i iNDA TEM FRANÇÊiS Qi DiZ Qi A GENTi NUM SEMO SERO

0

@ A SIMBIOSE ENTRE O JORNALISMO DA GLOBO E A VIOLÊNCIA PRATICADA POR ISRAEL CONTRA OS PALESTINOS. A correspondente da Globonews, Renata Malkes, sustentava no ciberespaço imaterial, um blog chamado de “Balagan”, que logo abandonou sem explicações. Contudo, graças à capacidade de programas, intrínsecos às novas tecnologias, que armazenam e recuperam arquivos na internet, os textos deste blog vieram à tona. Segundo os blogs Biscoito Fino e Cloaca News, os textos fazem referências irracionais e absurdas sobre o povo árabe. Coloca os árabes como “mentirosos” e “burros”. Por tal façanha, o blog de Renata Melkes, recebeu de Israel o título de “warblog”. Isto tudo, deixa claro o quanto o jornalismo venal e incapacitado cognitivamente da Globo entra em estado de simbiose com a violência praticada por Israel contra o povo palestino. Já é sabido o quanto o jornalismo da Globo se afasta anos mil luz dos entendimentos democráticos de jornalismo necessários para a produção contínua da cidadania. É assim que este acunhado jornalismo não consegue se aproximar do jornalismo como serviço público, como bem disse o juiz Fausto D’ Sanctis, tão pouco ainda, do jornalismo enquanto disciplina cívica, como afirma o filosofante Ignácio Ramonet. Renata Melkes confirma o quanto a Globo é certeira na escolha de seus funcionários. Eles devem está no mesmo nível de ignorância que impede que a informação seja um movimento de criação de novos saberes que não podem permanecer estacionados na ordem do Capitalismo Imperial. A condenação que Renata Melkes faz do povo árabe pode ser assemelhada como o mesmo ânimo nazista que insuflou o ódio pelos judeus. Mas disso ela, talvez não saiba, pois a certeza de destruir um povo porque ele representa idéias contrárias, e por esta razão, deve ser visto como o grande mal na terra, sempre é uma justificativa justa. Pouco importa as mais de 257 crianças mortas e as mais de 1.080 feridas. Mas o que ela, com certeza não sabe, é que ela é sim responsável pelo o que aconteceu e acontece, porque queira ou não ela está no mundo e todos são responsáveis pelos acontecimentos e principalmente pelas injustiças que o agoniam. I inda tem françêis…

@ GOVERNO FEDERAL INVESTE NA AMPLIAÇÃO DO USO DE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS. Segundo a Agência Brasil, através do SUS, o governo federal vai ampliar o uso de medicamentos fitoterápicos durante o ano de 2009. O objetivo é fazer com que o número de municípios que distribuem este tipo de medicamento na rede pública de saúde cresça. Como as produções destes medicamentos consistem no estudo de plantas medicinais e suas aplicações na cura de doenças, bem como o encontro do conhecimento tradicional com o cientifico, a iniciativa do governo federal, não trata apenas de distribuir medicamentos, mas também de incentivar o cultivo, a produção e fabricação dos fitoterápicos e assim fazer com que cresça o número de empregos nas áreas onde as plantas medicinais podem ser cultivadas. Segundo o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Júnior, “O programa visa a preservação e conservação do conhecimento tradicional das comunidades a partir da pesquisa, da produção e do uso de plantas medicinais. Por exemplo, no sul do país os produtores poderão deixar de produzir fumo para produzir plantas medicinais”. Isto significa uma efetiva política pública voltada para a biodiversidade brasileira, por parte do governo federal. Ao que tudo indica, um governo que não limita o potencial da natureza como pressuposto para discursos apocalípticos e/ou recursos eleitoreiros, mas ao contrário, através do uso da razão, conjuga com a natureza o saber e o progresso social. I inda tem françêis…

@ LULA DIZ QUE NÃO FICA COM AZIA POR CAUSA DOS JORNALÕES OBSOLETOS. Em uma longa entrevista à revista Piauí deste mês, realizada pelo jornalista Mario Sergio Conti em 18 de dezembro passado, e que o blog Amigos do Presidente Lula publicou na íntegra. Com sua lucidez e seu humor, a conversa já inicia pela relação do “Sapo Barbudo” com a imprensa, e Lula explica porque não ler jornais: “Eu tenho problema de azia. Eu me cuido profundamente, para não perder o humor logo cedo.” Depois Lula coloca como positiva a democratização da informação pela internet: “Eu acabo de dar uma entrevista às 9h05, às 9h06 já está tudo que eu falei na internet, está tudo. Aconteceu uma coisa na Venezuela, aconteceu uma coisa com o Obama, já está tudo na internet, você não tem que esperar o jornal do dia seguinte.” E a conversa segue por vários assuntos, entre eles o problema da gestão do governo federal ter de passar por prefeituras e governos despreparados: “Eu acabo de dar uma entrevista às 9h05, às 9h06 já está tudo que eu falei na internet, está tudo. Aconteceu uma coisa na Venezuela, aconteceu uma coisa com o Obama, já está tudo na internet, você não tem que esperar o jornal do dia seguinte.” E, como não poderia faltar, a questão da sucessão presidencial, quando Lula afirma a sua predileção mas terá que ser decidido democraticamente dentro do PT e com outros partidos aliados — por Dilma para a eleição de 2010: “Eu acho que a Dilma tem todas as condições de ter uma qualificada disputa com quem quer que seja, e tem condições de ganhar as eleições.” I inda tem françêis…

Vamos que vamos

Que se formos hoje

Amanhã também iremos

Mas se não formos…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.