VOCÊ JÁ TOMOU SEU XAROPE HOJE?

Ю Lei municipal torna Academia Amazonense de Letras órgão consultivo na área de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, além de doar anualmente 120 mil reais dos cofres públicos à entidade. Em troca, os intelectuais devem doar 20% da sua produção literária às bibliotecas municipais. Enunciado do qual saltam duas perguntas: 1) Como fica a coerência científica-literária da prefeitura, aos olhos da detentora do olhar institucional do saber oficial, a Universidade, que retirou a Literatura Amazonense do rol de disciplinas, por considerá-la irrelevante no contexto nacional e não ter conteúdo suficiente para preencher um semestre letivo? 2) Que conceitos de educação e gerenciamento econômico tem uma prefeitura que doa 120 mil reais anuais do dinheiro público para sustentar uma entidade com 200 filiados registrados, que cultua o orgulho e a vaidade de seus membros, e cuja produção não encontra respaldo sequer entre o meio acadêmico da cidade?

Ю E falando em cultura de verniz e baile de debutantes, o escritor e ex-presidente da FUNARTE durante a gestão FHC, Márcio Souza, prepara nova edição de livro sobre a história da Amazônia. A julgar pelo entendimento que tem em relação aos imigrantes paraenses, maranhenses e de outros Estados que vêm para Manaus, que para ele, desvirtuam a cultura manauense por não saberem o que é o Teatro Amazonas, teremos mais uma obra redundante do (des)conhecimento apático e clivado de signos capturados pela semiótica significante do Capital, desnecessária a quem pretende uma práxis afetiva-afetante do existir coletivo e sabe que o devir-histórico não inscreve seus fluxos na História oficial.

Ю Voltando à Câmara, uma sessão especial marcada para amanhã, homenageando a empresa Panasonic da Amazônia, foi adiada. Motivo: faleceu a mãe do proponente, vereador Massami Miki. Nota característica de colunismo social, que nada tem de relevante. Nem a homenagem e nem a razão do adiamento constituem assuntos de interesse público, portanto, o fato vem apenas demonstrar o que a população já sabe e os vereadores não: a inutilidade da casa.

4 thoughts on “VOCÊ JÁ TOMOU SEU XAROPE HOJE?

  1. Valeu, companheiro Carlinhos,
    Com esse jornalismo sequelado que toma conta dos meios, é melhor ser xaropeiro!
    Abraços!

  2. concordo que no amazonas não existe literatura. essa grana que estão repassando para a ala é um atentado à inteligência. Deviam repassar isso para os postos de saúde que andam à míngua. Manaus é uma cidade doente, aqui tem de tudo: malária e outras moléstias. 120 mil é grana jogada fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.