O Projeto de Lei da Ficha Suja, que proíbe a candidatura de indivíduos com processo na Justiça, de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RG), poderá ser votado ainda hoje, dia 3.

De acordo com o relator do Projeto e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Demóstenes Torres (DEM), o Projeto é de grande importância, pois trata de matéria para melhorar a representatividade no Congresso. Entretanto, acredita que em função do corporativismo parlamentar, o mesmo terá dificuldade de tramitar.

Para o autor do Projeto, senador Pedro Simon, é preciso moralizar o Congresso e impedir que pessoas processadas possam concorrer ao cargo parlamentar. O mesmo acusa ainda o próprio Congresso e o Supremo Tribunal Federal de responsáveis pela situação da política nacional. Como modelo de moral parlamentar, citou a Câmara dos Comuns de Londres que, sendo acusada de irregularidades e escândalos, teve ministros e parlamentares alijados. E sentenciou: “Lá o presidente da Câmara ficou três dias trancado com vergonha da população”.

Por sua vez, a população democrática do Brasil espera com afinco esta votação para ver fora da política os crápulas que impedem, com suas biografias perniciosas, a realização da democracia parlamentar real. Para Manaus, a aprovação do Projeto vai ser um alívio, já que temos belas contribuições de Fichas Sujas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.