Abertura do Terreiro 07 por você.

Clique nas fotos para ampliá-las.

Na terça-feira passada, 6 de janeiro, Dia de Reis, fomos até o bairro Francisca Mendes, zona Norte de Manaus, e acompanhamos o início dos rituais de tambor-de-mina na abertura do terreiro de Pai Miguel de Vondoreji.

Rogério de Navê e Taíssa de Navê



No momento em que publicamos essas imagens da abertura de seu terreiro, Pai Miguel ainda se encontra em São Luís do Maranhão, onde foi para participar das festas de comemoração dos 50 anos da histórica Casa da Fé em Deus, sua casa, que se deu ao final do ano passado e, por isso, passou a responsabilidade para seus filhos em Manaus de cuidar do evento.

Abertura do Terreiro 01 por você.

Acima, a esposa de Pai Miguel, dona Vanessa, e o caçula da casa.


Os filhos Rogério de Navê e Taíssa de Navê prepararam, então, o terreiro para iniciar cedo os trabalhos no novo ano. Segundo Taíssa, que é Isá Donquê (correspondente à Mãe Pequena do Candomblé) da casa, várias obrigações da Mina são feitas concomitantemente com datas litúrgicas católicas:

Por ser Dia de Reis, dia em que os reis magos levam os presentes para Jesus, dona Maria Légua, que é uma entidade de Pai Miguel, passou a missão pra mim e para o Rogério de preparar o terreiro para fazer a abertura da casa nessa data.

Abertura do Terreiro 20 por você.

Abertura do Terreiro 24 por você.


Enquanto o melodioso tambor-de-mina soava, vários convidados iam chegando e também as entidades tomavam conta do terreiro, com suas rezas santificadas e suas vigorosas danças, como Dona Herondina, que baixou em Pai Gilmar, vindo saudar o terreiro que inicia seus trabalhos.

Abertura do Terreiro 21 por você.

Abertura do Terreiro 22 por você.


Abertura do Terreiro 13 por você.

Infelizmente não pudemos acompanhar todo o ritual, mas, devido ao axé que preenchia o terreiro, a da Mina no terreiro de Pai Miguel remonta às suas raízes maranhenses, às raízes africanas, e não só ele, mas também as entidades e todo o culto afro ficam felizes com a autenticidade do culto que presenciamos e que compartilhamos neste bloguinho, saudando Pai Miguel e todos de sua casa.

Abertura do Terreiro 18 por você.

Aqui os alagbês; à esquerda, Anderson, o primogênito de seu Miguel.


Abertura do Terreiro 26 por você.

4 thoughts on “ABERTURA DO TERREIRO DE PAI MIGUEL NO DIA DE REIS

  1. Pai Paulo,
    nós desse bloguinho também, e com certeza Pai Miguel e todos os seus filhos também que compartilham da beleza e autenticidade da crença Mina Jejo-Nagô.
    Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.