PREPARATIVOS PARA O 17 DE MAIO ESTÃO À TODO VAPOR. MANAUS TAMBÉM PARTICIPA!

Titias e sobrinhas, vocês estão se preparando para o 17 de maio? Claro que sim, o engajamento faz parte da cultura gay, meu bem, de Harvey Milk a Toni Reis, passando pelo combativo Adamor, falecido presidente da AAGLT, Luis Mott, Rosinaldo e tantos outros que fazem e aparecem por aí.

A visibilidade, como já dissemos, não é a midiática, a imagética, mas a de um plano de imanência, das recorrências históricas e da atuação micropolítica. Essa atuação sem nome, sem rosto e sem identidade é que permitiu com que hoje o movimento fosse fortalecido, e não poder ser ignorado nem pelas forças reacionárias.

Bem, aproveitamos o espaço desta colunaaaaaaça, para divulgar os eventos que estão previstos Brasil afora. A informação e o levantamento é da rede de contatos da ABGLT (Toni Reis, neguinha!). Veja onde está o seu estado e participe, tá bem?

Antes que vocês perguntem: “e vcs, louquérrimas da AFIN, vão pra onde nessa baladha loka?”. Nós já entramos em contato com o companheiro Francisco Nery, que nos repassou a programação para Manaus, e nos IN-TCHI-MOU, tá pra ti, IN-TCHI-MOU a participar. Claro que nós vai, né, maninha! Registrar, fotografar e envolver a comunidade amazonense – uma das mais xeno/homofóbicas do Brasil – nesta discussão, que pertence a todos os segmentos. Confere aí, Emmanuellyy!

ACRE: I Semana de Direitos Humanos e Combate à Homofobia que vai se realizar nos dias: 13, 14 e 15 de maio.

ALAGOAS (Maceió): As atividades serão realizadas dias 15/18 e 19 de abril. Três palestras/debate voltada para adolescentes com o objetivo de ajudarmos na redução dos dados apresentado pela ultima pesquisa que diz que uma boa parte dos estudantes não aceitam ou não se sentem bem em ter um amigo Gay na escola. Na oportunidade estaremos também divulgando os dados de agressões e mortes causadas pela Homofobia em nosso estado, como também a coleta de assinaturas em prol do PLC: 122/06. Mesa Redonda “Ações de Enfrentamento a Homofóbia”, com representantes do governo municipal de Maceió e estadual de Alagoas, além de representantes de outras ONG LGBT. Dia 17 de Maio já é Lei Municipal em Maceió.

AMAZONAS: Manaus: Lançamento da “Campanha Virtual Não Homofobia”, no auditório da ALE (Assembléia Legislativa do Estado), 14 de abril, às 10h. Extensa programação nos shoppings da cidade, até o 17 de maio. Em breve, divulgaremos os locais e horários.

BAHIA: Atividades previstas pelo GRUPO GAY DA BAHIA, ASSOCIAÇÃO DE TRAVESTIS DE SALVADOR, QUIMBANDA-DUDU DE GAYS NEGROS – Coletiva para a Imprensa com divulgação dos assassinatos de GLBT na Bahia, 1980-2009 e Representação ao Ministério Público e OAB para acompanhamento dos crimes não resolvidos pela Justiça (14/5, 5ª feira, 15hs); Exposição de fotos e cartazes na Sede do GGB sobre Homofobia na Bahia (14/5, 5ª feira); Seção na Câmara Municipal Dia Mundial contra Homofobia; Leitura de Moção na Assembléia Legislativa da Bahia sobre o Dia Mundial contra Homofobia.

CEARÁ: Juazeiro do Norte – audiência pública com a presença de deputados vereadores e outras autoridades. Ao mesmo tempo já estamos enviando à Câmara Municipal o projeto de Lei para o Dia Municipal Contra a Homofobia. Ações político-educativas. Ampla distribuição de material educativo como panfletos no centro comercial de Juazeiro do Norte, com o slogan: “Jogue sua Homofobia no Lixo”. Encerrando-se a agenda de atividades com a participação ativa dos membros da instituição GALOSC em mesa de debates sobre o Dia mundial de luta contra a homofobia, realizar-se-á no dia 21 de maio na Universidade Federal do Ceará (Campus Juazeiro do Norte-Ce).

ESPÍRITO SANTO: 18 de maio (segunda-feira): Ato Público em frente à Assembleia Legislativa do ES com a presença de todo o movimento LGBT do Estado e convidaremos também os outros movimentos como o da mulher, do negro, das igrejas etc. etc. E estenderemos a bandeira na escadaria da Assembleia, distribuiremos marca-páginas marcando o dia e explicando o que é homofobia e exigiremos da sociedade o fim da homofobia. Neste dia também, se conseguirmos o que pretendemos, faremos o lançamento (se não der para ser o oficial, pelo menos o simbólico) da Frente Parlamentar na Ales, mas isso dependerá de muitas outras coisas, como a adesão mínima de 8 deputados. Já temos assinaturas anteriores de alguns; retomaremos esses contatos e tentaremos fazê-lo. Ao final do ato entraremos na Ales para o lançamento e tentaremos fazer uso da Tribuna Livre nesse e em outros dias do mês.

GOIÁS: Goiânia – O Fórum de Transexuais de Goiás realizará uma oficina sobre o tema no dia 17 de maio, com distribuição de um cd com músicas de cantores e músicas LGBTT no Café Prevenção: Centro de Convivências;  na Avenida Araguaia, 1025, centro de Goiânia.

MARANHÃO: São Luís – nós do Grupo lema dia 17 maio faremos uma Panfletagem em toda orla com objetivo de coletarmos assinaturas em prol da PLC 122/06, e no dia 18 de maio faremos uma mesa de dialogo na escola técnica municipal do SUS  com o tema “a garantia de direitos: um desafio para o enfrentamento da homofobia”. Além da caminhada sugerida pelo Grupo Lema haverá também audiência pública na Assembléia Legislativa, painel na Câmara dos Vereadores.

MATO GROSSO DO SUL: Corumbá – Serão antecipadas para o dia 24 de abril as comemorações do Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia, quando será realizada uma Manifestação Pública no centro da cidade de Corumbá/MS com cartazes, faixas, carro de som e distribuição de panfletos sobre homofobia e no dia 25 será realizado o Miss Gay Pantanal 2009. Campo Grande – já está marcado é um seminário de Juventude, Direitos Humanos e Diversidade Sexual para o dia 15 de maio, promovido pelo Governo de MS e Conselho Municipal de Juventude de Campo Grande.

MINAS GERAIS: Belo Horizonte – Ação conjunta do Fórum de Entidades na Luta Cotnra a Homofobia: CELLOS-MG, ALÉM, GUDDS, CRP04, Coordenação Municipal de Direitos Humanos, Secretaria Adjunta de Direitos e Cidadania e NUH (núcleo direitos humanos e cidadania LGBT da UFMG), que prepara várias atividades como audiência pública na Assembléia Legislativa junto à comissão de direitos humanos, ato público na praça 7, debates, panfletagem de carta pública explicando a importância do dia 17 de maio,  manifestações. Montes Claros – Mostra Cultural durante a semana que antecede ao Dia Internacional de Combate a Homofobia. Uma mesa redonda com representantes da Universidade e da Sociedade Civil está incluída nessa proposta, além de palestra, da exibição de um filme ou documentário específico sobre essa temática. São João del Rei – estamos desenvolvendo uma ação de advocacy no legislativo e executivo no intuito de aprovar até Maio a instituição do 17 de Maio como Dia Municipal de Luta contra a Homofobia. Além disso está previsto o uso da tribuna na Câmara Municipal para dar destaque político a esse dia tão importante. Também será realizado um evento de promoção da nossa cultura onde estaremos lançando a Campanha GAY VIVO NÃO DORME COM O INIMIGO, norteada pela campanha já desenvolvida pelo GGB.

PARÁ: O movimento do Estado do Pará, estará realizando ações de coleta de assinaturas em prol da aprovação da PLC 122 / 06, dar visibilidade à campanha NÃO HOMOFOBIA, e promover ação de visibilidade das pessoas LGBT. Local do evento: praça da republica no centro de Belém. No dia 18 de maio, sessão especial na assembleia legislativa do Estado do Pará a partir das 09:00h, nesta sessão a CLOS em conjunto com o Projeto cidadania da SEJUDH estará realizando neste dia assinatura de contratos de união estável entre casais do mesmo sexo com o apoio da deputada Bernadete Tencaten.

PARAÍBA: João Pessoa – O Grupo SOMOS do RS fará um seminário regional de 14 a 17 de maio em João Pessoa , onde estarão presentes varias pessoas do movimento LGBT regional; Realização de 12 a 14 da semana da consciência homossexual; Realização no dia 15/05/09 de uma sessão conjunta especial (câmara e assembléia) sobre o dia mundial de combate a homofobia; Realização no dia 19/05/2009, de atividade na Lagoa com panfletagem e falas em informativas sobre a data 17 de maio.

PARANÁ: Curitiba – Protocolo na Assembléia Legislativa de projeto de lei que cria o Dia Estadual contra a Homofobia, ou Decreto pelo governador criando o Dia Estadual contra a Homofobia. 16 a 18 de maio: I Seminário da Rede Paranaense pela Cidadania LGBT; 17 de maio – panfletagem na feira do Largo da Ordem, a partir das 11 horas; 18 de maio: Audiência Pública, das 14 às 16 horas na Câmara Municipal de Curitiba; 19 de maio: 1ª Conferência Livre de Segurança Pública (na Câmara Municipal de Curitiba).

PERNAMBUCO: Recife – Para o dia 17 de Maio, o Movimento Gay Leões do Norte está propondo a seguinte agenda de atividades: Dia 13/05 – Audiência pública na Câmara de Vereadores do Recife (A CONFIRMAR); Dia 14/05 – Audiência pública na Assembléia Legislativa de Pernambuco (A CONFIRMAR); Dia 15/05 – Fixação de faixas alusivas ao tema nas principais pontes do centro do Recife; Dia 17/05 – Manhã: fixação de cruzes na Praia de Boa Viagem simbolizando os LGBT mortos pela homofobia no Estado de PE; Manhã: Distribuição de fitas com as cores do arco-iris (escrito 17 de Maio: Dia Internacional contra a Homofobia) e panfletos na praia de Boa Viagem; Tarde: Distribuição de fitas e panfletos no Praça do Marco Zero – bairro do Recife Antigo.

PIAUÍ: Picos – 17/05: uma grande atividade de rua esta sendo preparada pela Prefeitura, m com shows de cantoras lésbicas, gays e transformistas, panfletagem e café da manhã pra 2000 pessoas na principal praça da cidade. Atividade começa às 8 da manhã e se encerra às 11 horas. Em Picos já existe a lei que estabelece o dia 17 de Maio como o Dia Municipal de Combate à Homofobia e à Transfobia.

RIO DE JANEIRO: Rio de Janeiro: Será feita uma grande ação para divulgar a campanha “Não Homofobia”. O Movimento D´ELLAS terá participação em evento local e divulgação em locais de frequência predominante feminina do material da campanha TEM MULHERES NA PARADA, que é um postal impresso com esta finalidade.

RIO GRANDE DO NORTE: Natal – Ação conjunta do Forum LGBT, com apoio das instituições GAL-RN, Grupo Afirmação, Atrevida-RN, Astra-RN, Apolos e demais. Ato no dia 15 de maio em comemoração ao dia Mundial de Luta contra a Homofobia.
Local: Calçadão da João Pessoa. Data: 15 de maio de 2009. Horario: 18h. I CONFERENCIA LIVRE LGBT DE SEGURANÇA PÚBLICA. Local: auditório da SMS. Data: 14 e 15 de maio de 2009. Festa do Orgulho Gay, organizada pelo GAL-RN no dia 17 de Maio.

RIO GRANDE DO SUL: Pelotas – Seminário de 80h, sendo 16h presencial e 64h virtual, através da criação de um fórum virtual que será acessado no site www.onggesto.org.br. O Gesto também está contribuindo na coordenação da criação de um fórum municipal de segurança pública para a criação do conselho municipal de segurança pública, onde, também levaremos discussões LGBT.

RORAIMA: Grande seminário contra homofobia com presença de um grande ativista LGBT Esclarecimentos sobre aids na nossa população através do nosso projeto de assessoria jurídica. Vamos finalizar com passeio de barco pelo nosso grande rio branco.

SANTA CATARINA: Florianópolis – Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades da UFSC lança concurso de cartazes para escolas da capital e Grande Florianópolis públicas sobre homofobia, lesbofobia e transfobia nas escolas. O concurso se insere na data 17 de Maio, instituída por lei no município de Florianópolis como Dia Municipal contra a Homofobia, Lesbofobia e Transfobia. As inscrições para o Concurso são gratuitas e os cartazes vencedores levarão para a biblioteca de suas escolas livros e revistas sobre Gênero e Sexualidades atuais e com referencial teórico para a abordagem dos temas das homossexualidades e travestilidades nas escolas. Blumenau – Realização, durante a semana do dia 17 de maio (aqui já foi instituído por lei de autoria da vereadora Maria Emília (PT), de encontro GLBT. Programação para a semana do dia 17 inteira, com vídeos, palestra, atos públicos, constituição da entidade legalmente.

SÃO PAULO: Pontal-SP – Capacitação, por um grupo de estudos glbt da USP  de Ribeirão Preto. para professores sobre o assunto “diversidade sexual”, incluindo palestra sobre a lei estadual 10948 (Discriminação por Orientação Sexual). Santo André – A Prefeitura realizará um workshop para 120 funcionários nos dias 18 e 19 de maio com o objetivo de discutir a questão da HOMOFOBIA, a lei 10.948, o projeto de Lei, além dos conceitos estigma, orientação sexual, identidade de gênero, cidadania e direitos humanos. Haverá inclusive apresentação de vídeo documentários para contribuir no debate.

SERGIPE: Aracaju – 1) O 17 de maio em Aracaju será comemorado com o Prefeito da cidade, sancionando a lei que criminaliza a homofobia em Aracaju, em reunião com a maioria das Instituições LGBT de Sergipe e o vereador Elber Batalha, chegaremos para mais uma conquista do movimento LGBT organizado Sergipano (ASTRA-DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA GLBT, ADHONS, AXE KIZOMBA, MOLS, ATHENAS). 2) dia 17 de maio vamos fazer panfletagem nas ruas e realizar uma palestra no final do mês para a comemoração de 1 ano do Centro de Referência em Aracaju.

Ufa, e pensam que acabou? Na-na-ni-na-na, bobinhas! Ainda falta, Distrito Federal, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Amapá, divulgarem suas programações. Para participar, vocês devem entrar em contato com as respectivas organizações dos eventos. Mas nós não semos otárias, né, Janeth, de colocar aqui os emeios da moçada, senão a praga do Spam toma conta do Brasil! A louca! Então, se ocês quiserem mais informações sobre tal ou qual evento, entrem em contato com esta coluna pelo emeio afinsophiaitin@yahoo.com.br, que a gente disponibiliza para os endereços interessantes. Tá ou não tá? Tá!

Ui! E agora vamos ver outros sopros gays (ou não) que passaram no nosso Mundico! A Louca!

Φ HOMOFOBIA É EPIDÊMICA NA UNIÃO EUROPÉIA. Um relatório da Agência de Direitos Fundamentais, divulgado no final do mês passado, traça um quadro preocupante sobre a violência de cunho anti-homoerótico em todos os países da União Européia. Longe do ideário neoliberal de uma globalização em que as culturas celebram a diversidade, vemo-nos arrancados aos primórdios do século XX, quando a chamada Grande Depressão acirrou as diferenças econômicas, generalizando a já generalizada miséria e trazendo o ódio a reboque. Não por acaso, o nazismo e o fascismo ressurgem, e com ele, o ódio a negros, imigrantes, homossexuais, mulheres, minorias em geral. O que leva à fácil conclusão de que a homofobia, com de resto qualquer outro tipo de discriminação, tem um fortíssimo componente de ordem das relações econômicas. Marx já o sabia, benzocas. O ódio ao outro se materializa também na competição desgarrada pelo emprego, pela moradia, pela saúde, que no capitalismo, não dá mesmo para todos. Um sistema de produção que trabalha com a interdição, em todos os sentidos da palavra, tanto no plano material quanto imaterial. Daí a luta LGBT ser mais ampla e complexa do que apenas a exigência de direitos. É a luta por um outro mundo possível, junto com todas as outras minorias, num plano de coexistência não tolerante, mas desejante. Lá e cá. Sentiu a brisa, Neném?

Φ MAIS UM ESTADO ESTADUNIDENSE APROVA O CASAMENTO HOMOERÓTICO. U-hu, let’s go to the states, baby! Mais um estado daquele país aderiu ao rainbow marriage. Casamento gay, tolinhas. Depois de Massachussets, Connecticut e Iowa, agora foi a vez de Vermont. A diferença foi que nesta cidade, foram os congressistas que derrubaram o veto do governador Jim Douglas, não por acaso, Republicano, e fizeram valer a lei, que vigora a partir de primeiro de setembro. Esta coluna está aceitando convites… para ser madrinha e padrinho, calma, nenês. Com direito a passagem, é claro. Só por uma causa comunitária como esta, pra esta colunéeeeesima se dispor a ir aos states, néan… Sentiu a brisa, Neném?

Φ TENDÊNCIA À OBESIDADE EM SOROPOSITIVOS É PREOCUPANTE, SEGUNDO ESTUDO. Uma pesquisa realizada nos centros de referência e treinamento DST/AIDS de São Paulo mostra que a cidade tem seguido a tendência mundial de obesidade em pacientes soropositivos. Dos entrevistados, 25% está com sobrepeso e 7,5% são obesos. Esta população tem todas as complicações patológicas decorrentes de uma obesidade, com fatores de risco particulares: a rejeição à magreza – estereótipo do doente de AIDS durante décadas – aliada à lipodistrofia (acúmulo de gorduras em partes específicas do corpo), efeito da medicação. Daí a necessidade de exercício físico e acompanhamento médico. A questão não é estética, muito menos dos signos-clichês do olhar pasteurizado da sociedade de consumo: trata-se de saúde, neném, portanto, há que ter cuidado, se cuidar e aproveitar a vida, principalmente quando se sabe que a cura da AIDS, como diria o belíssimo Betinho, é viver a vida. Com delicadeza, suavidade e alegria. Sentiu a brisa, Neném?

Φ PRESIDENTE DA ABGLT DISCUTE UNIÃO CIVIL EM CURITIBA. O atuante Toni Reis, presidente da ABGLT, esteve esta semana em Curitiba, para participar, na Universidade Positivo, de um debate sobre a união civil. E arrasou, baby! A discussão rolou em altíssimo nível, e Toni se surpreendeu com a quantidade de alunos e professores, amplamente favoráveis aos direitos LGBT. Foi a primeira vez que ele foi convidado, como autoridade representante do segmento, para discutir o tema. Ele aproveitou para desfazer algumas incongruências que pairam sobre o projeto, e explicar que a questão é laica, não religiosa: “não almejamos o casamento, mas, sim, os direitos civis do relacionamento entre pessoas que, apesar de viverem sob o mesmo teto, não são oficialmente casadas, ou seja, passam a compartilhar da herança, da previdência, da imigração, entre outros”. Mais atuante impossível. Bom saber que no plano associativo e colaborativo, a população LGBT está bem representada. Show, Toni! Sentiu a brisa, Neném?

Beijucas, até a próxima, e lembrem-se, menin@s:

FAÇA O MUNDO GAY!

1 thought on “!!!!! O MUNDO É GAY !!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.