BEATS DO HIP-HOP EM MANAUS

Muito som, batidas, manobras, coreografias e conversas visando a evolução do movimento Hip-Hop em Manaus. Assim foi o encontro de Crews (turmas) da Cultura Hip-Hop neste sábado, 12/01, no Ginásio Zezão, na Grande Circular.


O organizador do Evento e militante da cultura Hip-Hop, Francisco, nos falou dos objetivos da reunião. Segundo ele, a reunião foi organizada para que se dê andamento ao projeto de criação de uma federação, que envolva os grupos de Hip-Hop organizados de Manaus. A Federação oferecerá a oportunidade de profissionalização dos dançarinos, MC´s, DJ´s, grafiteiros e demais artistas do movimento, que hoje se apresentam na maior parte das vezes gratuitamente, não tendo garantias jurídicas sob sua imagem. Também será uma instância de proteção e auxílio a novos grupos, dando um salto qualitativo na organização do movimento em Manaus. O grupo pretende ainda lançar um portal da entidade na internet. É a primeira tentativa de se organizarem os grupos de Hip-Hop de Manaus em nível regional.

O Bloguinho Intempestivo aproveitou a oportunidade para trocar uma idéia com alguns representantes de Crews que apareceram por lá.


“Falar de Hip-Hop aqui em Manaus, falou em MHM. Tudo começou lá. O presidente de lá se chama Maicon. Ele não veio porque lá não pode parar. Faça sol, faça chuva, todo sábado a gente ta lá, sempre está lá. Tudo começou com os primeiros grupos que chegaram aqui em Manaus, que se formaram aqui, começaram a se formar, tudo foi lá. A maioria é da rua, que a gente acolhe, eu fui um, e sou a prova viva de que aqui dá certo. Eles me tiraram da rua, e hoje em dia eu sou um dos instrutores lá. Tem um cara que representa a gente e que é muito forte, chamado Art96, foi um cara que também saiu das ruas, hoje em dia ele fala 3 línguas e está terminando uma faculdade de História. Então é isso aí, é evoluir, não só na dança, mas na sua vida, mesmo profissional, fora do Hip-Hop, você tem que evoluir. Foi isso que eu aprendi dentro do Hip-Hop. O MHM já tem 13 anos de formação e 9 de projeto na escola. Funciona na Escola Municipal Professor João Chrysóstomo, no São José II. Lá nós temos muito apoio por parte da direção, sempre ajudamos, fazemos palestras, porque a cultura Hip-Hop é muito complexa, abrange muita coisa. Tem a parte do Grafite, que são as artes plásticas, a dança, que é o Brake, o DJ, o MC, que é o cara que canta o rap, faz a letra na hora, é o pensador da cultura Hip-Hop. E qualquer pessoa pode chegar lá, entendeu? A primeira vez que a pessoa vai lá, ela fica olhando, e se ela se sentir bem, agradável, ela vai ficando.

O grupo que eu participo é o Funk Soul. A nossa dança é diferenciada, a gente não dança o Break, a gente dança outra parte, que é diferenciada, que surgiu na mesma época das outras danças, que é o Locking, a dança mais antiga da cultura Hip-Hop, e pouca gente conhece. É uma dança que foi inventada em 1978. Mas aqui em Manaus a dança mais forte é o Breaking, que são os BBoys.

É difícil lidar com os políticos, tem que ter jogo de cintura. Sempre aparecem prometendo muita coisa, mas até agora nada foi concretizado. Principalmente na época de eleição, aparecem muitos, porque lá [no MHM] é muita gente. A cultura Hip-Hop abrange muita gente aqui em Manaus, muita gente mesmo. E a cultura Hip-Hop não é só diversão, isso pra gente é nossa vida. É nossa filosofia de vida: cultura Hip-Hop. Então quando muitas vezes a gente vê na televisão falando ‘ah, o Hip-Hop isso…’, a gente fica até um pouco ofendido, porque a gente é o Hip-Hop, a gente vive isso. Hip-Hop não é só dança, não é só música, é a forma como a gente vive. Hip-Hop é periferia, favela, gueto, viela, foi criado pra isso, pra tirar as pessoas da marginalidade”.

Registramos ainda a presença da moçada do Nativo’s Crew, que se reúne no CDCC do Coroado III. Esta semana eles estarão viajando para Belém, para representar o Amazonas, junto a grupos de todo o Brasil em uma competição nacional.


Também militante antigo da cultura Hip-Hop, MC Fino nos falou sobre os trabalhos que desenvolve e contou sobre algumas linhas que atravessaram seu devir-histórico na cidade de Manaus e no Brasil.

“Meu nome é DJ MC Fino, tou na ativa desde a década de 80, já são mais de 27 anos de trabalho. Em 1994 foi fundada uma sigla chamada MHM – Movimento Hip-Hop Manaus, que me permitiu sair da periferia, e me ajudou a tocar em lugares que antes para nós era impossível, tipo Café Cancún, Les Gens, lugares que são mesmo da elite, e a gente conseguiu entrar com nosso som. Também participo de trabalhos sociais em todo o Norte e Nordeste, com vários núcleos. Temos um movimento chamado MHF – Movimento Hip-Hop da Floresta, que trabalha com educação ambiental e mudança climática. Desde 1987 a gente trabalha com a gurizada, reeducando eles culturalmente e musicalmente, porque em Manaus existem várias influências musicais, então às vezes o cara passa por uma crise de identidade, não sabe se é negro, branco, mestiço, cafuzo, caboclo, então o meu trabalho é passar essas informações pra eles, e mostrar musicalmente que tudo pode ser reciclado. Eu posso pegar o Nelson Gonçalves, botar uns beats de rap, transformar, pegar um Noel Rosa, posso pegar o que for e fazer um som. Posso dar um livro até de filosofia pro cara estudar e ele sair com uma música, e numa letra ele ao mesmo tempo falar da periferia, e se denominar um Platão ou o que for, da filosofia, história ou literatura aí. Então o meu trabalho é este. Faço trabalho com a maioria dos grupos daqui. Criamos uma sigla recentemente chamada RDA – Rapa do Amazonas, e com ela a gente já fez duas realizações aqui: a primeira, dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, na praça, onde a gente fez uma festa, microfone aberto para todos os grupos, todas as crews se apresentarem, e a outra foi o primeiro encontro de Hip-Hop, nos dias 07, 08 e 09, com o governo federal trazendo o pessoal do Maranhão, Porto Velho e Brasília. Então nosso trabalho é esse, o que a gente não quer mais ser é massa de manobra, e estamos aqui pra fortalecer”.

Todos os grupos são abertos ao público e tem horários de ensaios e apresentações.

Leia aqui mais sobre o MHM.

61 thoughts on “BEATS DO HIP-HOP EM MANAUS

  1. poxa eu axei muito legal a pagina eu queria que pessoas da cultura hip hop me add para trocar ideias e novidades pois eu fasso parte de uma grupo de hip hop

    1. DANÇAR É UMA ARTE.
      EU SEI DANÇAR UM POUCO HIP HOP
      MAS DANÇO MELHOR DANÇA DO VENTRE.
      EU CURTO MUITO DANÇAR .
      ES O MEU MAIOR SONHO.
      EU SOU LOUCA POR HIP HOP
      GOSTARIA MUITO DE PARTICIPA DE UM GRUPO DE DANÇAR
      SE TIVEREM PRECISANDO
      NÃO M DEIXA DE FORA POR FAVOR
      M INCLUA NO MEIO OK
      SE M INLUIREM NÃO VÃO SE ARREPENDE
      bjsSss
      m encontre no orkut
      nikecat@hot.com
      ou no msn
      kiane_17@hotmail.com

  2. âê mano na boa passei aê para deixar um alô aê …………………
    hip-hop sempre é nós………

  3. Salve lokos eae tudo pela ordem?
    Entao sou do grupo Impacto Da Rima aqui da Zona Leste de São Paulo e fico felizão de ver q o Rap, ou Hip Hop, tambem tem sua força em outros lugares do Brasil e recupera, reergue os manos nas adversidades da vida
    Um salve a todos os manos q tao no corre pelo rap em Manaus, nao só pelo rap em si mas tbm por um futuro melhor para as crianças e os proprios homens e mulheres da periferia q sofrem no dia a dia e muitas vezes nao tem opção, nem plano de vida.
    Deixo um abraço a todos em nome do Impacto Da Rima
    PAZ!!!
    Acesse http://www.myspace.com/impactodarima e ouça os mais novos sons…

    1. SEM PALAVRA MANAUS ARREBENTA CHOCK MUITA FITA MUITO SOM É SOM SANGUE BOM NÉMANO COMO MAIKOR FINO Á RAPA ANTINGAR NÃO DIGOR ANTIGAR MAIS SIM RENOVADA AE UMA SALVER PROS MCS SID GRAFFITE COBATENTE G2S YGOR THIAGO ZAQUER RASTA DENIY ELIO PRETO Á RAPA NO CDD MANAUS AM TAMO JUNTO É NOS COMTRA Ó SISTEMA MERMO

  4. Valeu, Mano FT!
    Em breve este Bloguinho estará postando material novo da moçada do Hip-Hop em Manaus, então fique ligado!
    O site do Impacto da Rima já está no nosso Blogroll.
    Abraços Intempestivos!

  5. E AÍ TURMA DO SITE …
    SÓ TÁ FALTANDO UM COLORIDO ESPECIAL NO SITE MONÇADA …
    COMO FÃ Nº 1 DE GRAFITES GOSTARIA DE VER MAIS A TURMA QUE GRAFITA NA NOSSA CIDADE MOSTRAR SUS TRABALHO EM UM ESPAÇO COMO ESSE, E PRINCIPALMENTE O GRAFITE SENDO COMO UM DOS ELEMENTOS DO HIP HOP CLARO QUYE COM JUNTOS DOS OUTROS ELEMENTOS DEVERIA TER UM ESPAÇO NO SITE …
    COM OS PRINCIPAIS GRAFITEIROS DE MANAUS APRESENTANDO SEUS TRABALHOS NA CIDADE…
    ABRAÇOS …

  6. Aí, Bruno, já estamos providenciando este trampo. É esperar para grafitar. Valeu, meu irmão!? Vamo nessa que Grafi na certa!

  7. oi,eu sou estudante de moda e tô querendo fazer um trabalho sobre a ligação entre moda e o grafite,e gostaria muito que o cara que é responsável por esse projeto entra-se em contato comigo, por favor mesmo,porque eu gostaria muito que vocês me ajudassem nesse trabalho. meu email é http://www.khetllentavares@click21.com.br.eu ficaria muito agradecida que voces me ajudassem.o trabalho de vocês é muito lindo e eu acho que agente tem que fazer esse tipo de trabalho pra quebrar esses preconceitos que ainda existe sobre o grafite.

  8. Khetlen,
    O MHM funciona todos os sábados, pelo horário da tarde, próximo à feira do Produtor, bola do Jorge Teixeira, em Manaus.
    Outros grupos também informaram no post o local e hora onde se encontram.
    Em breve estaremos publicando material de encontros com grafiteiros de Manaus, então aguarde e fique por aqui!
    Valeu!

  9. Eu sempre quiz fazer parte de um grupo de Hip Hop, tenho alguns dvd’s, e ficava tentando imitar alguns passos….mas ñ deu o resultado q eu esperava…acho q se eu dançasse com outras pessoas me sentiria mais inpolgada, além do mais Hip-Hop pra mim é o máximo eu iria adorar conhecer a sede no São José II(pq é mais perto da Cidade Nova II, onde eu moro),mas antes de ir queria falar com algum dos organizadores pq talvez eu me sinta estranha no meio de tanta gente diferente!!!!!!!!
    Por favor me add no msn ou no orkut pimetinha_gmv@hotmail.com
    Acho q posso levar algumas de minhas amigas…aguardo ansiosa!!!

  10. eu gosto muiti do movimenti hip hop de manaus mas falta uma unica coisa falta tocar mas rap nacional por que e uma coisa que quem vai para os movimentos gostam esse e meu comentario falow

  11. MCFino gostei da sua atitude em poder usar seu talento para
    ajudar os jovens do nosso amazonas valeeeeeeeeeeeeeeuuuuuuuuuuu!!!!

  12. E!AI MANO FINO. SOU H,MC ESTOU HÁ MUITO TEMPO FORA DO MOVIMENTO MAS PORÉM NÃO ESTOU MORTO CONTINUO ESCREVENDO LETRAS E ESTOU LOUCO PARA ESTREAR FALOU.(PVP) PORTA VOZ DA PERIFERIA.

  13. passando pra falar que bom saber que o hip hop
    anda evolundo e comesando aser visto como realmente merece
    folo de minas gerais de uma cidade pequena onde tomos fazendo o hip hop
    levar boas mensagens……

  14. Ariel,
    segura o hip-hop paraense que mandou ver no Fórum Social Mundial…
    É a potência da cultura popular engajada artisticamente, existencialmente…
    Valeu!

  15. Salve nego, sou o Klandestino do grupo Inquérito, gostaria de conseguir o contato dos caras do rap ai em Manaus sempre estou por ai….e gostaria de manter contato e derrepente levar uns cds do inquérito…poderiam me passar o contato da rap, exemplo programas de radios e manos do movimento?
    Abraços e fiquem com Deus….e boa sorte na caminhada de vocês ..parabens..!!!
    Jesus Costa
    Klandestino – Inquérito

  16. hei eu achu muuito legal
    esse tipo de dança e eu
    tanbem danço
    mais quando me con vidam
    e eu queria participar de algum grupo !!!
    me li guem!!!!!
    36395923

  17. hei eu achu muuito legal
    esse tipo de dança e eu
    tanbem danço
    mais quando me con vidam
    e eu queria participar de algum grupo !!!
    me li guem!!!!!
    36395923

  18. ei pow me amarro nessa dança de hip hop
    me passa o eendereço aí blz tou esperando
    tá xauuuuuu número do celular é 092 82171918
    me liga aew

  19. Legal saber que no Amazonia também tem um movimento forte da cultura Hip Hop. Dj Hum e Taide foram um dos percusores em SP, eu tva lá afinal sou Cris Lima 73!!!!!! advinha o que é 73…
    Quero o contato de voces pra poder conhecer mais o que voces ta rolando por aqui……

  20. Sou professora da Escola Estadual Eunice Serrano Telles de Souza e preciso de informações a respeito de palestras ou apresentações. Estamos desenvolvendo um projeto sobre Africanidade e seria muito bom contar com a colaboração de vocês. Grata pela atenção

  21. eae’passando aki pra falar que dançar agora nao é vc apenas dançar mais sim vc ter paixão pelo q vc faz pow eu man a dança agora é minha paixão minha vida eu amo demais eu danço break e freestyle!
    Cara é muita onda eu amo isso pakscetee =)
    Faloo ai qualquer opurtunidade aee avisaa falou XD
    orkut aee: miely@gatahotmail.com
    msn:mielybatista@hotmail.com

  22. Olha tenho 20 anos sou apaixonado por hip hop mais queria muito aprender a dança tenho muita vontade da sair do brasil pra conhecer outras pessoas que curti hip hop mais ja que aqui em manaus tem voces pode muito bem me ensinar poxa por favor voce podem me ajudar meu numero er 3681-1495

  23. tenho muita vontade de aprender a dançar…alguem pode me informar onde e qual o horario,que acontece os ensaio..obrigado e vou aguarda a resposta

  24. EU NÃO CURTO MUITO HIP HOP,MAS TÔ TENTANDO ME INCLUIR EM ALGUM GRUPO,MAS NÃO ENCONTRO NENHUM,MEU NAMORADO DANÇA HIP HOP MAS ELE NAO QUER QUE EU DANCE PORQUE ELE TEM MEDO QUE ACONTEÇA ALGUMA COISA COMIGO EU ENTREI EM ALGUNS GRUPOS DE DANÇA QUE É AXÉ,FANK,E AS VAZES DANÇO EM UMA QUADRILHA CÔMICA(QUE É QUADRILHA AONDE DAÇA GAY COM MULHER,AS VEZES TEM ALGUNS HOMENS MAS É LEGAL,ME AJUDEM QUERO MUITO ENTRAR NUM GRUPO?

  25. me amaareei neesee site ~@ queriia soo mesmo era ser
    tem curso assim que eu poosaa participar .eu gosto muito
    de graffit o meo sonho e ser graffiteira . eu risco mais eu
    queria era mesmo apreende graffitaa

  26. UM SALVER QUER CONTINUE FIMER FORTE MHM ESSEPROJETO MERECE MAIS APOIO AE GOVERNADO PREFEITO MERECEMOS UMA SUPER FORÇA PRA RESGATA UNS IRMÃO DARUA ÉVIR PRA CUTURA É NOS MC DONALD DEIXA ESSE RECADO

  27. boa pessoal assim q reprsenta a cultura hip-hop tbm sou bboy e sei como o hip hop nao e muito reconhecido mas desse jeito agente chega la falow manos e minas fik com paz

  28. aiiii maicon td bem? ai me add no msn? preciso muito falar com vc vc ñ me conhece + ai preciso falar com vc e muitodri.maninho@hotmail.com ai eu danço um poko sei corporal um poko sei algumas coisa + queria saber como aprender + coisas de hiphop mano por favor me add ai

  29. realmente dança é um dom …
    eu vejo aasim todos dança, mas tem uns que não dançam se entregam-se a dança de corpo e alma….
    valdeane Sanntos

  30. fala rapaziada do movimento HIP-HOP, eu sou Marcos Amorim adminstrador do JARDIM BOTÂNICO da Cidade de Deus Zona Leste de Manaus. gostaria de ter contato com DJ Mc FINO.
    Assunto: PROJETO sexta- cultural no Jardim Botânico incluindo dança , artes plastica palestras e outros.
    hoje existe um grupo no J.B, que desenvolve a dança do Hip-Hop, Cel 9223 – 5666 J.B 35822929

  31. quero muito aprender nao so porque e muito maneiro mas tambem e que eu e meus amigos vamos ter que dançar la na escola e nos nao queremos pagar um maio micao.

  32. Eu curto demais hip hop, só que eu não nasce com o dom de saber dançar, grafitar, rimar e outras coisas do meio …
    só afim de participar de um grupo unido de dança, bom …
    eu entrei uma vez no início de 2010 numa turma de hip hop, no LICEU DE ARTES E OFICIO CLAUDIO SANTORO, fiz 3 semanas só …
    aew meus pais não aceitaram, diziam que eu esta perdendo tempo …
    que era pra mim fazer um curso profissionalizante que isso sim não dá futuro ..
    e não dançar … aew não tive escolha desisti por causa deles … me colocaram na parede .. ou eu desistia desse curso de dança e fazia um curso profissionalizante .. ou me expulsariam de casa .. não tive escolha não tenho para aonde ir .. no meu último dia de aula eu falei pro professor a situação ..
    ele fikou decepcionado .. insistiu pra mim fikar .. me deu esperanças ..
    eu sei que é filé .. mas pra muitos pais dançar é como se fosse hobby ..
    é triste mas é verdade .. Mas eu tenho certeza que eu ainda vou viver intensamente essa cultura hip hop .. Fik Na PazzZ ‘

  33. pow tambem sou luka pra participar de um grupo de dança de hip hop mais num conheço nenhum grupo … será que eu teria chace de poder participar de algum grupo ai … se acharem que sim meu fc eh ingrid gumarães queria muito sou loka por dança…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.