___ oblíquas variações infinitas dos corpos ___

__________véus____________adornos____________máscaras__________ “a forma do valor, cuja forma acabada é o dinheiro, é totalmente vazia e simples”        Marx      Para o filósofo Nietzsche, a grande diferença do teatro para a ópera é que enquanto o teatro possui o coro como “representação da massa dionisíaca” que o espectador se identifica com ele como observador do mundo artístico, a ópera, por não possuir visão artística, representa o homem impotente que não compreende a profundidade dionisíaca da música rebaixando-a “à voluptuosidade das artes do canto e a retórica da paixão”. Por isso, “o recitativo e a ária são suas paixões.”                                 A ópera é a impotência artística do homem moderno.                                            Entretanto, como é um dos frutos exaltantes da burguesia, a ópera foi embalada simuladamente como arte de singular beleza. Apreciada somente pelos homens de transcendental sensibilidade: a própria burguesia. Embora com toda ironia que a história lhe apresenta como classe que não conseguiu se livrar de seus odores mesquinhos, a burguesia se pretende respeitada por se tomar como classe operística.                        Pretendendo esconder seus odores mesquinhos, indivíduos representantes dos governos reacionários, amarrados anos a fio a secretarias de cultura, resolveram instituir um festival de ópera como a demonstração da fineza estética destes governos.  Como publicidade maior do governo aos turistas, resolveram apresentar espetáculos na praça.  Promotores oficiais representantes da classe média de Manaus que em algumas operações da Policia Federal aparecem arrolados.   O que a burguesia com sua ópera não consegue evitar. ______________

__________________________O resultado do Ideb sobre a situação do ensino das escolas públicas, mesmo com baixo rendimento, foi comemorado como ufanismo telúrico triunfante.                                 Pobres mágicos da escola pública. Quando não se tem com o que ser feliz, o nada serve de causa para um efeito vazio. Estes mágicos, ao contrário do que Brecht que dizia, “com cuidado examino meu plano: ele é grande, ele é irrealizável”, eles para educação produtora (educare, educere) não possuem nenhum plano, nem mesmo realizável.                             “Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”.                       Foucault                _____________________________

__________________________________________Alguns comentam a rodagem da roda, só que esquecem de procurar saber quem causou a rodagem da roda.        “Este amor que não esqueço e que teve seu começo em uma festa de São João. Morre hoje sem foguete…”  Há amores que de tão ígneos não precisam de foguete, e muito menos de São João.                    A automatização só é importante ao homem quando    as máquinas ao cantarem PIB, PIB, PIB, PIB… durante um trimestre chegam a 5,8%. “É mais um operário que sai pra trabalhar”.     Como era ‘joão’ (aquele que era driblado por Garrincha)  operário do getulista Wilson Batista.               Enquanto o operário de Lula e Noel Rosa, é brechtiano, o de Batista é sem cabeça.                    “Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa” pessoa     _________       _____________________________No Rio de Janeiro, deputados estaduais temem ser escolhidos para apresentarem o documento de cassação do deputado Lins, policial, acusado de inúmeros crimes.                         Qual  o sentido de democracia destes deputados?                                 O crime é tão poderoso que é mais poderoso que a democracia?                                 Então, infere-se, que não há democracia no estado do Rio de Janeiro.                                         “Era necessário a intervenção da serpente: o Mal pode seduzir o homem, mas não pode torna-se homem”.  Kafka

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