MEC LANÇA PACOTE PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Depois de observar que mais de 600 mil professores da educação básica estão em escolas públicas de todo o país sem terem curso superior ou atuando em áreas diferentes das suas formações, o Ministério da Educação (MEC) lança hoje um pacote para organizar a educação básica nacional.
A principal estratégia do MEC é a criação do Plano Nacional de Formação dos Professores. Serão oferecidas em 90 universidades públicas 330 mil vagas extras para formar os docentes que já atuam na rede e não possuem graduação. Vinte e um estados elaboraram seus planos e encaminharam as demandas de formação às instituições de ensino que começam a capacitação desses profissionais já no próximo semestre. O ministro da Educação, Fernando Haddad, acredita que até 2014 será possível qualificar todos os professores da rede que necessitam de formação. (Agência Brasil)
A formação focará três pontos principais: os professores que não tem curso superior; os professores que tem licenciatura, mas atuam em outra área que não a sua; e os professores que têm bacharelado, e precisam fazer uma complementação em licenciatura para poderem exercer o magistério.
“Nossa pretensão é oferecer a oportunidade a todos os docentes em serviço. A idéia é estabelecer isso como um direito: todo professor em exercício tem direito a formação adequada, tanto quanto todo aluno tem direito a matrícula na escola pública”, afirmou o ministro Fernando Haddad.
Vamos lá, moçada, lembrando sempre que educação é aquele processual contínuo que leva uma pessoa a avançar na totalidade de sua existência; então, mais do que conteúdos técnicos, a escola deve se tornar lugar para o debate livre e crítico de idéias, e não mais apenas para a repetição, simulação.