Pai Gilmar-Iemanjá 2008 por você.

BABALORIXÁ GILMAR TY YEMONJÁ

21 ANOS DE SANTO

Como sempre, e dessa vez mais ainda, o Ilê Axé Sesu Toyãn estava arrumado maravilhosamente. E não demorou para ficar repleto de babalorixás, yalorixás, familiares, filhos de santo, irmãos de santo, todos os convidados, amigos de Pai Gilmar, que no sábado passado fechou um ciclo de sua trajetória como pai de santo: 21 anos de santo, a maioridade do babalorixá.

Pai Gilmar-Iemanjá 2008 02 por você.

Pai Gilmar-Iemanjá 2008 01 por você.

E assim começaram as cinco saídas que houve na festa. Como Pai Gilmar explicou, duas particulares suas, como parte dos rituais de 21 anos de santo, e três saídas de Iemanjá. A primeira saída sua foi a saída de ebami (“o filho mais velho”), desde os sete anos ele se tornara ebami, mas nesse momento ele deixa definitivamente de ser yaô.

Pai Gilmar-Iemanjá 2008 09 por você.

Pai Gilmar-Iemanjá 2008 11 por você.

Então foi a vez da segunda saída de Pai Gilmar, a saída da quebra do quelê, que não vai mais precisar ser usado, somente se Iemanjá mandar, conforme falou Pai Gilmar.

E foi nessa hora que todos os presentes ouviram o carinho de Pai Ribamar para com esse filho que chega à maioridade de babalorixá:

Convidados, babalorixás, yalorixás, ekédis, ogans, orixás, todos aqui presentes, aqui no Axé Ilê Sesu Toyãn. Todo mundo já me conhece, não preciso me apresentar. Eu sou Ribamar, pai de santo do Gilmar, que hoje cumpre sua obrigação de 21 anos. Sendo assim, contamos com as presenças de babalorixás, yalorixás, com a presença também da mãe biológica dele, a irmã, a família do Gilmar aqui presente, também os filhos de santo, irmãos, irmãs de santo presentes aqui. O Gilmar é do meu segundo barco. Ele começou a tocar Candomblé lá no Seringal Mirim. Me ajudou muito, criou muitos yaôs lá em casa, nós temos uma trajetória divinal. Eu, mais uma vez insisto, aqui na obrigação de 21 anos do Gilmar, que é uma obrigação muito importante, é quando o filho toma finalmente a sua liberdade. E, com todo o amor, com todo o carinho, eu dou esta obrigação.

Pai Gilmar-Iemanjá 2008 17 por você.

Pai Gilmar, emocionado, também falou, agradecendo a todos, enquanto recebia fervorosamente as palmas de todos os presentes:

Muito boa noite a todos! Muito obrigado! Eu tenho três pessoas para agradecer. Uma é meu pai de santo, Pai Ribamar, que me raspou. Outra é o Dudu (à esquerda na foto acima), que me criou. E um, infelizmente não está mais aqui, que é o meu pai pequeno, que já foi, Olorum já levou. Que Odé esteja presente, que me abençoe, assim como Xangô e Obaluaê.

Finalmente Iemanjá veio, na primeira de suas três saídas, a saída obrigatória em homenagem a Oxalá.

Pai Gilmar-Iemanjá 2008 21 por você.

A segunda saída de Iemanjá, que não é obrigatória, quando Iemanjá veio para festejar, homenagear o orixá do pai de santo de Pai Gilmar, que é Xangô.

Pai Gilmar-Iemanjá 2008 27 por você.

A festa ainda contou com a presença de membros da Fucabeam, com sua presidente, Mãe Emília de Toy Lissá (à esquerda).

Pai Gilmar-Iemanjá 2008 33 por você.

A terceira e última saída de Iemanjá, a saída de luxo, quando o orixá vem todo paramentado, com todas as suas vestes, suas jóias.

Pai Gilmar-Iemanjá 2008 34 por você.

Pai Miguel de Vondoreji, que pertence à Casa da Fé em Deus, no Maranhão, foi homenageado, recebendo dentro da casa de Pai Gilmar o cargo de Oju Obá (“Os Olhos do Rei”).

Eu estou tendo duas felicidades em estar recebendo um cargo nessa casa. O terreiro ao qual eu nasci faz 50 anos esse ano. Nós estamos com obrigações desde o dia 06 de janeiro e encerra no dia 15 de dezembro. O Pai Gilmar, há dois anos atrás, recebeu um cargo na casa de Iemanjá, à qual eu pertenço, dentro do tambor de Mina, no Maranhão. E Iemanjá me contemplou com um cargo dentro do terreiro de Pai Gilmar. Então, é uma felicidade em dobro: a nossa casa fazer 50 anos e ele ter um cargo dentro de nossa casa, e nos 21 anos de Pai Gilmar a gente receber um cargo em sua casa.

Ao final, Iemanjá entregou seus presentes aos babalorixás, yalorixás e outras pessoas das quais recebeu homenagens e às quais passou suas bençãos, nessa maravilhosa festa em Pai Gilmar completou os 21 anos de culto e devoção aos orixás, e chega à maioridade na religião, sendo conhecido e respeitado por toda a comunidade do Candomblé em Manaus e por todo o Brasil. Axé!

Pai Gilmar-Iemanjá 2008 50 por você.

Pai Gilmar-Iemanjá 2008 53 por você.

24 thoughts on “FESTA DE YEMONJÁ NO YLÊ AXÉ SESU TOYÃN

    1. me deêm ago e a banças os mais velhos e mais novos q eu q , estão vendo essa pagina, sou iniciado no axé muritiba, pela dofona de oya com bessem, tenho cargo no meu axé de babakekere, e nunca que minah mãe yaguntélegyafum fes fotos posando, como se estivesse na caras, e pra q fazer tres saidas de eruia , uma perca de tempo o orixa vem pra tomar rum e não pra parecer no são paulo fashion week, isso é mais uma das coisas q denigrem a imagem do candonblé em geral
      axé a todos q e eruia nos envolva

  1. Que marmota… é por isso que o Candomblé é mau visto… um orixá de verdade não sabe reconhecer mesa de bolo pra tirar foto e muito menos faz pose com que quer que seja pra tal ato… meu Santo, tenho certeza de que jamais faria uma marmota dessa… E que feiuuuuuura a decoração desta festa… tuuuuudo azul… muito cansativo, não? Imagino que no convite estava escrito: TRAGE PASSEIO AZUUUUL, pois até os convidados estavam combinando com o Décor…. Tááááááááááááááá meu beeeeemmmmm!!!!

  2. Isso foi a maior palhaçada que eu ja vi minha mãe fazendo posse pra fotos ta de brincadeira ne viado vc esta acabando com a minha religião seu viado sem gosto.

  3. Meu caro irmao mutumba nao tenho que criticar a festa de minha mae yemanja,cada um decora a festa de seu orixa como quer e como pode,agora orixa e um vento,quem faz pose sao os cavalos né, e um vento sabe o que fazer, so posso te desejar muito axe para voce e seu ilé.dofona de yemanja

  4. isso foi a maior palhaçada que ja vi!!! ridiculo….. voce esta fazendo brincadeiras com a religião, tenha mais respeito!

  5. OI A BENÇA MEU NOME E JULIANA SOU EKEDI DE OGUM SOU FILHA DE XANGO COM YEMANJA EU FIQUEI ENCANTADA COM SUA YEMANJA VOCÊS ESTAO DE PARABENIS PELA ESA FESTA LINDA E QUE NOSA MAE MESMO YEMANJA COM AS ONDA DELA LAVE SEUS CAMINHO E QUE SEJA DE RENOVASAO NA SUA VIDA E QUE O SINHOR COMTINUE AMNDO ESA SANTA QUE E NOSA MAE YEMANJA MAIS UMA VEZ PARABENIS E SUA BENÇA

  6. Não tenho que criticar nada, mas as pessoas devem ler mais sobre o culto africano para expor os seu orixas na internet, que aliás não combina com a religião não é? fico aparvalhado quando vejo alguns pais de santo expondo segredos do candomblé via internet. Estou passado com tudo isso,mas viva o progresso!!!!!!! Besos a todos.Eu não admito meu orixa nesse meio de comunicação!

  7. Achei legal,sou filho de logun,fui raspado ha mais de dez anos,pelo Babalorixá,Paulo da Oxum,um grande e conceituado zelador de orixás,eu é que sai e não fui pra nenhum lugar,é isso ai,as pessoas que estão criticando é porque estão com invejas,abraços!!

  8. Olá,primeiramente deixo um axé para todos,estava olhando as fotos e achei todas elas magnificas,pareceu ser uma grande festa tudo muito bem caprichado que dedicação, a nossa mãe yemanja merece.Eu admiro e continuo admirando o trabalho de todos vocês,Deus continue iluminando a todos voces.

  9. gostei da festa muito axe ,caros irmaos,orixa e uma divindade e nao um deus que os seres vivos dizem achar isso ou aquilo,se certo ou errado ,o candomble, continuara sendo uma casa de festa e muita cultura de nossos antepassados.Uma festa ritualistica que liga nossos passos ,intensoes ,desejos aos seres da natureza ,rituais estes que mesmo um simples ato de tirar uma opurtuna foto tornou-se esta critica destrutiva .Gilmar Parabens meu irmao !continue em seu lindo e caridoso trabalho que nosso criador te abençoe…
    obs:
    as fotos foram tiradas por profissionais com objetivo de divulgar para todos o candomble e nao faz parte dos rituais

  10. eu gostaria de uma resposta como fasso pro meu ex marido volta pra mim eu vou ficar muito grata com vcs se puderem me ajudar eu agradeso em desdeja Ass:nessa…

  11. Que barbaridade, muita marmotagem para uma só pessoa mas, o dia era de festa no barracão e ele precisava olhar o pessoal então pediu licença para Yemonjá e ficou de olhos abertos para poder ver onde pisar e de que lado estava a lente do fotográfo.
    Me poupem, é por este motivo que a nossa religião que é a primeira do mundo está desta maneira, cada dia mais desacreditada.
    Aliás o que temos visto é muita gente se bandeando para as igrejas evangelicas.Respeitem o Candomblé.

  12. Oii sou a monica eu adorei as fotos.qweria q vcs me ajudasse minha vida e a vida do meu marido ta virada.me ajudem agradecida monica…

  13. Bom dia!, moro no Rio de Janeiro, e gostaria de saber mais sobre o Tamor de Mina. Para uma possível feitura.
    Desde já agradeço..
    sds.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.