ELEITO EM TEFÉ, SIDÔNIO NÃO FOI IDÔNEO E PERDEU O MANDATO NO TRE

9

O prefeito de Tefé, Sidônio Gonçalves, já havia cumprido dois mandatos de prefeito em Alvarães, e estava dando início ao seu quarto mandato no município de Tefé. O que é inconstitucional, apesar do grande defensor nacional da inviolabilidade democrática, o “mais inútil do Brasil”, Arthur ‘5,5%’ Neto, não ter estrilado nem quando o então prefeito se candidatou pela terceira vez seguida. Daí, atendendo a recurso impetrado pelo segundo colocado na eleição 2008 e aceito pelo MPE, o TRE ter cassado o mandato de Sidônio. No entanto, como a decisão é em segunda instância, Sidônio continuará prefeito (interinamente…) até que seus recursos sejam julgados. É mais uma cidade do Amazonas que terá de sobreviver a um prefeito interino…

A notícia:

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) cassou o diploma do prefeito de Tefé (a 525 quilômetros de Manaus), Sidônio Gonçalves e determinou novas eleições no município amazonense. A cassação do diploma acompanhou o parecer do Ministério Público Eleitoral no Amazonas (MPE/AM) em recurso proposto pelo segundo colocado nas eleições para prefeito de Tefé, Jucimar Veloso.

Sidônio teve o diploma cassado por estar exercendo o quarto mandato consecutivo como prefeito. Ele foi eleito prefeito do município de Alvarães (a 538 quilômetros de Manaus) em 1996 e reeleito em 2000. Após a reeleição, mudou o domicílio eleitoral para Tefé, onde disputou e ganhou as eleições municipais em 2004 e 2008.

Para o MPE/AM, a conduta de Sidônio foi uma tentativa de fraudar a Constituição Federal, que, no artigo 14, §5º, proíbe o terceiro mandato consecutivo para os cargos de presidente da República, governador de Estado e do Distrito Federal e prefeitos. “Após ter sido eleito ao cargo de chefe do Poder Executivo em Alvarães nos anos de 1996-2000 e 2000-2004, e, após sua reeleição, ter renunciado ao cargo, com o intuito de transferir seu domicílio eleitoral para Tefé, e, ainda ter sido vencedor no pleito de 2004-2008, por conseguinte, alcançado a reeleição nas eleições passadas, não resta dúvidas que o mesmo tentou fugir da incidência do artigo 14, §5º da CF, configurando fraude à Constituição”, afirmou o procurador regional eleitoral substituto, Athayde Ribeiro da Costa.

Nova eleição

A decisão do TRE/AM que manteve a cassação de Sidônio determinou também a realização de uma nova eleição no município, porque o prefeito obteve 54,4% da preferência do eleitorado local (12.318 votos).

A realização de nova eleição está prevista no artigo 224 do Código Eleitoral,que assegura o novo pleito quando mais da metade dos votos anteriormente válidos forem anulados. Como os votos atribuídos a Sidônio foram anulados em decorrência da cassação, os eleitores de Tefé escolherão um novo prefeito. Ele não poderá participar da nova eleição.

Sidônio deve permanecer no cargo até que todos os recursos sejam julgados e confirmem a cassação do prefeito.

Confira o parecer do MPE/AM e o acórdão do TRE/AM.

9 thoughts on “ELEITO EM TEFÉ, SIDÔNIO NÃO FOI IDÔNEO E PERDEU O MANDATO NO TRE

  1. parem de perseguir deixem o homen trabalhar
    ele gista do bem da cidade
    ele so esta sendo cassado p/ele esta trabalhando
    kd que persseguem esses que nun fizeram nada

  2. eu ainda vol ver um que so prestou p/ roubar ser casado
    mas o sidonio e trabalhador
    ele mostra o dinheiro do povo
    eu peço a DEUS
    que guie os passos dele
    ele e nosso conterraneo ele e daqui de alvãraes sucesso sidonio………………..

  3. como é que pode uma coisa dessas aqui nessa cidade meu irmão.isso é sacanagem que fazem no nosso município hoje em dia.esta barbaridade não podia acontecer,aliás,não deve acontecer.Eu digo mesmo sou totalmente contra esse cara de pau de prefeito Sidõnio Goçalves.

  4. Neu Deus do céu!
    Esse pessoal msmo!
    Gente ele naum vai sair naum…
    Ele naum precisa do dinheiro d ningm!
    Aúnica pessoa que trabalhou por Tefé nesses anos tdos foi ele, + o povo eh tão mal agradecido q naum vê isso!
    + pode deixar, a justiçã de Deus tarda + naum falha!
    O tal d PApi jamais vai assumir a cidade…
    E se acontecer d ele assumir, a população vai eh tocar fogo na prefeitura de novu… rsrsrsrrs

  5. EDITORIAL DE UM TEFEÊNSE

    Caros Excelentíssimos Senhores Ministros Eleitorais Venho encarecidamente pedir como Tefeênse que deixem o prefeito Sidônio trabalhar em paz. Uma cidade não pode ser governada por um prefeito que um dia é prefeito e outro não, só por causa de perdedores. Peçam p/ o Papi cuidar do peixe dele e esperar a vez dele, não é dessa forma que se conquista espaço e nem povo, é com competência, não se deixem levar por uma política suja imoral, se perdeu, perdeu, é só tentar novamente quem sabe da próxima vez ele mão leva. Até acho muito difícil por causa de suas relações c/ o ex prefeito HB e suspeitas de …. Outra é que tem a fama de mal pagador e a pessoa que é mal pagadora (caloteira)não serve p/ política, pois como é que vai governar se não gosta de pagar a quem deve. Vamos ser francos e lembrar o velho ditado bíblico, “DÁ A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR”. Deixem o Sidônio trabalhar pois é o que vem fazendo até agora, se fosse outro prefeito só trabalharia um mandato e o outro era p/ roubar e ajudar os irmãozinhos,com ele não é assim desde Alvarês, sempre terminando um mandato e sempre mostando serviços, como ele não tem irmão e não tem para quem dar, então ele trabalha paga corretamente os funcionários e só não faz mais porque o dinheiro é pouco, mas mesmo com o pouco que recebe sabe empregar o dinheiro corretamente em benefício do povo. Isso Talvez esteja incomodando a quem não gosta de fazer o que ele faz.
    O mandato é dêle e quero lembrar uma coisa, “Se não era p/ ele exercer o 3° mandato porquê então deixaram ser candidato”?
    Gente o povo não é mais besta, o povo tá sábio, se ele foi eleito pela 3ª vez consecutiva sendo a 1ª em outra cidade e deram esse direito à ele e então o que estão questionando se ele adquiriu o direito do 2° mandato em outra cidade também. Inclusive com o maior número de voto possivel já ocorrido em tefé, isso por causa de seus créditos como adminstrador honesto, correto,leal e dígno.
    Se deram esse direito à ele como candidato então foi um erro da Justiça Eleitoral não foi culpa dele, e se querem agora tirá-lo do poder agora só porque o 2° colocado com a menoria dos votos possíveis como canditato entrou com esse processo de 4° mandato e agora os senhores estão acatando e se por capricho de pedido de deputado tampão (LR)o pior vier acontecer, os snehores estarão caindo noutro erro. Lembram daquela música do Roberto Carlos que diz assim “UM ERRO NÃO CONSERTA O OUTRO”.
    Pois bem se é para o bem de todos e felicidade geral dos Tefeênses que deixem o Sidônio continuar, pois faltam mais só dois anos e que existe uma pergunta que não quer calar. “O que um outro prefeito vai fazer em dois anos restantes, se em quatro já é tão difício de se administrar então façam a idéia em 2 anos? Principalmente um candidato que não conhece a realidade e nem os mínimos problemas de Tefé.
    Portanto amigos Excelentíssimos Senhores Ministros não caiam nas artimanhas desses podres que se dizem políticos que nada são, pois só querem tumultuar um ambiente quase familiar e com isso causar maiores gastos e prejuizos p/ o nosso país que anda cheios de compromissos de copa do mundo, olimpíadas, PAC e outros compromissos que o governo já tem e eles querem se aproveitar do poder p/ deixar Tefé um caos novamente. Pensem nisso e sejam coerentes e justos.

    Abraços de um eleitor.

  6. o prefeito de tefé esso tudo mentira sai intenet fais maiis de ano que prefeito foi calçado e não sai mais ninguén aquetida mais

  7. lugar de ladrao e na cadeia,esse cara veio se fazendo de bonzinho dando migalha pro povo tefeense,que um povo digno de respeito,que nao merecem passar por esse contrangimento.
    esse analfabeto deveria era ta na cadeia e nao enganando o povo

  8. Para que tira o Sidônio para deixa na mão do
    Vereando cacau que ele não esta mandado em Nanda na Prefeitura de tefé por foi comprando pelo empresário Papi para a sumi a responsabilidade de coloca as sua Esquentaria na prefeitu O olho esta tão grande para pega este dinheiro que esta passada no nosso município ….o babalu ja esta no espote esta Esquentaria e otimo para ele que não para de fala da vida dais pessoa…isto e a verdade o que falta que o verdeado cacau seja mais homem para a sumir sua respoçabilidade de vereando no nosso município…

  9. O papilantra tirou o Sidônio, com suas artmimanhas, ele é um perseguidor da vida dos outros, quem sabe quem é essa peça sabe que ele enganava até o pai dele, quando trabalhavam juntos, imaginem se esse homem entrar nessa prefeitura.
    Hoje procurem saber se o pai dele fala com ele,ele pensa que não sabemos que eles não são, amazonenses e muito mais tefeense, isso é COLOMBIANO, e ainda queria ter razão dizendo que o Sidônio não era filho de Tefé.
    Eu não acredito na Justiça dos homens, mais a de DEUS sim e tudo o que ele fez de mau, pensando que foi para o ssidônio, ele está enganado, foi pro povo e mais na frente vem a consequência, VaI ABEL, agora o que ele fez com o sidônio Faz com ele, Tira ele, POi nós sabemos que quando ele está de frente com vc ele só falta faer xixi nas calças.
    Abel Mostra pro povo quem e pra ele tem ficha limpa.
    Sabemos que A desses caras como o do falso senador eduardo braga, que o que eles querem é fazer somente a panelinha deles, para que não possam descobrir os seus podres, isso nós já sabiamos, Primeiro era governador e queria ser senador e conseguiu, queria que o omar fosse governador e foi, quiz que o Grande e lutador Arthur saisse o único que ainda fazia e brigava para manter tefé fora da mão desses lobo, e conseguiu cegar o povo e colocou a vanessa em seu lugar, agora conseguiram por enquanto eleger com suas falsas promessa o Papilantra.
    AMAZONINO e ALFREDO nascimento o próximo que eles vão querer derrubar são vcs.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.