MEIA-PASSAGEM ESTUDANTIL: IMPRENSA DE MANAUS NÃO VÊ E NOTICIA LUDIBRIO DE AMAZONINO

14

Na última terça-feira, o apresentador do programa “Ponto Crítico”, o jornalista Roberto Mendez, encerrou a edição diária do programa, que trouxe o assunto dos protestos estudantis pelo fim da meia passagem, com a seguinte frase: “espero que os estudantes não façam protesto na Avenida André Araújo, em frente à TV A Crítica, porque nós funcionários não temos nada a ver com isso”.

A frase do jornalista, que se diz crítico sem saber que a crítica examina o enunciado decompondo os seus elementos constituintes e examinando as suas relações causais, a fim de determinar a sua funcionalidade e intencionalidade, é ilustradora do entendimento que ele carrega do jornalismo: “somos funcionários”. Uma corruptela do fenômeno observado pelo arguto jornalista Mino Carta – desculpe, Mino, por usar a palavra ‘jornalista’ para se referir à você e à imprensa manoniquim – que afirma ser o Brasil o único país onde o dono do jornal é tratado como colega de profissão pelos seus subordinados.

Relegando a si mesmo a posição de funcionalidade – aos interesses financeiros da família Calderaro – Mendez não nos interessa senão como sintoma de um jornalismo que seria mau feito se fosse apenas comprometido com interesses anti-democráticos. Na realidade, é um jornalismo que ignora a função básica do seu fazer: uma disciplina cívica, como afirma Ignácio Ramonet. Mais que moral, o problema é epistemológico.

Fosse contaminado ao menos com o germe da disciplina jornalística como exercício da intelecção envolvida na relação com o outro, Mendez jamais proferiria a frase-mor da postura blasé do jornalismo de colunismo social: “não temos nada a ver com isso”. Pergunta-se: existirá, para um jornalista arguto, examinador do mundo em que vive, algum assunto que com o qual ele não tenha a ver?

A mesma sintomatologia da estreiteza intelectiva do jornalismo manoniquim se viu, por exemplo, no programa Alô Amazonas, quando um sufocado prefeito sub judice dava entrevista, colocando sobre a gestão anterior a responsabilidade sobre o pretenso caos no transporte coletivo. Ignorando que o referido prefeito cassado já teve outros cinco mandatos, tanto na esfera municipal como estadual, e que as empresas de transporte coletivo, bem como as irregularidades no sistema de transporte existem desde que ele iniciou a sua carreira no poder executivo, é de se supor que um jornalismo minimamente bem feito perguntar-se-ia se não seria um caso em que o herdeiro receberia de si próprio a dita herança maldita. No entanto, o apresentador, não importa o nome senão a ele mesmo, aproveitou para reafirmar a prestidigitação política, repetindo que a responsabilidade sobre a confusão entre mototaxistas, estudantes, empresários, taxistas, kombeiros, lotações e passageiros era exclusivamente da gestão anterior. Esse é o jornalismo de mãos dadas… com quem mesmo?

QUANDO A IMAGEM DESMENTE O TEXTO

A foto em questão é do jornal Diário do Amazonas, da última quinta-feira, 07. A um jornalismo intelectivamente despojado, ela serviria apenas como ilustração, acessório a um texto igualmente empobrecido.

No entanto, a um jornalismo engajado, e que não precisa sequer de grandes malabarismos de deslocamento espaço-temporal, a foto é, como dizem, emblemática.

Em todos os jornais, a notícia é a de que Amazonino se reuniu com os representantes dos estudantes, e teria “resolvido” o problema da meia-passagem. Essa afirmação, no entanto, não sobrevive a dois segundos de curiosidade do leitor-cidadão.

Primeiro, porque um leitor-cidadão saberá que um prefeito empossado por liminar e condenado com trânsito em julgado pelo artigo 41-A do Código Eleitoral (compra de votos) jamais estará do lado dos estudantes. Segundo, porque a foto exibida na matéria do jornal, à luz de uma análise superficial, desmente a frase.

Segundo: na foto, iluminado por uma seta vermelha, ao lado de Amazonino, um pretenso representante dos estudantes. É Marcelo Generoso, filiado e afiliado ao DEM (com DNA de PFL), que antes de ser estudante – sequer será aluno? – é amigo e admirador de Amazonino, como pode-se observar no seu perfil público no site Orkut. Generoso, em seu perfil, traz outros indícios do seu envolvimento com a questão do transporte coletivo. Abaixo, na imagem capturada pelas lentes do bloguinho intempestivo na noite desta quinta-feira, aparece como uma das comunidades a que pertence o generoso Marcelo, a Eucatur/União Cascavel. Como brinde ao leitor, Generoso mostra também que tem boas relações no meio político: é amigo do deputado Wallace Souza.

Na mesma foto, mais ao fundo, aparece, destacado pela seta em amarelo, o aluno Rodrigo Guedes. Rodrigo teve destacado papel na campanha de Amazonino, como mostra o Malfazejo Benigno, em seu blogue. No seu perfil no Orkut, em destaque, a comunidade “Sou Amazonino Mendes”.

Difícil imaginar estes dois representantes estudantis efetivamente representando uma categoria que levou mais de 15 mil pessoas às ruas, gritando “Fora Amazonino”, ao vivo para todo o país via Record News? Não para a imprensa local, que não percebeu o fato, e fez o que na gíria jornalística se chama “barriga”. Noticiou o que não aconteceu.

O que realmente aconteceu foi uma reunião onde Amazonino criticou a posição dos estudantes, fez elogios rasgados ao texto da Emenda 10 (a emenda dos pintados), e suspendeu os efeitos da redução da meia-passagem até a regulamentação da emenda pela CMM. Na prática, nada mudou e nenhum direito está garantido. Daí a pressão estudantil pelo trâmite rápido da emenda proposta pelo vereador José Ricardo (PT), que devolve aos estudantes o direito efetivo e irrestrito do uso dos 120 passes por mês.

O real acontecimento, o envolvimento de pais, estudantes, trabalhadores, cidadãos, em torno de uma gestão que não pode ser considerada ruim porque sequer começou, e não pode começar porque prefeito não há, este acontecimento não se torna notícia na mídia manoniquim, não apenas pelos interesses financeiros das famílias midióticas. É que elas simplesmente não compreendem o que acontece, e reduzem tudo à lógica empobrecida do capital.

Enquanto isso as mídias transbordantes, os blogues, só…

14 thoughts on “MEIA-PASSAGEM ESTUDANTIL: IMPRENSA DE MANAUS NÃO VÊ E NOTICIA LUDIBRIO DE AMAZONINO

  1. Sobre o que é passado aos leitores dos principais jornais da cidade, fica o espanto: A grande maioria deles possui um título taxativo de revolta populular alienada do estudante, ressalta a grande preocupação e suposta medida reparadora do Caríssimo prefeito de Manaus a respeito do assunto e ,por último, critica a necessidade de tamanha revolta por parte dos estudantes quanto às medidas tomadas pela excelentíssima empresa TRANSMANAUS. Realmente, há uma desinformação referente ao que circula nos grandes meios de circulação em quem paga os patos pela falcatrua empresarial são aqueles que apenas exigem o direito a uma meia passagem ajustada à necessidade dos alunos.

  2. O BLOG TA MUITO BOM … ESPERO KI A POPULAÇÃO ABRA OS OLHOS Y VEJA KI TUDO Ñ PASSA DE UMA TREMENDA FALSIDADE …DO ATRAZONINO …BJUS … ATÉ A PROXIMA ( 3º FEIRA )… ESTUDANTE NA RUA .. A LUTA CONTINUA ..

  3. A ditadura já morreu nos anos 80. Nós estudante não temos que pagar contas da prefeitura, restringir o número de passes é declarar-se inimigo dos estudantes. Fomos as ruas sim protestar. Os estudantes da geração de 68 venceram a ditadura mais perversa que este país, infelizmente, viveu e é com esse espirito que protestamos contra um governo corrupto e covarde. Os estudantes não merecem ser penalizados por A e B que não são estudantes usarem carteirinha de passe estudantil,se a prefeitura não fiscaliza, não é problema dos estudantes é incompetência administrativa da prefeitura.

  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk………só juventude partidaria para poder atacar altual PREFEITO DE MANAUS MAIS ACUPA E DO EX PREFEITO DE MANAUS OK..MAIS ESTA BOMBA SÓ VEIO BOMBA AGORA ESTA CIDADE DE MANAUS MAIS MANAUS JA SABIA Q AMAZONINO JA IRIA FRENTAR UMA PREFEITURA JA POLEMICA DO Q NUMCA MUITO A BACAXI PR RESOLVER EM MANAUS MAIS NEGÃO E FODA VAI RESOLVER ISSO MAIS ELE TEM JOGO DE SEMTURA PR RESOLVER ISSO NÃO DIAMTA JUVENTUTI PARTIDARIA IR PR RUA DELIGRI A IMAGEM DO ALTUAL PREFEITO DE MANAUS AGORA POVO JA SABE Q ESTA PIPINO JA TINHA DO EX PREFEITO DAS DIVIDA QUE ELE DEIXOU PR ATUAL PREFEITO DE MANAUS OK…

    1. Meu amigo ainda bem q vc postou aqui como anônimo, pq alguém q vem dar gargalhada, e dizer q a culpa dessa pouca vergonha em Manaus é da administração anterior..Alguém que escreve ALTUAL, ACUPA, FRENTAR, NUMCA, JOGO DE SEMTURA??? , NÃO DIAMTA, JUVENTUTI??? DELIGRI???.Pelo amor do Senhor…Vc não deveria nem tentar, entrar em qualquer debate que seja, ainda mais debates ideologicos, pq para esses vc precisa ao menos saber lê…

  5. pra ser sinsera,nao esta nada certo isso,nos como estudantes termos todo o direito sim,e o atual prefeito de manaus tem justa obrigaçao de nos apoiarmos,isso se apoiar,pqr dele nao teve nem se quer meu voto!!!!

  6. pra ser sinsera,nao esta nada certo isso,nos como estudantes termos todo o direito sim,e o atual prefeito de manaus tem justa obrigaçao de nos apoiarmos,isso se apoiar,pqr dele nao teve nem se quer meu voto!!!!e pra falar a verdade nao vejo nada ser quer resolvido,isso ta uma bagunça..e sabe lá se vao resolver isso com esse atual prefeito ATRAZONINO!!!

  7. A verdade é que a população não é consultada. Eles tomam as decisões e o povo tem que aceitar. Será que não se deram conta que a população está acordando? Estão desrespeitando nossos direitos. É caros políticos já imaginaram se a população de fato se organiza, e começam a reivindicar seus direitos? Que dor de cabeça em…

  8. Ada e todos os acessantes deste bloguinho,
    a população há muito que está acordada, fazendo uso da razão, como vocês e suas análises demonstram.
    É por saber que existem pessoas como vocês que os corruptos de Manaus estão todos indo parar nos hospitais e nos tribunais de justiça…
    Abraços!

  9. Para falar a verdade o anônimo com jogo de semtura, prova que é eleitor número 1 de Amazonino Mendes, basta saber que bolsa ele ganha, vamos tentar descobrir: Bolsa Universitário Prouni (creio que não ele teria dificuldades em interpretar ou responder uma questão de língua portuguesa), Bolsa Floresta (talvez não, depende onde ele mora), Bolsa Família (creio que não, pois um ser que é partidário do Sr. Amazonino não tem família e se tem a despreza), talvez ele seja detentor da Bolsa Ignorância (e acredite há milhões destes no Amazonas).

    Todos nós sabemos que a política no Brasil é podre e distorcida, o Amazonas fica para trás no quesito educação, por isso há ícones políticos com Wallace que foi expulso da Polícia Civil por desviar combustível (imagine um policial roubando… E depois virar político), Amazonino Mendes que foi acusado em 97 de mandar matar um empresário em São Paulo e dentre várias acusações com provas filmadas, mas ponderadas.

    Seria bom todos saberem que quem tem o poder é povo, a exemplo temos os moto taxistas que foram até Brasília reivindicar sua profissão, o que a prefeitura local proibiu.

    E se os alunos fizessem o mesmo? Conseguiriam também. Porém a falta de recurso financeiro e conhecimento da constituição de 88 faz com que muitos dos brasileiros gozem dos seus direitos.

    Sou um jovem de classe média baixa, mas tenho conhecimento porque leio e estudo, quando todos os jovens, adultos e velhos conhecerem o conhecimento terão os olhos abertos.

    Estou torcendo para esse dia chegar, mas enquanto não chega a mão de obra para o trabalho pesado cresce e no futuro estarei preparado para administrá-los, mas concerteza não vou tratá-los como animais e sim seres humanos. De que lado você quer ficar?

  10. É isso aí, Rocha,
    a lucidez e, principalmente, a ação construtora de um mundo onde não possam existir a corruptível/corrupta/corruptora classe política que impede o movimento democrático de uma cidade, seja Manaus, seja em qualquer outro lugar…
    Abraços afinados!

  11. D+…, chegamos a este blog pesquisando pelo assunot de Brindes Personalizados Brasilia, e adimerei o seu conteudo .. meus parabéns, criamos recentemente um micro blog e esperamos ter conteudo de qualidade como este algum dia ..;) volteirei sempre para ler seus artigos!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.