JUIZ DE SANCTIS PARA KENNEDY ALENCAR: “JORNALISMO É SERVIÇO PÚBLICO!”

0

É impossível que ainda exista alguém que tenha dúvida que exista diferença entre as formas de mídias. “Não, a mídia impressa é mais inteligente que as outras!” “Não, inteligência está na TV!” Não, não existem estes crédulos. Toda mídia não é nada mais do que a confirmação da ressonância da mediocridade. O império do mesmo. A ecolalia triunfante.

Você, se teimar em ser o último dos midiotários, pretende a asseveração da harmonia dos afásicos? Ligue nas noites de domingo na RedeTV, no programa de “entrevistas” do serviçal da Folha de São Paulo, o borbulhante Kennedy Alencar. Lá você vai encontrar a verdade crua da mídia despudorada de mercado.

FAÇO DE VOLTAIRE MINHAS PALAVRAS”

O funcionário da folhatinesca, Kennedy Alencar, que de Kennedy tem o talento da intriga, levou o jus juiz Fausto De Sanctis ao seu programa para entrevistá-lo. Nada de entrevista. Só inquirição mesclada com tentativa de frutrica própria da Folha. Mas De Sanctis é um lorde que escapa da colônia. Não caiu nas borbulhanças folhatinescas.

Nem o midiotário acreditou que Alencar estava diante de um dos homens mais insignes da colonizada justiça brasileira. O folhatinesco tentou conduzir a inquirição para seu lado Daniel-Mendes. O insigne não derivou. Manteve o prumo da justiça. Melhor nível: Alencar parte para defesa de sua comparsa, a jornalista que vazou a investigação que a Polícia Federal fazia sobre Daniel Dantas, e sua prisão.

O folhatinesco defendeu o desbotado senso comum dos tiranos: a liberdade de imprensa. A liberdade para escamotear e tramar contra os que pretendem justiça. De Sanctis afirmou que era defensor da liberdade de imprensa, mas que era preciso o jornalista compreender que uma investigação de interesse público é mais importante para a sociedade do que o manjado (o manjado é nosso) furo de reportagem. E que o jornalismo não pode estar acima da lei a ponto de prejudicar um trabalho de tamanha importância social.

Alencar, com um sorriso em um rosto de seminarista que acreditou que a verdade da existência irrefutável de Deus encontra-se na Patrística de Santo Agostinho e no Tomismo de Thomas de Aquino, portanto o jornalismo é dogmático, nada esta além dele, nem a justiça, tentou de várias formas defender a ação anti-democrática e social da comparsa, mas não deu outra, De Sanctis desteologizou a pretensão do jornalismo de mercado. Com uma inflexão nobre e decidida, demonstrando uma cumplicidade com o filósofo/jornalista Ignácio Romanet, para quem o jornalismo é uma disciplina cívica, pôs sua Retórica, o logos democrático, to pletos, a pluraridade das diferenças sobre a intriga do folhatinesco: “O jornalismo é serviço público!”

Antes da ambição do proprietário de qualquer mídia, encontra-se o direito social, para quem desejar, institucional, do cidadão. A condenação de alguém como Daniel Dantas é mais importante para a sociedade brasileira que o lucro que qualquer mídia possa conseguir com informações tendenciosas que visam mais auxiliar o réu do que contribuir para que a justiça prevaleça.

Guardado em seu sorriso dogmático, Alencar, tentou mais borbulhanças: “Dizem que lhe viram no Show da Madona.” De Sanctis: “Fui ao Show e fiquei na pista, algumas pessoas me reconheceram e conversaram comigo. Gosto da Madona.”

Para os midiotários: Madona é uma das poucas do psicodelismo Pop que luta pela liberdade dos povos. Em Israel, encarou os reacionários do poder judaico. Ninguém gosta da ativista Madona inutilmente. Talvez, Alencar. Mostrando um jornalismo colegial, fez um tal de “Pinga Fogo”: perguntas rápidas e curtas. Entre elas, o pedido para De Sanctis dizer uma frase que mais gostava. Talvez, surpreso com o tipo de infantilismo midiótico, o insigne juiz fez uma pausa e depois citou Voltaire, afirmando que não lembrava toda a máxima, mas que se tivesse que fazer para ele uma frase baseada na do filósofo francês, intelectual da Revolução Francesa, ele diria…, e disse finalizando, que tinha fé na justiça e era contra a corrupção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.