Filamentos de pipoca no teto do barracão, soaram novamente os atabaques e gogôs e a portentosa voz de Pai Gilmar deu início ao Olubajé de Obaluaê.

Olubajé 02

Olubajé 03Olubajé 04

Durante o ritual houve um “decar”, a formação de um Pai de Santo (a qual relataremos adiante), duas obrigações de 7 anos (Graça e Ana de Obaluaê) e uma obrigação de 1 ano (também adiante).

Olubajé 05Olubajé 06

E logo os atoris foram distribuídos para os babalorixás e yalorixás presentes e entrou o conhecido e festejado Pai Ribamar de Xangô, puxando uma fila indiana para o decar de José Roberto de Obaluayê.

E os vários Babalorixás presentes reuniram-se no interior da camarinha chamada de roncó e passaram a fazer seus discursos ao jovem Pai de Santo, que agora já pode jogar os búzios e abrir seus caminhos. Todos o abençoaram.

Conversamos com Pai José Roberto de Obaluaê, que nos fala de seu decar e de seus entendimentos e responsabilidades agora como um Babalorixá:

Hoje é meu odum ibajé, que é minha obrigação de 7 anos. Tudo é um princípio, a gente começa como apiã, passamos pela etapa de yaô, quando é iniciado dentro do culto do Candomblé, e aí vem as obrigações, de 1, 3, até chegar a obrigação de Odum Ejé, que é a obrigação de 7 anos. Para a gente chegar a ser um Babalorixá tem de passar por todas essas etapas. A meta agora é lapidar, procurar crescer com os filhos, dentro de minha casa, ou dentro da casa de meu Pai. Isso quem vai determinar é meu orixá, se ele quer que eu continue dentro da casa de meu pai ou ele quer que eu abra a minha própria casa. Depois da obrigação de 7, vem a de 14, 21, e assim sucessivamente de 7 em 7 anos. Agora eu estou apto a qualquer tipo de obrigação do tipo que recebi, que é obrigação de 7.

E então veio a esteira, as folhas de mamona, e as comidas dos orixás foi fartamente e abençoadamente distribuída entre os presentes.

Enquanto as pessoas recebiam as bênçãos das comidas dos santos, Obaluayês de várias qualidades preencheram o barracão com suas vestes de palha a ocultar-lhes o corpo.

Depois todos começaram a banhar-se uns aos outros com a pipoca (deburu) sendo jogada para cima pelos jovens que ainda não completaram o ciclo de iniciação, como pedido para Obaluaê levar tudo de ruim, todas as doenças.

Satisfeitos com as oferendas e as rezas, os Obaluayês se foram, ficando somente Iemanjá.

E é sua filha, Sandra de Iemanjá, que nos conta sobre sua obrigação neste Olubajé de Obaluayê:

Eu estou pagando a obrigação de 1 ano com o Pai Gilmar, vim do barracão do Ribamazinho de Xangô, fui feita com ele. Depois da iniciação, que você é raspado, é iniciado, depois de 1 ano você paga obrigação, você é feito, pode dar de comer ao orixá. Tem todo um ritual, mas é segredo de quarto de santo, que nem a gente como yaô sabe, não nos é revelado, só depois dos 3 anos é que a gente começa a aprender, pra quando chegar aos 7, quando a gente for receber cuia, já saber o que se vai fazer. Iemanjá é mãe de todos os orixás. São 16 orixás, Iemanjá é mãe de todos. O Olubajé que houve hoje, Obaluayê é filho de Iemanjá também, tanto que ela fica sentada e eles dançam pra ela.

Olubajé 07Olubajé 08

Olubajé 09Olubajé 10

Olubajé 11Olubajé 12

Olubajé 13Olubajé 14

E assim, nessa alegria, beleza e crença, foi até o final do magnífico Olubajé de Obaluayê no barracão de Pai Gilmar, Fômu de Iemanjá.

36 thoughts on “OLUBAJÉ DE OBALUAÊ NO ILÉ AŞÉ DO PAI GILMAR

  1. Oi eu gostaria de saber como é feito o Gaari pupa ni eyin adie de Oxumare.
    e o OLUBAJÉ de Omolu.
    Obrigada espero uma resposta

  2. Minha Yia D´Bessen manda dizer que as fotos estão odaras, que os Orixas estão maravilhosos.
    Muito Axé ao Pai da casa e a todos.
    Um abraço
    Paula D’ Bessen

  3. me manda o seu endereço e gostaria de saber sobre os orixas de angola
    e eu gostaria de ir a sua casa se possivel
    pois eu não tenho pai de santo
    e gostaria muito de ingressar na religião gostaria q me ajudasse meus agradecimentos pela atenção obrigada. axé

  4. parabens, pelo “decá”!!!!!!!
    muito lindo as fotos, que nosso pai possa sempre nos cobrir de bençaos, em favor dos necessitados, e que possamos aprender a ter um pouco de sua humildade!!!!!!
    motumbá, meu irmão!!!!!!

  5. Adorei tudo fico feliz em saber que temos pessoas maravilhos trabalhando em pro de nossos orixas gostaria muito de me comunicar com vcs eu não tenho ainda uma casa para poder cuidar dos meus orixas gostaria muito de trabalhar com eles, ta tudo muito bonito um grande abraço muito axé que nosso pai óxala proteja todos.

  6. Saiam fora disso.è furada,isso é uma alegria enganosa,é tudo diabo e vam acabar com suas vidas!

  7. Mutumba gostei muito das fotos gostaria de mais detalhe do seu endereço
    queria saber quanto é q custa a consuta pq eu passo por um problema de saúde e queria saber como é
    eu perdi o equilibrio do corpo

  8. Adorei as fotos e os trabalhos, agradeço todos os dias a os orixá por existir pessoas tão evoluidas na religião afro que com a ajuda dos pais consigam nos ajudar.Que o Pai Oxalá nós abençoe e que nós transmita muita luz e proteção.UM BOM EXÉ.

  9. Fiquei encantada com tanta evolução e amor pelo que fazem me emocionei vendo estas fotos parabéns ao zelador da casa e que zambi abençoe sempre vocês!!!

  10. Sou também zelador na cidade de São Francisco do Conde interior da Bahia, gostei muito dos demonstrativos visuais apresentados, e principalmente o Alubajé, Cerimônia Pública que também realizamos de forma diferente; todos estão de parabéns pelo sucesso apresentado
    Axé para todos
    Pay Tero

  11. muito lindo parabens gostaria de aproveitar e fzaer uma pergunta ajguem conchece a historis da qualidade de obaluaé Azaunae agradeço

  12. achei muito linda as fotos muito axé pra todos estou na religiao a 4 meses uem for de sao bernardo e uiser conhecer a casa onde vou entre no meu orkut e deixe um comentario la ai entramos en contato janasfashion@ig.com.br axé a todos meus parabens ao pai Gilmar……

  13. Ola gostaria de saber por que eu sempre recebo entidade do subnatural de forma encoporada no meu corpo e como fazer pra me libertar dessas manifestações?
    parabéns pelos trabalhos que vcs fazem

  14. queria que que minha namorada voltase pra mim pos ela terminou com migo mas ja faz 3 anos de namoro mas nesses ultimos dias ela tinha mudado muito ou uma simpatia mi ajuda por fafor ficarei muito quatro

  15. td muito lindo .
    parabéns babá e demais filhos da casa.
    desejo luz , saúde e sorte.
    axe
    dirce de Oyá

  16. tbém sou filha de abaluaê,fiquei emocionada de ver a cerimonia,dá pra sentir o respeito, e dedicação do seu pai de santo pelos seus filhos parabéns.Que nosso pai oxalá abençõe a todos

  17. achei tudo muito bonito,mais o que eu quero mesmo é um pai ou mãe que quando um filho estiver em determinada situação ele olhe e não só quando ele estiver precisando, sou do caminho a mais de 14 anos e tenho muitasssssssssss. duvidas e decepções até agora não com os orixas e sim com os responsaveis.

  18. oi eu nao sei o nomi deli so o a pelido e vanito q eu gosto munto deli eu qero sober si ele gosta d mim

  19. oi sou filha de Ogum e adorei as fotos tudo muito lindo,que o nosso pai Oxalá traga muito Axé a todos.

  20. iemanja nao e mae de todos e sim de parte deles e os outros sao adotados esplique para que nao sai dessendo por ai que iemanja e mae de obaluae pois a mae dele e nana ela so o criou.

  21. por favor sou filah de santo meu pai vai dar uma obrigaçao para omula o obaluaie de amolu se pudesse gostaria q me passasse por email as comidas q vao nessa obrigaçao desde ja agradeço axe

  22. adorei sou filha de abaluae e tenho muito respeito!!!parabens td esta muito lindo e grandioso!!!axe pra todos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.