Realizamos esse trabalho enquanto uma pesquisa aparentemente antropológica, mas que encarna, para usar uma palavra comum aos cultos afro-brasileiros, por inúmeros motivos viemos falar e que pela percepção das pessoas que acompanharam o trabalho desse bloguinho é bem percebível.

Primeiro, a Umbanda e o Candomblé, Umolocô, Mina Nagô, são cultos muito freqüentes em todos os bairros de Manaus; porém, são muito fechados devido a preconceitos de pessoas que não se aproximam ou que pela proximidade sem entendimento podem gerar alguma banalização prejudicial. Neste caso, os maiores preconceitos são de grande parte das religiões cristãs, que não aceitam outra crença e introduzem elementos dos cultos afro-brasileiros para combatê-los como demoníacos, diabólicos, quando nenhuma relação têm com isso, estando em outro plano.

Outro ponto para realizarmos esse trabalho é a proximidade desses cultos com a Natureza, enquanto elementos a serem observados, não existindo basicamente uma moral de bem e mal, mas os desígnios originais da Natureza, que regem a vida das pessoas segundo sua capacidade de ação, independente de posição social e econômica.

Tudo isso vai gerar um culto diferente e livre de todos os preconceitos das outras religiões cristãs comuns em Manaus, sobressaindo-se na música e na dança, levando em conta o corpo e seus movimentos, a voz e suas performances, onde a mistificação não seguirá a ordem da sanção, mas sim da liberdade oral e gestual.

Com toda essa liberdade de crença e ação, é por isso que os cultos da Umbanda, Candomblé, Umolocô, Mina Nagô, todos os cultos afro-brasileiros sofrerão perseguição, no mesmo tempo em que se defende oficialmente a liberdade de crença e expressão. Há um medo do que é diferente, desconhecido, pujante, vital. A alta incidência de homoeróticos não é por outro motivo: são as únicas religiões conhecidas que não carregam qualquer forma de preconceito ou pecado individual.

Por todos esses motivos, as religiões afro-brasileiras se apresentam, dentro do painel religioso, como possibilidades de outras construções onde não permeiem o preconceito, o medo, a sanção, mas, ao contrário, o movimento, a voz, o canto, o grito, o corpo, a sexualidade, a subjetividade, a totalidade do ser. No caso do Brasil, desconhecer ou ignorar isso é não levar em conta os enunciados de formação do povo brasileiro, recortando-o de sua autenticidade.

14 thoughts on “ISTO É CANDOMBLÉ E UMBANDA AFIN

  1. Luiza,
    Nossas fontes não são um punhado de autores a iluminar as manifestações culturais a partir de suas interpretações metodológicas. Partimos da observação da carga de preconceito que, infelizmente, ainda perdura na pátria amada Brasil, sendo o racismo uma das suas formas mais visíveis. Além disso, existem pessoas da AFIN que convivem desde a infância numa proximidade com as religiões afro-brasileiras, e que percebem a intolerância que essas manifestações religiosas sofrem. E mais além ainda, basta fazer umas leituras nas entrevistas alguns babalorixás e participantes ativos do Candomblé e da Umbanda, como Pai Ribamar, Pai Geovano, Pai Gilmar, Pai João Bosco, Pai Francisco, Pai Alexandre, etc. As fontes de onde jorram estes entendimentos sobre as manifestações afro-brasileiras, portanto, advém de uma vivência-prática no mundo nos encontros criadores de liberdades religiosas e filosóficas.
    Axé!

  2. Admiro a Mina e o candoble, todos tem direito de seguir o que quer, sem criticar o proximo pelo caminho que escolheu para seguir.Meus pais me julgam, porque sair da igreja evangelica para seguir a mina.se eles sairam da mina para seguir a igreja.Todos temos o direito de ser livre e seguir quem quisermos.

  3. Raelma,
    o que importa são os percursos e os discursos que passam, há pessoas que passam de uma casa para outra, de um envolvimento amoroso para outro, de um trabalho, escola, etc, sem qualquer alteração que melhore a existência dessas pessoas. A pior característica de uma religião totalitária, e há várias assim, é querer controlar todos os destinos como ordem, força, imposição, sem utilizar sequer da persuasão. Mas nessa você não cai. Axé!

  4. bom,sou estudante de jornalismo engajada num projeto de pesquisa onde buscamos conpreender as religios afros,gostaria de poder ter uma entrevista com essas comunidades,e com voce que atualiza,o site,nao encontrei nada de imformacoes sobre camdonble e umbanda em manaus que nao fosse aki no seu blog,entao ficaria muito feliz em ter o seu esclarecimento e participacao de todos que fazem parte da religiao,me mande um numero p entrar em contato porfavor com urgencia,e meu numero e 81766816.grata,
    ketleem meskita.

  5. Bem, só agora vi a postagem constando meu nome e de meu axé. Eu que respeito toda e qualquer religião e que possuo reputação a zelar, gostaria que fosse retirado o comentário feito por britney a este blog, tal mensagem é caluniosa e não deveria constar de tal discussão. De certo da compreensão do titular gostaria que me fosse passado a fonte da postagem, assim poderei usar dos meios legais contra tal difamação.
    Reservo-me ao direito de não me pronunciar sobre tal acusação, quem me conhece sabe da minha índole e a forma como conduzo os trabalhos em minha casa ILE AXE IASSESSU e minha reputação.
    Axé.
    Mãe Anastácia de Yemanja

  6. Mayra,
    além dos númros de telefone que indicamos no outro post:
    3682-5727, 3638-7472 e o celular 8111-5335
    você também poderá ir à Feira do Jorge Teixeira, na cabana “Pai Oxalá”, que Pai Geovano estará lá todos os dias.
    Abraços afro-afinados!

  7. Faço diversos Trabalhos para pessoas necessitadas e que precisam de Ajuda no dia a dia..
    Muitas pessoas me procuram para pedir ajuda por que já não sabem mais para onde ir estão sem rumo,sem afecto e até os propios amigos o Abandonaram, Vejo que muitas pessoas Também são enganadas por pessoas Que Agem de forma enganosa pela Internet…
    Por isso Resolvi da total auxilio a quem precisar, A 30 anos de trabalho nunca falhei em meus feitos por isso dou Total confiança no que faço..
    Se você tiver Duvidas disso,Tente somente 1 vez Eu digo que você não se arrependera e ainda voltará muitas vezes.
    sempre que precisar, Terei o prazer de Ajuda-lo…
    Que os espíritos e o Grande Deus Samael os Protejam e os Tragam muitas prosperidades..

  8. Boa tarde,
    O pai Ribamar é o pai que morava antigamente nao bairo da Cachoeirinha em Manaus?
    Se for o nao for ele , voce poderia me enviar o contato dele porque a gente mora na Espanha.
    Muito obrigado
    Abraços
    Eric Bounan

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.