Esta é para os hipocondríacos. O Ministério da Saúde lançou, no dia 24, o primeiro Formulário Terapêutico Nacional (FTN). A medida ocorreu devido à preocupação com a prática dos brasileiros em se automedicar. Dos 107 casos de intoxicação humana registrados no Brasil, 30% foram por conta de medicamentos. A campanha é: A Informação É O Melhor Remédio. Em TVs, rádios, cartilhas informativas, spots e vídeos serão vinculados, informando sobre o uso abusivo de remédios.

O lance é informação adequada que permita um uso seguro dos medicamentos. Sobre isto o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão disse que “Nós temos que levar informações para as pessoas, para as famílias. E, na outra ponta, a farmácia tem que garantir a prescrição adequada, evitando a auto-medicação e garantindo o uso seguro. Todo medicamento, potencialmente, pode trazer riscos à saúde”.

Segundo o sitio do ministério da saúde, “serão distribuídos 50 mil exemplares do formulário para as 28,8 mil equipes do Saúde da Família, unidades do Programa Farmácia Popular, profissionais e gestores de saúde (estaduais e municipais) e entidades de classe. Uma versão online do material também está disponível no Portal Saúde”.

Em tempo: Dirceu Raposo, presidente da ANVISA, aproveitou a ocasião para alertar e avisar que “a propaganda sempre mostra os benefícios do produto. O medicamento não pode ser visto como um produto comum, ele tem uma finalidade específica. Por isso é preciso rever as regras e restringir alguns abusos que são perniciosos para população no sentido de promover o uso irracional”.

É o Governo Federal se demonstrando contra o uso e abuso mercadológico dos medicamentos e a favor da informação clara e segura, produtora de saúde social, para além da estabilidade biológica dos corpos humanos. Afinal a existência passa pelas produções de ações governamentais racionais preocupadas em fazer do país um espaço saudável para se viver.

Então repetimos: esta é para os hipocondríacos. Agora podem mandar ver, mas com responsabilidade, sabendo o que estão fazendo, já que agora têm o devido direito de acesso à informações respeitado.

4 thoughts on “PRIMEIRO FORMULÁRIO TERAPÊUTICO NACIONAL

  1. Sou profissional da área da saúde e gostaria de saber como posso adquirir o formulário terapêutico nacional.

  2. Gostaria de adquirir o livro, como faço para solicitá-lo? pois pra mim nao é interessante baixá-lo pela internet.

    Obrigada,

  3. Dajimara,
    segundo o texto acima, receberão a cartilha na forma impressa “28,8 mil equipes do Saúde da Família, unidades do Programa Farmácia Popular, profissionais e gestores de saúde (estaduais e municipais) e entidades de classe”.
    Ou seja, você pode procurar numa casinha do Médico da Família, na Farmácia Popular, e também nas secretarias de saúde estaduais e municipais.
    Caso consiga, avise-nos. Caso não consiga, avise-nos também…
    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.