endereço eletronico e ou meio de contato telefonico para poder agradecer o BAU que recebi de presente, o que me deixou muito contente. PARABENS pelo evento e espero poder ir mais vezes nesse local maravilhoso. Fraternalmente Prof. Mauro Rocha

  2. Sou suspeito em falar desta maravilhosa festa, realizado por minha mãe de santo, fico feliz e ao mesmo tempo triste em não poder participar juntamente com meus irmãos e irmãs de santo. Dona cigana entidade a qual tenho muito respeito e admiração, sei que por onde ando ela está ao meu lado nas horas boas e ruins de minha vida, e não é por estar longe deixarei de homenagia-la nem que seja por palavras, maravilhosa festa e maravilhosa casa a qual pertenço, lissá abençoe cada vez mais minha ialorixá.

  3. Saravá Exú=salve
    arê exú= exú ê
    laroê exú= exú é mongibá
    peço desculpas a minha mãe de santo por não ter comparecido
    a festa de sua princesa ( cigana)

  4. Olá, gostaria de ter o número de telefone para entrar em contato com a sra.Emília.

    Agradeço e parabenizo a linda festa.

  5. Oi Lana
    Sou filha da Mãe Emilia que é presidente da fucabeam
    O numero para contato é 3088-1254; 9995-3894.
    Vc pode conversar com ela por um desse numeros.
    Obrigada!!!!

    1. Por gentileza esse numero não funciona…como faço pra prestigiar a Dona Cigana??
      Esse endereço da cidade nova ainda existe?

  6. parabens mae maria emilia uma mulher de ferro estou feliz de nossa mina esta abalando manaus gosto muito da senhora pai luis centro mina nago

  7. Bom dia a todos que fazem parte desta grande casa, quero dar parabens a todos,uma festacomo esta tem que ser divulgada mesma pois nos temos que mostra que nossa religião é bonita e respeitada.

  8. ela vem nos meus sonhos desde menina, eu a via dancando no meio do fogo, ela me ensinou suas doutrinas, me ensinou a ler a mao das pessoas tambem.
    “venho da selva cheia de grande alegria para adorar o nosso rei de paz que nasceu de maria.eu so vim convidar os meus companheiros para juntos irmos a belem adorar o filho de maria , que nasceu pra nosso bem.“
    “sou cigana do egito, eu venho la do oriente, guiada por uma estrela,que veio em minha vista, venho com todo semblante amostrar o meu brilhante sou aquela linda cigana, euvenho com alegria, amor so se da, amor so se da, eu sou uma cigana q venho do egito com muita alegria“suas cancoes sao como valsas lindas e muito ela fala de amor e de jesus.

  9. queria conhecer mais sobre ela e meu maior sonho era poder falar com minha maezinha incorporada em alguem. acho q é ela, acho q é a mesma cigana que me acompanha desde menina e me chama de filha.as vezes ela vem como uma coruja e me chama para o quintal, somente poucas vezes em certo mes do ano, sinto falta de sonhar com ela pois ela mora em meu coracao

  10. Eu quero dizer que a jessica esta linda nas fotos . amiga te amo muito , parabéns , você esta belissima

  11. HOLA!!quiero saber cual es mulambo y cigana de fe mi mama tiene una cigana de fe y mi abuela una mulambo
    SALBE!! MULAMBO Y CIGANA DE FE

  12. NÕ A CONHEÇO MAIS PELO O EU VI PELAS FOTOS DEVE TER SIDO UMA FESTA MUITO LINDA, TENHO APENAS 19 ANOS MAIS NASCIR NUMA CASA DE UMBANDA, ADORO TODOS OS ORIXÁS, TODOS DA UMBANDA MAIS CIGANA E TODOS OS EXÚS PRINCIPALMENTE, POR ISSO E MUITO BOM SABER DESSA FESTA, PARABÉNS PELA MESMA

    ass:werner wallis

  13. bom dia gostaria de saber a historia de nego gerson se for posivel como ele viveu como era ele en fim vida dele agradeço muito obrig ….axe

  14. Thatiane,
    o terreiro de Mina Jeje Nagô Toy Lissá/ Agbê Manjá, o terreiro de Mãe Emília, onde também funciona a sede da Fucabeam, fica à rua Pintassilgo, nº 100 – Cidade Nova II (Manaus-AM).
    Abraços afro-afinados!

  15. Olá! sou médium de nascença mas nunca segui minha missão. Agora com 50 anos resolvi levar à sério. Eu ficaria muito grato se vocês me enviassem informações sobre: Maria Mulambo, Tranca-rua Príncipe, Exu Mangueira, e dona Cigana. Quero comprar Cds, e livros para aprender tudo sobre eles, não só eles mas também dos orixás e guias.
    Atenciosamente:

    NIVALDO DE MATOS

  16. gostaria de conhecer essa bela casa de culto e sua mãe de santo. Sou filho de santo do Babalorixá Airton Gouveia do le Axé ogum Sogbo.

  17. Titia e a Rita de São paulo quantas Saudades Titia ninguem quiz me dar seu contato fiz um pedido e consegui achar a senhora graças a Internet titia me ligue ou passe um telefone morro de saudades da senhora ALAFIA graças a CIGANA achei a senhora pelo amor de OXALÁ titia me ligue ou entre em contato comigo eu tenho watzap amo a senhora estou anciosa esperando que alguém veja e passe p a senhora bjs de luz 11 947756878

  18. LINDO FIQUEI ENCANTADA COM TODAS ESSAS FOTOS, ESSES TRABALHOS DE CIGANAS, QUE CIGANA LINDA E MARAVILHOSA DESSA BABALORIXA, COMO GOSTARIA DE CONHECER ESSA CASA POIS SOU FEITA NO NAGO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.