SEU ZÉ PELINTRA NO BARRACÃO DE MÃE GRAÇA DE XANGÔ

Saravá seu Zé Pelintra, moço do chapéu virado

Na direita ele é maneiro, na esquerda ele é pesado

Cuidado, meu camarada, não meta a mão na cumbuca

Quem mexer com Zé Pelintra vai ficar lelé da cuca

Sou filho de Zé Pelintra, tenho que me orgulhar

Pra me livrar da mandinga carrego meu patuá

Mãe Graça de Xangô Zé Pelintra 01 por você.

Clique nas fotos para ampliá-las.

A Casa de Candomblé Ketu Obá Tundegi, lá no Parque das Laranjeiras, em frente ao conjunto São Judas Tadeu, estava preparada com rosas, tapete vermelho, perfumes, defumações e tudo o mais necessário para uma festa de caboco, a festa do malandro curandeiro: Seu Zé Pelintra, de Mãe Graça de Xangô.

Mãe Graça de Xangô Zé Pelintra 02 por você.

Mãe Graça de Xangô Zé Pelintra 03 por você.

Ao batuque ritmado dos ogans, logo baixou Seu Zé Pelintra, que recebeu de seus filhos e filhas um presente, como ele mesmo falou depois, o presente na forma como ele gostaria de receber, uma simples flor, mas com muita devoção e respeito pelo seu dia, o dia de sua festa.

Mãe Graça de Xangô Zé Pelintra 06 por você.

Mãe Graça de Xangô Zé Pelintra 07 por você.

Mãe Graça de Xangô Zé Pelintra 09 por você.

Festeiro e conversador, como é, Seu Zé se apresentou e abençoou filhos, convidados, simpatizantes da religião, todos os presentes:

Passamos por momentos difíceis, por momentos alegres. Eu, Zé Pelintra, sou malandro, mas sou um grande espírito de luz. Peço a Oxalá, a Nosso Senhor do Bonfim, a Xangô, rei da casa, a senhora Oxum, que abençoe todas minhas filhos e todas minhas filhas, que lhes dê êxito, prosperidade para que eles cresçam e sejam grandes sacerdotes. Viva Deus!

Mãe Graça de Xangô Zé Pelintra 08 por você.

Mãe Graça de Xangô Zé Pelintra 12 por você.

E logo começaram a baixar muitos outros cabocos e cabocas, que vieram compartilhar da festa de Seu Zé Pelintra.

Ô Zé, quando vem das Alagoas

Toma cuidado com o balanço da canoa

Ô Zé, faça o que quiser, ô Zé

Só não maltrate o coração dessa mulher

De tão abençoada a festa, até baixou num determinado momento um caboco novo no terreiro (deitado ao chão na foto abaixo), que foi recebido por Seu Zé, que se prolongou na conversa e nas explicações com todos os presentes:

Esse caboco que baixou aqui agora é Noratinho, é um caboco que mora na cidade de Óbidos, lá ele tem a encantaria dele. É um espírito encantado no fundo do oceano. Noratinho já afundou vários navios. As pessoas fazem promessa pra ele e não cumprem, ele emborca. Todo mundo sabe que Noratinho, ele e Zé Pretinho do Amaral são encantados na porta do Humaicá, próximo a Óbidos, e são entidades que governam Manaus, pois eles governam Pará e Amazonas. Pará e Amazonas é dominado mais por mamãe Oxum, Boto Tucuxi, Cavalo Marinho, Boto Branco, Noratinho, Zé Pretinho do Amaral, Helena das Trevas, Nanã Bolucã, Bessen, Oxumaré, que vem transformado em cobra. Já no Rio, já é mais governado por Ogum; São Paulo, também governado por Ogum e Oxóssi; Bahia, governado pelos fundamentos das Áfricas; Ceará, pelos cangaceiros, pelos cabanos.

Mãe Graça de Xangô Zé Pelintra 30 por você.

Claro que no Pará e Amazonas também teve cabanos, mas o lugar de mais cangaceiros foi no Ceará. Eu digo porque vim da África moleque, fui criado em Juazeiro do Norte, fui pro Rio de Janeiro, fui o primeiro, e meu nome não é Zé Pelintra. Zé Pelintra é meu nome de fantasia. Meu nome é José de Arimatéia. Procure ver a lenda de José de Arimatéia. Eu fui o primeiro negro formado advogado. Fui o primeiro negro a arrombar a senzala e salvar meu povo. Existe já um homem que escreveu que eu morri envenenado. Jamais eu morri envenenado, porque eu era louco pela minha vida. Eu morri assassinado na porta de um cabaré, porque eu amava minha mulher, mas eu era um cabra cachorro, sem-vergonha, malandro, vagabundo.

Mãe Graça de Xangô Zé Pelintra 28 por você.

Na cabeça dessa filha que eu estou, com todo respeito, eu, se eu quiser escrever minha lenda verdadeira, eu sei que eu posso, porque eu não sou analfabeto. Eu sou filho de um africano, de um negro, nasci em senzala, eu sei o que é senzala, eu sei o que que é uma pessoa chegar e olhar os negros pelos dentes. Nego tinha de adulterar com dez, vinte mulher, como pai José, que sofreu muito, foi meu pai. Eu sou filho de Pai José, um preto velho. E minha mãe é Katarina. O resto eu não vou falar. Só tenho uma coisa a dizer: eu saí da África moleque, moleque que nem falava nem andava, a minha sorte é que tinha um coronel, e eu era inteligente, minha mãe foi a mucamba da mulher dele, e eu era quem lia pros filhos dele. Eu não precisei de professor, eu ajuntava as letras e fazia meus romances. Eu tocava violão. Olha!, você pode me dar um violão, a dona Graça não sabe porra nenhuma, mas eu toco o violão, faço minha ceresta.

Mãe Graça de Xangô Zé Pelintra 33 por você.

Então, gente, eu respeito muito a mãe de santo que eu estou, eu amo a dona das Graças. A entidade, eu, Zé Pelintra, se um dia tiver num terreiro, e dizer que não ama dona das Graças, pode acreditar que é mentira, não é Zé Pelintra. Eu amo ela desde quando ela nasceu. Essa menina não tinha nem sete anos de idade, quando nós tomamos conta dela. A dona das Graças é filha de um homem muito rico, nós tiramos ela. Vocês algum dia já viram algum irmão da dona das Graças, vocês já viram algum parente da dona das Graças? Mas vocês sabem que ela tem muitos. Mas nós tiramos ela e botamos ela pra humildade. Dona das Graças é filha de um homem muito rico. É morto, mas tem nome. E quem criou ela tem nome também, que foi Dr. Pontes Neto, de Quixaramobim. E nós tiramos ela de todo mundo e deixamos ela sozinha…

Mãe Graça de Xangô Zé Pelintra 35 por você.

Antes de se cantarem os parabéns ao Seu Zé Pelintra, algumas erês vieram para comer do bolo. Mas Seu Zé mandou as duas, Brinquinha de Obá e Princesinha de Oyá, subirem, pois queria na mesa apenas os médiuns. Registramos ainda a Brinquainha fazendo suas mesuras para os presentes (abaixo):

Mãe Graça de Xangô Zé Pelintra 37 por você.

Finalmente os parabéns foram dados, a comida foi repartida entre todos os médiuns e Seu Zé Pelintra fez a oração, da qual deixamos aqui um trecho das sábias palavras do caboco malandro e curandeiro:

Agradeço a Deus Pai todo poderoso, pelo divino Espírito Santo, pelo Nosso Senhor do Bonfim. Que essa refeição seja de êxito e de prosperidade e um futuro de honra. Ô, divino Espírito Santo, eu, caboco Zé Pelintra, humildemente peço a Nosso Senhor do Bonfim, a senhor Xangô, a senhora Oxum, senhora Iansã e senhor Oxalá, abençoe estes filhos e todas estas pessoas. Viva Deus! Ageumã! Ageumã! Ageumã!

Mãe Graça de Xangô Zé Pelintra 38 por você.

Mãe Graça de Xangô Zé Pelintra 39 por você.

Eu deixo a nossa gira com Deus e Nossa Senhora

Eu deixo a nossa gira em salmoreta e pau-de-angola

Ô, quem vai lá pra tão longe, ô mamãe?

Sou Zé Pelintra, terminei de trabalhar

Ô, dai-me forças pelo amor de Deus, meu Pai

Ô, dai-me forças pros trabalhos meus

51 thoughts on “SEU ZÉ PELINTRA NO BARRACÃO DE MÃE GRAÇA DE XANGÔ

  1. salve seu ze pois a 40 anos trabalho com o sr.jose gomes da silva e a cada dia vendo outros que trabalhao em sua falange agradeço por tudo que consegui e tudo que destes para mim e seus seguidores salve a falange de ze pelintra nego do chapeu virado … paulo de xango erdeiro do trono se sara bueno e mae maria ache cobra coral e cacique ronda das matas pena branca e exu giramundo salve seu ze pelintra….. meu email lagoavermelha115@hotmail.com paulo de xango

  2. Salve a entidade de Zé Pelintra e todos os Orixá!
    Muito interessante a o apreso que meu pai Zé Pelintra tem por dona Graça, e vendo as foto concluímos que ela também valoriza muito ele, assim como o valorizamos aqui em Macap-AP, e se algum dia me for permitido gostaria de conhecer o barracão de dona Graça.
    Gostaria de receber mais e-mail sobre as historias de seu Zé Pelintra e ficarei muito grato pelas contribuições.
    ATS. PAULO OLIVEIRA.

  3. Eu e meu esposo gostamos muito do que vimos e gostariamos de saber um pouco sobre Seu Zé das Porteiras e Sue Zé Pretinho das Oliveiras e ainda se possivel sobre o Exú Celera Ogum.Parabéns pala bela festa que realizaram para Seu Zé Pilintra.Alaide.

  4. Tenho muita fé em Deus e acredito muito no seu Zé Pilintra tenho uma amor muito grande por esse orixá maravilhiso que sempre está me ajudando desejo pra todos mediuns que carrega esse orixá muita saúde …. para que todos possam fazer a caridade como seu Zé gosta ……

    1. SOU FILHO DE SANTO DE PAI MARCONI TERREIRO DO CABOCLO BOIADEIRO EM LUIS EDUARDO MAGALHAES BA. PARABENS SEU ZE PILINTRA

  5. Salve seu Zé Pilintra!!!
    Sou filho de Xangô e trabalho ha alguns anos com a entidade Zé Pilintra das Almas que, sempre disse não ser um exú e sim um mensageiro de paz e, tem como principal caracteristica em seus trabalhos,as rezas que faz questão de ensinar as pessoas para solução de diversas causas, fazendo-as com que tenham para alcançar seus objetivos.Ele comemora seu aniversário no dia 21 de setembro, quandop sempre ofereço-lhe suas comidas e bebidas e geralmente sirvo-lhe tudo que se encontrar em um bar (petiscos)
    A senhora concorda???

  6. MINHA MÃE A SUA BENÇA EM PRIMEIRO LUGAR ME CHAMO TADEU FABIO GONÇALVES MORO EM NILOPOLIS E SOU OGAN SUSPENSO ,SOU DE OXUMARÉ COM OXOSSI DANADANA , VISSITO MUITAS CASAS E CONVERSO COM MUITAS PESSOAS A RESPEITO DE NOSSA RELIGIÃO A FIM DE GANHAR CONHECIMENTO E CONHECER OUTRAS CASAS ,GOSTARIA MUITO DE CONHECER SUA CASA MINHA VELHA ,POIS SEI QUE AONDE MEU CORAÇÃO TOCAR É ALI QUE FICAREI E SEI QUE ISTO ESTA PERTO ,DEIXAREI MEU TEL PARA ALGUEM ENTRAR EM CONTATO PRA QAUNDO HOUVER ALGO EU PODER FAZER UMA VISITA CONHECE LÁ E CONHECER SUA CASA QUE POR SINAL PARECE SER MARAVILHOSA , MUITO AXÉ A VOCÊ E A SEUS FILHOS ,MAIS UMA VEZ A SUA BENÇÃO.

    1. Boa Noite, Não sei se já responderam o senhor, afinal faz alguns anos, rsrs….Ela não entra na internet, mas o número de contato da Mãe de Santo é 9616-1952. Axé pra vc!

  7. adoro muita a entidade de ze pilintra tenho muita vontade de me desenvolver numa casa de unbanda mas nao encontro um lugar firme porisso fico navegando na internet procurando saber mais noticia da umbanda um abraço a todos os medium da caa e a essa mae de santo maravilhosa que voz tem

  8. adorei tudo que vi e li ,gostaria muito de conhecer a senhora ,trocar informções . trabalho com ze malndro da colina , salve a falange de ze pilintra !!!!!

  9. salve seu zé pelintra, sarava seu zé pelintra
    peço seu zé não deixa perder meu chapeu pra outro, traga a flavia de volta pra mim que eu venha ser o unico homem da vida dela, salve seu zé pelintra, traga ela de laço cheia de amor pra me dar, salve maria padilha sete saias,sara maria padilha sete saias, sarava seu zé pelintra….tenho certeza meu amor vai vim pra mim….
    mãe graça parabens por essa festa linda, que seu zé pelintra e orixas ajudem sempre…. um abraço

  10. MOTUMBÁ
    Sua bençá, adorei a festa do seu ZÉ.
    Sou ogan de yemanjá no candomblé de ketu. Gostaria muito de conhecer a senhora e sua casa moro em Niteroi RJ. Muito AXÉ para Sra seus filhos…

  11. Alex,
    aparecendo por aqui por Manaus, entre em contato com a Afin, que auxiliamos nas coordenadas para você chegar até o maravilhoso barracão de Mãe Graça. Com certeza ela vai receber você com a energia que recebe a todos.
    Axé!

  12. SEU DOUTOR SEU DOUTOR
    BRAVO SENHOR
    ZÉ PELINTRA CHEGOU
    BRAVO SENHOR
    COM OS PODERES DE DEUS
    BRAVO SENHOR
    ZÉ PLINTRA SOU EU
    BRAVO SENHOR

  13. MOTUMBÁ! ADOREI REVER NAS FOTOS MUITOS DE MEUS AMIGOS E COLEGAS QUERIDOS….
    NESSE MEIO TEMPO HOUVERAM MAIS FESTAS, QUERO VER MAIS FOTOS!!!!! BJUS SAUDADES.

  14. OLHA SOU DA CASA DE NAGÔ SANTA BARBARA VIRGEM ,EM LARANJEIRAS-SE É UMA RELIGIÃO QUE NO BRASIL SO TEM EM LARANJEIRAS AI VEM MUITOS TURISTAS E PESQUISADORES PRA CA ,NOS SO FESTEJAMOS OS ORIXAS DA COSTA ,N TEM OUTRAS ENTIDADES,N TENHO PRECONCEITO COM OUTRAS RELIGIOES , + A´TE O PONTO DE VIM UMA ENTIDADE Q DIZ Q É CANGACEIRO OU PAGODEIRO SEI LAH … AI EH FODA , PORTANTO N ACREDITO NELES , ATE NOS EXUS Q NOS TB N TRABALHAMOS COM ISSO ,EU AINDA ACREDITO ,, EH SO ISSO Q TENHO PRA DIZER ,E PRA MIM OS ORIXAS N GOSTAM DISSO , EM VEZ DE VCS FESTEJAREM SO COM ORIXAS Q TRAZEM O BEM ,SO ISSO Q TENHO PA DIZER, AH PENSE NISSO UM CANGACEIRO MORREU AH 100 OU 80 ANOS ATRAZ ,NUNCA FEZ NADA , MORREU E VAI VIRAR ENTIDADE ,ENTAO N ACREDITO SE FOR ASSIM TODAS PESSOAS VIRAM ENTIDADE

  15. AINDA A PESSOA DIZ Q É DE Q EH DE XANGÔ ,DE OLOKO ,DE NANA ,OXUMARE, Q SAO ORIXAS E MUITOS E MUITOS OUROS ,N DIZEM Q SAO DE EXU SEI .LAH ,ZE PELINTRA ,ZE BAIANO ,PQ ? SO TRZEM COISAS RUINS EH ? SE BATIZEM COM ESSES ,NUNCA VI NENHUM Q DIZ Q EH DE MARINHEIRO ,,KKKÓIA ATÉ MARINHEIRO TEM SO FALTA AGORA O MOTORISTA DE ONIBUS

    1. olhar aqui se ze e um dos espiritos mais respeitados do mundo,cuidado o que tu fala por que um dia vc pode precisa dele.bju

  16. olha admiro muito eu ze pelintra, nunca tinha visto nada parecido vi agora por esse site… quero que ele cuide d mim tenho vontade de conversar com ele, dizem que sou filha d iansa, nao sei ainda d quem sou filha , mas quero uma protecao de seu ze paraben…como admiro todos vcs bjus

  17. peso ajuda espiritual haseuze motivo antigo imperado emcomtadovivo1997deposcristoguerodizerretornofaraoesuarainhapresisogueseuzemetragacristianebittencourtgalvaonaoseicomoencomtralsomeupaiarmandocvianna.comimoveseeclaraumfeiticodomalandroparaelaetiocomernamihamaogalvoeusouxangoomulunoxomeoxala100475pascoavalendoouroejoisamasdinhenheiroessasmuleresobrigadomarcelowinklervianna imperadorhamised localescomdidoemrealengoordenmisticaorosacruzcapapretaouoche

  18. mae graca agui emarcelowinklervianna site capapreta seu 7 cruz estou pasasando por um momento dificil alen inconciente tudo ben nolucido tudo mal recebo aentidade mas nao tenhoesperinciapara trabalhos gostariade pedir aosenhor zepelitra gue minhas amantes voltasem obrigado marcelowinklervianna henon d juandemarco

  19. mtos diz que tem ze pilintra mais poucos tem a dadiva de resceber um tão glorioso mestre que transmite paz, harmonia, humildade e cura. Mtos vandalizan o nome dele mas o pouco tempo que eu o conheço vi agraça de pessoas desenganadas dos medicos se levantarem tambem vi pessoas totalmente perdida e se acharem por isso ele é um bom mestre piedoso, compreensivo,um bom pai para aquele que cre primeiramente em deus depois em suas magias de cura compreenção e paz. E desejo a todos aqueles que relmente tem um ze pilintra um grande abraço e que deus abençoe a todos,

  20. maegraca gostariadesuaajudaestoucomumavizinhaesamanteseunomejoisedamanxaeumarcelowinklerviannadomjuanmarinhaexercitoeeronauticabancobrasilpesoajudaasenhorafizeraoemminametametadeeestuonessecitadodede1089

  21. PEÇO SUA AJUDA NO ANDAMENTO DE UM PROCESSO Q ESTA PARADO DESDE MARÇO DE 2010. O NUMERO DO PROCESSO E 2010.51.60.000871-2 OBRIGADA .

  22. dona neta sou a cosminha a ex=nora da raimunda ai de crateus vc lenbra de mim gostei muito do qui eu vi beijos diz pra zé pelintra qui amo ele

  23. EU GRAÇA DE XANGÔ CONVIDO A TODOS OS MÉDIUNS E SIMPATIZANTES DO ESPIRITISMO A PARTICIPAREM DA FESTA EM HOMENAGEM A SEU ZÉ PELINTRA QUE ESTE ANO SERÁ REALIZADA EM 08 DE AGOSTO DE 2011 ,NO TERREIRO DE OBÁ TUNDEGY.PARA MAIORES INFORMAÇÕES VAI ENDEREÇO EM ANEXO.
    RUA VISCONDE DE UTINGA Nº 19 TEL: 92-96161952. MANAUS/AM.

    1. Boa tarde mãe Graça venho buscando seu contato preciso muito lhe encontra perde seu contato e depois que voltei não consegui te ver.
      meu emailo : vanusa.dias311@gmail.com passe uma mensagem preciso lhe ver.
      Abraço saudades de sua filha
      Vanusa

  24. sou filho do pai zildo de oxum mré de santarem meu nome é emerson,
    nossa dona graça o seu terreiro é lindo um dia eu vou lá, sou abatazeiro de meu pai e quero muito ser levantado no tambor quero aprender a ser um abatazeiro obrigado
    sei que a senhora vem aqui em novermbro para a inalguração do terreiro de dona ana se eu tiver dinheiro pra eu ir a senhora pode me levar?

  25. volto a dizer para os criticos com tal direito de criticas o mundo dos orixas e dos espiritos é um oceano nunca ninguem sabera a sua perfeiçao pois é um imencidao de sabedorias que nunca chegarao ao fim– por isso devemos respeitar os nossos irmaos de fé e seus fundamentos— mestre bahiano de chango

  26. Sou morador de mesquta meu nome enilton e sou filho de santo em uma casa de catimbo e fiquei muito admiradooooooooo

  27. Sou filha de ogum tenho ze pelintra do caz pois me protege desde criança amo essa antidade d paixao so qro deixar meu sarava e salve ze pilintra

  28. Desejo parabenizar a linda festa do Sr Zé Pelintra,e aproveitar a oportunidade de perguntar a dona Maria das Graças se ela sabe algo sobre a linhagem do caboclo Boto tucuxi, sua linhagem e a qual família ele pertence,e qual ligação essa entidade tem com a família do juncal?

  29. Olá , tudo bom ? Eu gostaria muito de conhecer a religião e fazer parte dela , moro em Luís Eduardo Magalhães – Bahia , não conheço uma casa decente aqui. E a casa que conheci o zelador dela só queria o meu dinheiro ,então eu quero conhecer uma casa digna entende ? Que agi de forma correta. Gostei dessa casa e queria saber se ela se localiza em Luís Eduardo Magalhães

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.