ENCONTRO DAS PERIFERIAS LANÇA CARTA PELO CLIMA E REÚNE CULTURA POPULAR EM SÃO PAULO HOJE (26)
Documento elaborado por mais de 50 coletivos será apresentado no Galpão Cultural Elza Soares com debates e apresentações
Espaço Cultural Elza Soares é palco de diversas atividades culturais e artísticas promovidas pelo MST – Jéssica Antunes/Brasil de Fato
Edson Pardinho, dirigente regional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Grande São Paulo, explica que o documento é fruto de um processo coletivo de escuta nas periferias mais afetadas pelas emergências climáticas. “Reunimos pessoas de todos os setores da cidade de São Paulo, da zona leste, norte, sul, noroeste, e ouvimos as pessoas das periferias que são impactadas diretamente. O nosso objetivo é levar nessa carta as vozes que são silenciadas”, afirmou em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.
Segundo ele, a presença popular no debate climático é essencial para que o tema não fique restrito às elites políticas e econômicas. “As pessoas que ocupam, sobretudo, as áreas de periferia, são pessoas que estão à margem do poder. E a única coisa que constitui força é a coletividade. Quando nós estamos organizados, conseguimos fazer pressão política e exigir que as nossas condições materiais de existência sejam transformadas a nosso favor”, ressaltou.
Pardinho lembra que as conferências climáticas, como a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém (PA) novembro, precisam ser espaços de disputa e participação social. “Se a COP fosse resolver uma coisa, já tinha resolvido. Ela é um espaço importante de disputa de poder. Então, nós precisamos estar organizados e nos unir aos nossos pares de outros territórios para que juntos construamos um projeto alternativo de poder que nos favoreça”, defendeu.
Cultura e celebração popular
O encontro também reforça a dimensão cultural das lutas periféricas. “Vai ter muita comida boa, preparada por pessoas que trabalham com alimentos saudáveis, ligadas ao MST. Vai ter atração que acolhe as pessoas do campo e da cidade”, anunciou Pardinho.
Entre as apresentações confirmadas estão o cantor e compositor Cícero de Crato, artistas de hip-hop e músicos de MPB. “Vai ter uma série de apresentações artísticas de muita qualidade. É uma oportunidade de congraçamento, de selar essa série de encontros nesse grande evento”, concluiu o dirigente.
Serviço
Lançamento da Carta Compromisso – Periferias pelo Clima
- Galpão Cultural Elza Soares (Alameda Eduardo Prado, 474 – Campos Elíseos, São Paulo – SP)
- Domingo (26), das 9h às 16h
- Entrada gratuita