O MUNDO É GAY” NO FSM AMAZÔNIA 2009

Atenção menin@s, o Fórum Social Mundial – Amazônia 2009, realizado em Belém, para quem ainda está “avuando”, começa oficialmente neste 28 de janeiro, mas desde o dia 21, já rolarão atividades pelo território da terra boa da maniçoba, Sócrates e Fafá. Dentre elas, atividades dos movimentos sociais LGBT do Brasil e do mundo. Este bloguinho estará lá representado, e vai trazer para vocês, no próximo domingaço, as últimas atividades LGBT que estarão rolando por lá. Enquanto você se decide se vai ou não, ou já se decidiu, mas não pesquisou ainda, vão abaixo os links e a programação basiquinha do evento. Nos topamos por lá, nêga!

Programação Geral

O Fórum Social Mundial 2009 ocorre de 27 de janeiro a 1º de fevereiro nos campi de UFPA e UFRA.

  • 25/01 – Início do credenciamento (Ginásio da UFRA).

  • 27/01 – Marcha de abertura (saída às 15 horas, da escadinha do Cais do Porto)

  • 28/01 – Dia da Pan-Amazônia: 500 anos de resistência, conquistas e perspectivas afro-indígena e popular.

  • Este dia será dedicado a levar ao mundo as vozes da Amazônia e se constituirá de diversas atividades, como testemunhos, conferências, além de celebrações e mostras culturais.

  • 29 a 31/01 – Demais atividades autogestionadas

  • 01/02 – Dia das Alianças e Encerramento do FSM 2009, com ações descentralizadas e autogestionadas onde serão apresentados os acordos e alianças construídos no decorrer do FSM e celebração geral de encerramento. (Palco GeoSpace – UFRA)

Site do FSM Amazônia 2009: http://www.fsm2009amazonia.org.br/

E você que vai participar ou organizar alguma atividade na temática LGBT, deixe nos comentários uma forma de contato, pra que a gente possa fazer a cobertura e você compor com este bloguinho uma aliança intensiva-democrática!

Ui! E agora vamos ver outros sopros gays (ou não) que passaram no nosso Mundico!

Φ DRA. LUMA ANDRADE DÁ AULA SOBRE EDUCAÇÃO INTENSIVA. A futura doutora em educação, Luma Andrade, primeira travesti do Brasil a adquirir o título, deu uma entrevista importantíssima para a revista A Capa. Nela, Luma falou sobre o seu trabalho na 10a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação. Luma faz um trabalho necessário que envolve a diversidade, e conta com sua experiência própria para compreender como o sistema escolar e a própria sociedade estereotipam a travesti. Luma diz, com entendimento e autoridade, que a escola não educa para a diversidade. Ela tem razão! Nem para a diversidade sexual/erótica, nem para nenhum outro tipo. A escola menos expande a consciência do que a lamina. Educação para o Mercado: fábrica de consciências docilizadas, prontas a obedecer e a reagir com medo a qualquer situação out of scene. A xenofobia, a homofobia, qualquer tipo de discriminação, é um sintoma da ignorância. Esta, por tabela, é produto da interdição. Luma, que não se permitiu interditar, sabe disso. Lindíssima, ela recomenda: estudem, meninas! Cliquem aqui para ler a entrevista de Luma no site d’A Capa. Im-per-dí-vel! Sentiu a brisa, Neném?

Φ ÍNDICE CINZA VAI FISCALIZAR ATUAÇÃO DO GOVERNO NO COMBATE A CRIMES DE ÓDIO. O Grupo Estruturação, ativíssimo política e comunitariamente, em parceria com o governo do Distrito Federal – e olha que não deve ser fácil fazer parceria com o governo de lá – criou o Indicador Cinza: trata-se de um indicador que irá medir o grau de efetividade na atuação da secretaria de segurança pública do Distrito Federal e dat. Isso é que é vi-si-bi-li-da-de, meu bem! O indicador irá variar de 0 a 1. Quanto mais próximo do 1, mais eficiente estará sendo a atuação do órgão público da segurança no combate a este tipo de crime. Uóoooltima idéia! Deveria ser copiada por todos os Estados. Em tempos de política midiática, um indicador que facilite a visualização da aplicação de uma política pública para a população coloca os governos na condição de ter que realizar a atividade, sob pena de perder votos. Principalmente quando este índice é criado a partir dos movimentos sociais atuantes, como é o Estruturação. Alooooow, people da AAGLT, vamos copiar essa excelente idéia pra ver se em Manaus as coisas começam a funcionar? Sentiu a brisa, Neném?

Φ NO PARÁ, NOME SOCIAL SERÁ ADOTADO NA LISTA DE PRESENÇA ESCOLAR. A partir de 02 de janeiro deste ano, nas escolas estaduais do Pará, será obrigatório o uso do nome social para travestis e transexuais na lista de chamada e no tratamento por parte de servidores, professores e colegas. Que legal! O projeto contempla o princípio da igualdade, previsto na Carta Magna nacional. Significa uma leitura atualizada da Constituição, que prevê igualdade civil, e que envolve também o casamento, por exemplo. No Pará, já é realidade. Em Minas, Paraná e Piauí, existem projetos semelhantes tramitando nas casas legislativas. Em Manaus, necas, baby. A ABGLT, através do combativo e afetuoso Toni Reis, tem feito pressões no Ministério Público para que todos os Estado apliquem legislações semelhantes, já que não é possível ao MEC estabelecer uma legislação federal neste sentido. É que a educação tem autonomia nos Estados e municípios, de forma que cada um deverá assumir a responsabilidade de implantar esta política. Então, façamos como a ABGLT, a SOMOS, a Estruturação, e vamos para as ruas brigar pelo nosso direito. Senão, nada muda. Sentiu a brisa, Neném?

Φ MINISTRO HOLANDÊS DIZ QUE PAPA HOMOFÓBICO EM SEU PAÍS, NÃO. O Ministro de Assuntos Exteriores da Holanda, Máxima Verhagen (do partido democrata cristão, tá pra ti, neném!) afirmou que vai dar um chega no Papa, quando da sua visita ao país de Van Gogh, para sugerir que ele reconsidere as recentes afirmações de que a homossexualidade no planeta é tão prejudicial quanto a destruição da floresta amazônica e da negativa do Vaticano em assinar a proposta da ONU de descriminalização do homoerotismo no mundo. A louca! Esse é o verdadeiro democrata cristão! Depois reclamam que um Spinoza só podia mesmo aparecer no fértil terreno dos Países Baixos. Lá, a coisa acontece, desde o tempo dos Nassaus, baby. Que tal a gente holandianizar pra essas bandas também, aproveitar as brisas lá do Recife, de Olinda, e da contribuição cultural holandesa ao Brasil, pra começar a discutir umas leseiras que acontecem e que impedem o fluxo democrático de transbordar em alegria comunitária? Vamos lá? Sentiu a brisa, Neném?

Φ PATRÍCIA VITAMINADA ARRASA NA FASHION RIO. Patrícia Araújo é o nome do momento nas passarelas da moda na Fashion Rio. Patrícia, 1,80m e 68Kg bem distribuídos veio, foi vista, e arrasou, neném! Lindíssima, provocou hiperatividade das papilas gustativas (sem falar em outros fluidos corporais) na macharada. O problema – para ELES, que fique claro – é que Patrícia é travesti. O que bloqueia qualquer tentativa de aproximação de sequelados pela sociedade falocrática hominista. O que não é, convenhamos, o nosso caso. Patrícia foi apelidade pelo estilista Beto Neves como “Patrícia do Complexo Oliveira B”. Vitaminada a moçoila é, sem dúvida. E maravilhosa! Sensual, esguia, tem tudo o que a moda quer: o sopro do novo, o elemento revolucionário que modifica comportamentos e transforma o social, à revelia da inteligentzia conservadora, como afirma o filósofo da moda, Gilles Lipovetski. Patrícia alçando vôos cada vez mais altos, e mostrando que o pensamento é ação: homem e mulher, são produções culturais, mostrando que a homofobia não passa de ignorância. Mas alto lá, mastros e xoxotas! A moça é bem casada, tá! Um inglês veio e conquisou mais uma das nossas riquezas naturais. Cadê o Lula que não decretou patrimônio brasileiro?!? Linda!. Sentiu a brisa, Neném?

Beijucas, até a próxima, e lembrem-se, menin@s:

FAÇA O MUNDO GAY!

1 thought on “!!!!! O MUNDO É GAY !!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.