*…..::: CHAGÃO! :::…..*

Chagão!

Θ DIDA, PÉSSIMO ATOR. Quem viu as imagens da invasão de campo pelo torcedor do Celtic, na vitória por 2 a 1 no Milan Berlusconiano, pode ter percebido que a farsa de Dida foi mal planejada e mal interpretada. Numa das imagens captadas quando o goleiro já estava sendo atendido, o mesmo sorriu para um dos médicos. Vindo de um time comandado por um homem de televisão como Silvio Berlusconi, acostumado ao padrão chamado por aqui de “baixaria”, não hesitaria em pensar que seus jogadores devem se achar no direito de usar este tipo de artifício para tumultuar a partida. Dida provavelmente foi substituído para que não seja punido pelos tribunais esportivos europeus. Poderia ser condenado, por exemplo, a desfilar seu talento em alguma produção do canal de seu patrão na Itália, ou mesmo contracenar com algum dos chamados “monstros sagrados” da Globotária. Não diferem muito em talento dramático.

Θ OUTROS RESULTADOS DA CHAMPIONS LEAGUE. Na segunda rodada da fase de grupos, o alemão Werder Bremen perde em casa para o Olympiakos, da Grécia, e se complica. Na Itália, o Madrid empata em 2 gols com a Lazio. O Barça vence o Stuttgart por 2 a 0, e o Rangers coloca o Lyon em maus lençóis, outro 3 a 0 contra o multicampeão francês. O Sevilla se recupera da má fase e goleia o Slavia Praha por 4 a 2. Manchester United e Roma, reeditando confronto que na edição anterior ficou marcado pela surra inglesa nos italianos (7 a 1), novamente em Manchester, agora vitória dos caseiros pelo placar mínimo. A surpresa do certame é o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, que venceu seus dois confrontos, lidera o grupo D e enfrenta o Milan na próxima rodada, que acontece no dia 24 de outubro.

Θ RESCALDO DA TERCEIRONA, FAST Clube cumpre tabela, recebe o Rio Branco (AC) no Floro de Mendonça e perde por 3 a 0, trinca de gols do artilheiro Testinha. O time acreano disputa vaga para a próxima fase com o Bahia, que perdeu para o ABC no Frasqueirão (RN), classificando o time natalense por antecipação. Agora o Bahia terá de vencer o FAST em casa e torcer para que o Rio Branco não vença o ABC, jogando no Acre.

Θ ORELHUDO VALORIZADO. O craque preguiçoso Román Riquelme, mesmo sem estar jogando, foi convocado para o primeiro jogo da Argentina pelas eliminatórias da Copa 2010. O futebol do argentino não está sendo aproveitado no Villareal, e a julgar pelos resultados obtidos pelo time amarelo na Primera da España, não está fazendo falta. Então, surgiu o interesse do Manchester City, terceiro colocado na Premier League inglesa, em contratar o craque. Resta saber se Riquelme, que tem um estilo de futebol considerado retrógrado para os atuais padrões, embora seja craque, conseguirá se adaptar à correria do futebol inglês.

Θ FRUSTRAÇÃO DE PAI PARA FILHO. Diz a psicanálise que um dos grandes pesos que uma criança pode carregar é o fardo de ter que corresponder às expectativas dos pais, que não são suas. Nos esportes e na política, estas situações são comuns, e podem ser observadas com mais facilidade. Sócio e líder de torcida organizada do Palmeiras entrou em campo e agrediu o técnico sub-14 do time por ter substituído seu filho, que é jogador do clube. Incapaz de aglutinar afetos que aumentem as potências de agir das pessoas, o futebusiness acaba atraindo este tipo de ressentimento, resultando em todo tipo de violentação ao corpo que é possível no campo futebolístico, como as manifestações nazistas em campo e na torcida, na Europa e no Brasil. Em campo, em um time de craques, o garoto, se é que carrega este ressentimento como seu, dificilmente suportaria dez minutos de jogo. O filósofo Albert Camus afirmou que o que aprendeu de mais importante na vida foi como goleiro de seu time. É que ele sabia, é no jogo – como lance livre no mundo entre os homens, que compõem comunalidades – é que se fazem as pessoas, se constroem os vínculos, se entrelaçam as afetividades que engendrarão o Existir. Infelizmente, num campo de futebol de São Paulo, assim como em outros do mundo inteiro, crianças são submetidas ao delírio do sucesso burguês e do sentimento de inferioridade de seus pais, treinadores, empresários e clubes, anulando-se como princípio do jogo, tornando-se meros efeitos, jamais causas. E o futebol ficando mais violento e feio.

Θ NA RODADA DO APERTURA DE HOJE,  o Boca venceu o San Lorenzo por 2 a 0, com direito a gol de Palermo, e continua perseguição ao líder Independiente, que goleou por 3 a 0 o Gimnasia de Jujuy. O Tigre, terceiro colocado, venceu o Racing por 3 a 2. Lanús (4º), venceu o Velez por 2 a 1, e o Argentinos, quinto colocado, aplicou goleada ao já surrado River Plate, que só consegue ser River na Sudamericana, e contra o Botafogo. Placar: 4 a 1. A recuperação do Millionario, que é décimo colocado, terá que acontecer no Superclasico – River Plate X Boca Jrs – marcado para o próximo domingo, 07.

Θ SURPRESAS NO BRASILEIRÃO, só se o título do Corinthians for cassado. O Juventude vence o Vasco da Gama em São Januário por 1 a 0. O Palestra verde-limão venceu de virada o Náutico Clube, com direito a craque-gato Valdívia, e continua na briga pela vaga na Libertadores ’08. O Sport Club aplicou goleada sobre o baleado Goiás, 4 a 0, e segue em boa posição na tabela. Grêmio e Atlético-MG ficaram no empate por 2 gols, Fluminense e Corinthians ficaram no empate por 1 gol. Santos vence Cruzeiro no Mineirão, dá um empurrão no título sãopaulino, com gol nos acréscimos do segundo tempo. Atlético-PR vence o combalido Botafogo por 2 a 0. Amanhã, completando a 29ª rodada, tem Flamengo e São Paulo, América-RN e Paraná Clube, Figueirense e Internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.