*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*
Θ MUNDIAL DE CLUBES É CONSIDERADO FRACO PELA IER. Parte da IER (Imprensa Epistemologicamente Reduzida) justifica a ausência do acompanhamento do Mundial de Clubes pela suposta falta de força técnica dos clubes envolvidos. Têm razão. Os times considerados intermediários são fracos. O Boca se esforça pra chegar à meia-boca, e o Milan berlusconiano anda mal das pernas. No entanto, nada fazia também com que os mundiais anteriores – onde estiveram São Paulo e Internacional – fosse superior tecnicamente. O futebol está fraco tecnicamente, no âmbito geral, não apenas naquele torneio, e menos ainda somente neste ano. Seria de se estranhar, se não se tratasse da imprensa esportiva canarinha, que eles só percebessem isso num torneio da importância do Mundial Interclubes, justo quando não há nenhum time brasileiro.
Θ E FALANDO NO MUNDIAL, o tunisiano Etoile Sportive Du Sahel, que venceu o campeão mexicano, Pachuca, por 1 a 0, não agüentou o meia-meia Boca, e deu adeus à competição. Um golo de Nery Cardozo, pelos idos dos 30 e poucos do primeiro tempo, e só. E os xeneizes sofreram. Na outra partida preliminar, Irã e Japão se degladiaram. O Sepahan, do Irã, bem que tentou se vingar da derrota para os Reds nipônicos na final da Liga dos Campeões asiática, mas acabaram tomando três e fazendo um de consolação. Agora, o Urawa Red Diamonds aproveita o seu prêmio de consolação. Joga a outra semifinal com o Milan, e torce para não ser goleado. Acorde cedo, se puder, e se tiver TV a cabo, assista o jogo entre italianos e japoneses, e mande sua resenha esportiva para ser publicada neste Chagão!
Θ TÉCNICOS DERRUBANDO TÉCNICOS. Enquanto o xenófobo Fabio Capello, de recente e ineficaz passagem pelo Real Madrid – no qual deixou deliberadamente Robinho no banco – assume a combalida seleção inglesa, o que promete mais alegrias aos inimigos da rainha do que a queda do Corinthians aos palmeirenses, na Itália a imprensa já derrubou o técnico do Milan, Ancellotti, e na Espanha, o derrubado pelos holofotes dos magos marmoteiros da imprensa foi Frank Rijkaard, técnico do Barcelona. Por antecipação. Ambos seriam substituídos pelo temperamental José Mourinho, que gosta de especulação sobre seu nome, supervalorizado em demasia. Como diria o filósofo das letras tortas, Eduardo Galeano, o treinador dizia: ‘vamos jogar’. O técnico diz: ‘vamos trabalhar’. E cada vez mais o futebol fica ‘descerebrado’, como afirmou o meia-atacante francês Malouda.
Θ CBF NA MIRA DA LEI MARIA DA PENHA. Se com a nova lei Maria da Penha, qualquer agressão contra a mulher, inclusive patrimonial, é crime inafiançável, a justiça deveria prender o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Ricardo, que ganhou de presente de casamento do sogro, João Havelange, a direção da entidade representativa do futebol no Brasil, a qual dirige pelo menos até 2014, sempre que coloca a mão em algum investimento, sempre se dá mal – não ele, claro, mas os outros. Após o torneio cala-boca dos críticos, a Copa do Brasil de Futebol Feminino, que você acompanhou neste ‘Chagão!’, diversos times, além de não levar o título, ainda ficaram com o nome sujo na praça, e à beira da falência. Tudo porque a CBF não honrou as dívidas de alimentação, hospedagem e transporte dos clubes que participaram da competição. Genus (RO) e Botucatu (SP), respectivamente oitavo e segundo lugares, botaram a boca no trombone. São pelo menos 4 mil reais por jogo disputado fora de casa que a CBF deve aos clubes. Longe de pensar um futebol feminino como um produto rentável – e é -, a CBF mantém o ranço machista e o pavor falocrático. Com elas em campo, dando show, não sobraria pros machinhos-machinhos da seleção-nike nem a rebarba da audiência da série D.
Θ COPA DO BRASIL 2008! Divulgados os jogos da abertura da Copa do Brasil 2008, o caminho aparentemente mais fácil para a Libertadores da América. Aparentemente, por que não é. Embora com menos jogos, o esquema mata-mata dá a chance, por exemplo, que um time considerado ‘menor’ elimine um considerado ‘grande’, fazendo duas boas partidas. Paulista, Brasiliense Ipatinga e Santo André que o digam. Segue abaixo os confrontos da primeira rodada, que acontece no dia 13 de fevereiro. Do Amazonas, o exitacoatiarense, ex-donmarquesiano e ainda RMMiano FAST Clube encara a cobra coral Santa Cruz. O outro representante, ainda não definido, vai a São Caetano encarar o azulão.
1ª Rodada:
Barras-PI x Corinthians-SP
Fast-AM x Santa Cruz-PE
Jaciara-MT x Grêmio
Ituiutaba-MG x Atlético-GO
Tuna Luso-PA x Coritiba
(classificado do Amazonas) x São Caetano
Ulbra-RO x Portuguesa
Roma-PR x Volta Redonda-RJ
Roraima x Náutico
Chapecoense-SC x Guarani
Souza-PB x Vitória-BA
Trem-AP x Paraná
Itabaiana-SE x Vasco
Baraúnas-RN x Criciúma
Águia Negra-MS x Paranavaí-PR
Linhares-ES x Juventude-RS
Θ CHAMPIONS LEAGUE ENCERRA FASE DE GRUPOS. Após os jogos de hoje, ficamos conhecendo os classificados para as oitavas-de-final do torneio que bem pode ser considerado um Brasileirão-Argentino vitaminado e pra europeu ver. O sorteio dos confrontos mata-mata acontece no dia 21 de dezembro, e o ‘Chagão’ estará lá. Somente um grupo escapou da ditadura da trindade Inglaterra (Chelsea, Manchester United), Itália (Internazionale e Milan) e Espanha (Real Madrid, Barcelona e Sevilla): o grupo A, com o FC Porto, deixando o Liverpool em segundo. Um alemão (Schalke 04), um grego (Olympiakos), um francês (Lyonaiss), um escocês (Celtic) e um turco (Fenerbahce), afora Roma, e Arsenal, também da trindade, completam os 16 que brigam a partir de fevereiro do ano que vem pela taça. Abaixo, o resumo da ópera (o grupo D já tinha se definido na semana passada):
Grupo A
FC Porto 2 – 0 Besiktas
Marseille 0 – 4 Liverpool
Class. Final: FC Porto (11pts), Liverpool (10pts), Marseille (7pts), Besiktas (6pts).
Grupo B
Chelsea 0 – 0 Valência
Sckalke 04 3 – 1 Rosenborg
Class. Final: Chelsea (12pts), Schalke 04 (8pts), Rosenborg (7pts), Valência (5pts).
Grupo C
Olympiakos 3 – 0 Werder Bremen
Real Madrid 3 – 1 Lazio
Class. Final: Real Madrid (11pts), Olympiakos (11pts), Werder Bremen (6pts), Lazio (5pts).
Grupo E
Barcelona 3 – 1 Stuttgart
Rangers 0 – 3 Lyonaiss
Class. Final: Barcelona (14pts), Lyonaiss (10pts), Rangers (7pts), Stuttgart (3pts).
Grupo F
Roma 1 – 1 Manchester Utd
Sporting 3 – 0 Dínamo Kiev
Class. Final: Manchester Utd (16pts), Roma (11pts), Sporting (7pts), Dínamo Kiev (0pts).
Grupo G
Fenerbahce 3 – 1 CSKA
PSV 0 – 1 Internazionale
Class. Final: Internazionale (15pts), Fenerbahce (11pts), PSV (7pts), CSKA (1pts).
Grupo H
Arsenal 2 – 1 Steaua Bucareste
Slavia Praga 0 – 3 Sevilla
Class. Final: Sevilla (15pts), Arsenal (13pts), Slavia (5pts), Steaua (1pts).
Θ CAMPEONATO AMAZONENSE 2008! Sai a tabela dos jogos e como vai ser o certame baré. Na primeira fase, em ritmo de Clausura, jogos de todos contra todos em único turno, campeão sendo o maior pontuador. Na segunda fase, duas chaves de quatro times, com semifinais entre primeiros com segundos cruzados de cada grupo. Os vencedores da primeira e da segunda fase jogam em ida e volta, a finalíssima. Se for um só, é declarado campeão antecipado. Os tradicionais estão lá. Os time do CEPE e do Holanda foram promovidos da segundinha amazonense, disputada durante o mês passado e este mês. Cliper e Grêmio Coariense continuam em licença, sem condições financeiras de bancar a empreitada do Amazonensão. Veja os jogos da primeira rodada:
1ª Rodada (19 e 20/01):
Nacional – CEPE
Princesa do Solimões – América/AM
FAST – Holanda