DELEGACIAS DE COMBATE A CRIMES RACIAIS

O ministro da Secretaria especial de Políticas de promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, sustente a criação de delegacias de combate a crimes raciais em todo o Brasil. A notícia é da Agência Brasil.

O combate ao racismo, segundo o ministro, não se restringem somente a crimes contra os negros. Santos tem como objetivo colocar este assunto em pauta para que as Secretarias de Segurança pública do país possam aderir a esta iniciativa as quais tem competência para isso.

Para o ministro:

As denúncias de agressão racista muitas vezes são qualificadas como calúnia, que é uma pena leve. Isso acaba por estimular as pessoas a continuar com esse tipo de agressão. À medida que [o racismo] seja tipificado como crime inafiançável, isso com certeza vai desencorajar as pessoas a ter reações que busquem desqualificar o seu próximo com agressões racistas.

No Brasil nós temos judeus, palestinos, ciganos, indígenas, que também são vítimas de agressões étnico-raciais.”

[As delegacias de combate aos crimes raciais] É um programa que pressupõe a adesão dos governadores e dos Secretários de Segurança. Nosso papel é estimulá-los para tomarem esse tipo de iniciativa.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.