Com o objetivo de traçar as novas metas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Fernando Haddad, reuniu-se, hoje, dia 14, com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), tencionando que já em 2010 o novo ENEM seja realizado.

Na reunião, foram discutidos os seguinte momentos do plano:

  • a necessidade de universalizar a prova do ENEM, que substituirá os vestibulares nas Universidades Federais;

  • as inscrições obrigatórias dos estudantes no novo ENEM;

  • a média mínima para cada aluno ser aprovado no exame, de acordo com critério de cada estado, que lhe dará o direito de receber o diploma;

  • um estudo logístico para que os estudantes tenham facilidade em todo território brasileiro de chegar aos locais de realização das provas.

SOBRE O NOVO CONTEÚDO DO EXAME

De acordo com a Matriz de Habilidades do Novo ENEM, que foi divulgada ontem, as avaliações dos exames terão como suporte pedagógico/social mais conteúdos da compreensão da ordem dos problemas, ficando para a faculdade da memória, distribuída nas datas e fórmulas, um estrato menos relevante.

Quanto aos conteúdos de 2009, seguirão as mesma exigências dos conteúdos atuais.

É isso aí, moçada do avante estudantil! Faça sua adesão ao novo ENEM, que desta forma você estará contribuindo para transformar a educação no Brasil, além de enfraquecer a escola de mercado e ajudar a eliminar a indústria especuladora do ensino, os cursinhos de vestibular. Vamos nessa, que a educação é coletivamente pública, e não do capital privado.

Qualquer outra informação, acessar o site do MEC.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.