O DELICIOSO CHÁ DE DONA CIGANA NO ILÉ AŞÉ DO PAI GEOVAŅO DE AJAGÙNNỌN
Eu sou uma rica gitana
De beleza soberana
Passou nas preces
Que eu sou vitória
E meu cantar é de amar
O meu diadema tem valor
Eu passei as preces ao protetor
Eu sou soberana noite de amar
Eu sou soberana noite de amar
Clique nas fotos para ampliá-las.
Como havíamos anunciado aqui neste bloguinho, foi na sexta-feira passada o Chá da Dona Cigana Brisa no barracão do Pai Geovano. Enquanto organizava os últimos preparativos do magnífico chá, Pai Geovano nos concedeu alguns minutos de preciosa conversação, que deixamos aqui:
Já é sétimo chá que eu faço. Aqui em Manaus sou só eu que faço. No chá cigano não se dá sangue, só frutas, vegetais. O povo cigano é um povo muito pacífico, na medida, pois também muito agressivos se atacado. Além disso, é muito raro porque nenhuma pombagira cigana pode fazer chá, só cigana pura. Na mesa só é ela de entidade. Ela serve o chá, ela adoça o chá, ela bota o pão na mesa de vocês, dá pra vocês comerem, como a matriarca de todos. As xícaras para as pessoas que vão tomar com sentido de ajuda têm de ser novas, não podem ser usadas. O primeiro jogo de xícaras é novinho. Os outros são de outros anos passados. Aí o desse ano vai ser guardado também, e todo ano a mesa vai aumentando. O chá cigano, o intuito dele é religioso, também alimentício, porque o povo cigano é um povo muito farto, apesar de as pessoas visualisarem os cigano de hoje como pobres. Não, é um povo muito rico. É que eles escondem o ouro, que é pra ninguém ver, ninguém abrir o olho. Mas as festas ciganas são as mais ricas possível, tanto em ouro, como em comida, bebida e alegria, principalmente. A mesa cigana é bem farta. Os convidados são todas as pessoas que chegarem. No dia que ela quiser ela faz; não tem mês específico, não tem dia específico. Pra eles é assim, festa todo ano se faz, todo dia se faz.
Pai Geovano explicou também de antemão, que depois iria ser explicado por Dona Cigana, sobre os sentidos que têm tomar seu chá para os crentes e os simpatizantes presentes no salão:
Então, esse chá tem quatro sentidos: um de saúde, um amoroso e um de prosperidade. O quarto é para simplesmente alimentar o corpo. Quem bebe chá no sentido religioso pra amor, conseguir um amor, não pode comer da mesa, somente tomar o chá. Quem bebe no sentido de negócio, abrir caminhos, a mesma coisa, não pode comer do que tem na mesa, somente tomar o chá. Quem bebe o chá no sentido de saúde não pode também comer nada, somente tomar o chá. Agora quem vem somente para tomar o chá e se alimentar, aí pode comer de tudo o que tem na mesa. Quem bebe o chá dela, querendo se beneficiar o chá, tem que ficar pelo menos três horas sem ingerir bebida alcoólica. As pessoas que tomam somente para se alimentar podem beber à vontade. Os que vão fazer pedidos não podem beber, porque o chá te purifica por dentro. Se você ingerir bebida alcoólica por cima do chá, ela vai cortar o efeito todinho. A mesma coisa a comida. O chá é pra alimentar o espírito. Se você come da comida, você não está mais renovando a áurea, você está ingerindo energias. A comida é pra alimentar as energias do corpo. A mesa cigana é bem farta de nozes, quiuí, frutas variadas, alimentos diversos. Essa comida pode te ajudar, mas não como se fosse o chá puro.
Perguntamos ainda para perguntar se a data 08/08/08 tinha alguma importância do ponto de vista religioso, como havia saído na manhã num jornal de Manaus. Pai Geovano discordou completamente, era um dia especial, como todos os dias, mas sem nada de mais, e não teve nenhuma influência no que diz respeito ao .
Eu nem me toquei da data em nada, pra mim não influencia em nada. Muito pelo contrário, é uma data como outra qualquer. Poderia ser amanhã, depois de amanhã, ontem, poderia ser qualquer dia.
E não demorou para que, majestosa, Dona Cigana baixasse e viesse compartilhar seu abençoado chá com todos os que não perderam a oportunidade única anual de tomar seu chá, de conversar com ela e receber as bênçãos da verdadeira cigana.
Acrescentamos agora, com suas próprias palavras, a explicação de Dona Cigana sobre os quatro sentidos de seu chá. Como ela mistura, parece-nos, espanhol com romani e português, tentamos trazer seu discurso de modo a transparecer a mistura dessas línguas. Infelizmente só quem esteve presente ou quem se fizer presente em próxima oportunidade (ano que vem), pode apreciar sua bela e potente voz…
Buenas notes a todos os presentes en mi casa. Enton, quer’eu falar a vocês sobre meu chá. Para muitos não passa de uma água doce, para mim tem muito valor: traz cura, traz um amor de volta, afasta também para bem longe. Temo-nos quatro sentidos no meu chá. Una, para quem quiser se livrar de algum mal tome este chá, só não poderá comer mais do que tem na mesa. Então pense duas vezes antes de beber. Segunda, para quem está sofrendo por amor, quer um amor que gusta, também não pode comer nada. O terceiro, sobre o financeiro, de las plesetas, de las platas, para quien quiser melhorar seu negócio; tambien não pode comer. La quarta, para quien quiser comer de tudo que tem na mesa; só tem una coisa: não vão poder beber bebida alcoólica pelo menos durante três horas. Eu voy a chamar. Quien quiser pode vir, no sentido que eu chamar…
Todos a par dos sentidos, Dona Cigana perguntou a idade das pessoas mais velhas presentes no salão. Dona Dora de Obaluaê foi, então, chamada a cortar o pão para dar-se o início do chá, como nos havia explicado anteriormente Pai Geovano.
Tem o ritual do pão, porque antigamente nos rituais ciganos, quem repartia o pão todas as manhãs era a cigana mais velha da tribo. No chá a mesma coisa ela faz: dá para uma pessoa mais velha que esteja dentro do terreiro pra fazer a partilha do pão. Aí começa e prossegue o chá.
Os bons olhos que derramam
Têm atenção de quem ama
Têm atenção de aurora
Têm atenção de quem chora
Têm atenção de aurora
Têm atenção de quem chora
Cada um dos que sentaram à mesa, tendo declarado seus desejos, tiveram a honra de serem servidos pela beleza e alegria de Dona Cigana. Os afinados também participaram e comprovaram o delicioso chá e seu duradouro gosto. Infelizmente, por uma precaução de ordem religiosa, a receita não pode ser divulgada.
Esse chá não é simplesmente um chá desses que o pessoal faz. Mas não dá pra dizer, porque foi passado da minha bisavó, que passou pra minha avó, que passou pra minha mãe e assim vai… Não dá pra gente dizer, porque as pessoas tendem a copiar demais. O sabor dele é muito gostoso, é bem chamativo, pode ser adoçado tanto com açúcar branco, açúcar mascavo ou com mel, ou você coloca geléia dentro dele e toma. Os ciganos se valem muito do que vem da Natureza.
Desfrutamos ainda da alegria de Dona Cigana, que veio para compartilhar seu chá, cantar seus magníficos fados ciganos, dançar, beber, conversar, rir com toda a sua alegria.
Povo gitano, somos povo alegre, senhor, até pela morte comemoramos alegria. Para todos los otros que não vieram, perderam; para todos los otros que estão aqui, muito obrigado, que voltem sempre, serão mui bien recebido en mi casa. Isto é uma coisa que eu faço una vez no ano, ou no começo, ou no final, ou no ladinho, o importante é que eu faço.
Senhores, bendito e louvado seja, que no passado cheguei, porque na noite passada, quando eu cheguei, sonhei. Sorri e alegre fiquei de ver tão lindo, Senhor. Soy una antiga espñola que aqui venho ablar. É justo, mas yo preciso, para quien quiser me pagar para me ver cantar, escute o que eu vou cantar:
Sou cigana
Eu venho cantando alegre nestes prados
Ninguém conhece meu desejo, apaixonada
Cansada neste mundo
Cansada de correr
Só para ver Jesus nascer.
.
Eu leio a sorte
Ninguém me engana
Está aqui uma rica gitana
Eu vivo pelo mundo a caminhar
Papai do Céu vem me guiar
Sou una cigana falada
Eu leio a sorte nas mãos
Venho pra ser festejada
E não pra estar só no coração
.
Sou cigana
Eu venho cantando alegre nestes prados
Ninguém conhece meu desejo, apaixonada
Cansada neste mundo
Cansada de correr
Só para ver Jesus nascer.
TENHO UM CIGANO E GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ELE SÓ SEI QUE SE CHAMA JUAN CARLOS.
PODE VER ALGUMA COISA DELE PARA MIM, FICO GRATO
ola
Tenho a cigana esmeralda espanhola.Pode ver alguma coisa dela?Obrigada ****************************************
gostei das fotos que
aparecer na festa
Desculpe mas na boa esta muito marmoteiro pro meu gosto.
Mas como diz minha mãe Nalva de Oya cada casa é um caso
Gostaria muito da receita dos 4 chas. Obrigada