i iNDA TEM FRANÇÊiS Qi DiZ Qi A GENTi NUM SEMO SERO

0

@ MP GAÚCHO PRETENDE PERSEGUIR, PUNIR, DISSOLVER O MST. É a denúncia que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra apresentou na segunda-feira passada (23/06), a partir de uma ata do Conselho Superior do Ministério Público, em reunião secreta em 3 de dezembro do ano passado, quando o Ministério Público do Estado (MPE-RS) decidiu proibir deslocamentos, marchas e caminhadas, intervir em escolas de assentamento, criminalizar lideranças e integrantes e “desativar” todos os acampamentos do Rio Grande do Sul. Além disso, já foram identificados pelo MPE e pela Polícia Militar “todos os integrantes” do MST (aqui no Diário Gauche), segundo o promotor Gilberto Thums, que disse ao portal Terra Magazine ser o movimento um “braço de guerrilha”. As provas apontadas vão desde a ligação com outras entidades sociais, como a Cáritas (ligada à Igreja Católica), até guerrilheiras, como as FARC colombianas, passando pela leitura de autores como Paulo Freire, Florestan Fernandes, José Martí, Che Guevara e do pedagogo russo Anton Marenko, como analisou com lucidez Maria Inês Nassif. O ranço ditatorial chega a condenar a “fraseologia agressiva, abertamente inspirada em slogans dos países do antigo bloco soviético”. No entanto, a despeito da truculência, todas essas ações não serão implantadas com facilidade. O MST é um movimento que age não por estratégias molares, mas por diagrama micromolecular, não possui sequer CNPJ, não tem presidente e todas as acusações são rebatidas com inteligência pelos sem terra e outras entidades de todas os matizes sociais, uma vez que ele está espalhado por diversos estados brasileiros e, principalmente, devido a uma ação como essa violentar todos os cidadãos envolvidos politicamente no mundo, por se colocar como um ataque fascista à liberdade de associação, à pluralidade de idéias e à formação de movimentos sociais contestadores, enfim, à democracia. I inda tem françêis…

@ DESIGUALDADE ENTRE SALÁRIOS DE RICOS E POBRES DIMINUI. Se existem dois órgãos vinculados à políticas públicas governamentais que conquistaram com competência o título de republicanos, é a Polícia Federal e o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). O instituto divulgou esta semana o cálculo do índice GINI, criado pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912. O índice mede o grau de desigualdade entre os rendimentos, variando de 0 a 1, sendo o zero a igualdade entre as rendas de todos os indivíduos, e 1 quando um indivíduo retém toda a renda de uma sociedade em detrimento dos demais. A novidade é que o índice, no governo Lula, continua caindo. Em 2002, a tendência era de aumento deste índice, ou seja, o aumento do abismo econômico-social entre pobres e ricos. Desde o início do governo Lula, com a implementação do Bolsa-Família, o índice vem caindo. O acumulado 2002-2008 já é de 7% a menos. O valor calculado no primeiro trimestre de 2008 é de 0,505, uma queda de 0,038 pontos. Parece pouco, mas significa que a desigualdade econômica no Brasil diminui enquanto, por exemplo, no México, o ponteiro não se move há 50 anos. Segundo o presidente do IPEA, o gaúcho Márcio Pochmann, o Brasil se aproxima da sofisticação econômica que, segundo o índice GINI, está quando os valores chagarem a 0,45 pontos. O resultado leva a uma conclusão e um caminho: a certeza de que programas de transferência de renda como o Bolsa-Família são eficazes no sentido de promover a diminuição da miséria econômica; e apontado pelo próprio IPEA, é preciso investir numa reforma tributária que faça com que os ricos paguem mais impostos que os pobres. Daí a choradeira e a mobilização parlamentar em torno do fim de impostos como a CPMF e a CSS. Eles não pesam no bolso dos pobres, mas são instrumentos eficazes na fiscalização e na tributação dos mais ricos. Daí, fica fácil escolher nas próximas eleições. Quem trabalha para quem? É só olhar quem votou contra ou a favor do fim da CPMF, e quem votou contra ou a favor da criação da CSS. Olho na urna! I inda tem françêis…

@ REELEIÇÃO NA COLÔMBIA TAMBÉM TEVE COMPRA DE VOTO, é a última acusação da Corte Suprema de Justiça da Colômbia (aqui no Rebelión), que vai deixando desesperado o presidente Álvaro Uribe. Depois de fazer uma devassa no congresso colombiano, onde até o primo de Uribe foi preso por sua relação com os paramilitares, a Corte agora ordena uma revisão da reforma constitucional que permitiu Uribe reeleger-se, devido a três ex-congressistas, Yidis Medina, Teodolindo Avendaño e Iván Díaz, terem confessado o recebimento de suborno para votar a favor da emenda da reeleição. Uribe, como sempre, respondeu com terrorismo, acusando os órgãos judiciais de abuso de poder e de usurpar competências do poder político. Em seu desespero, Uribe, ao invés de interpor à revisão legal, quer que as eleições de 2006 sejam repetidas. O espalhafatoso presidente conseguiu reunir críticas à sua posição da oposição e até dos que o apóiam. O jornalista Carlos Lozano afirma que “é uma explosão desesperada porque a sua situação começa a ser comprometida em fatos maliciosos”. É uma pena que na época da reeleição de Fernando Henrique a Corte Suprema Brasileira não tinha nada de colombiana. I inda tem françêis…

@ ALTA DOS ALIMENTOS ILUSTRA A FOME COMO PRODUÇÃO SOCIAL. Enquanto a ONU discute as causas da crise alimentar, e alguns tentam colar o aumento das chamadas comoddities à produção dos biocombustíveis, sem diferenciar o etanol de cana brasileira do hipersubsidiado milho estadunidense e nem enxergar a (i)moralidade capitalista na produção da falsa crise, os verdadeiros responsáveis continuam lucrando com a nova bolha econômica, que, quando estourar, terá de ser sanada com mais dinheiro publico dos bancos centrais das nações. No Brasil, esta semana, o índice de faturamento dos supermercados divulgado mostra que houve um aumento de 8,87%. Foi o maior lucro no período em cinco anos, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Se os supermercados, que são a extremidade do lucro da cadeia produtiva está ganhando, imagine-se os especuladores, que jogam seus milhões na bolsa de valores, produzem boatos e fabricam crises artificiais para, ao final, lucrar. A chamada crise dos alimentos só não é uma ficção no ronco da barriga dos africanos e países da América Latina que não tem condições econômicas de fazer frente à altíssima especulação. A fome é um produto das relações bio-físico-químicas do corpo, mas ela não é uma privação enquanto se reduz a esse processo. Ao contrário, é a produção de uma sociedade de exploração e desigual que permite que um processo natural do corpo humano se transforme num sintoma social da doença da humanidade degenerada. Enquanto poucos brincam no cassino especulativo financeiro das bolsas de valores mundiais, outros morrem ou ficam marcados pela existência por uma fome que não é a do corpo, mas a do existir em plenitude. I inda tem françêis…

@ NO PARAGUAI, NICANOR DUARTE NÃO CONSEGUE RENUNCIAR para ser senador vitalício e com mandato. Parece até uma questão psiquiátrica. Acontece que o atual presidente, Nicanor Duarte, conseguiu liminar na justiça paraguaia para se candidatar ao senado, ao mesmo tempo em que era presidente. Foi eleito. Mas para assumir o posto precisaria renunciar antes da posse do engajado bispo Fernando Lugo à presidência em 15 de outubro, que tirou o poder do Partido Colorado mantido há mais de 60 anos. Acontece também que o pedido de renúncia deveria ser votado no Congresso paraguaio. Acontece mais ainda que membros do seu próprio partido, que o culpam pela perda do poder, e parte da oposição estão boicotando a votação, querendo que outro assuma a vaga. Foi assim na terça e quinta passada. Há legisladores que dizem que caso não seja empossado (e não poderá) como senador no dia 1º de julho, não poderá assumir mais a vaga. Outros dizem que é possível. De qualquer forma, a decisão passa para a nova gestão. Se não conseguir renunciar, Nicanor será empossado posteriormente como senador vitalício por ter sido presidente, mas sem direito a voto. Se conseguir, será ao mesmo tempo senador vitalício e senador com mandato. Tudo é possível desde que perceba os vínculos da psiquiatrização na macropolítica. I inda tem françêis…

@ BRASIL É O SEGUNDO DO MUNDO EM CONSUMO DE COCAÍNA. Há poucos dias foi considerado o país do mundo onde mais se consome coca-cola. Como analisamos numa série de cinco textos denominada Barato da Onu, os países andinos produtores da coca não inventaram e não têm culpa de sua industrialização. Essa notícia só o confirma. O caso também, para nós que não somos de nenhuma instituição familiar/policial, não é de culpabilizar os usuários. No entanto, parece que no Brasil há uma necessidade de produção artificial de euforia. Daí o alto consumo das duas cocas a cocaína e a coca-cola. (E a própria Polícia Federal comprovou recentemente que a coca-cola ainda utiliza cocaína em sua fórmula, o que é proibido pelas leis brasileiras). Uma, proibida; a outra, legal. Ambas dão uma sensação de embevecimento: uma, pela pose no grupo seleto; a outra, no arroto coletivo. Uma que ataca o nariz e os pulmões; a outra, há estudos que falam de problemas intestinais. Uma alimenta os grandes cartéis; a outra, a grande multinacional que financia o massacre no Afeganistão, Iraque, Irã, América Latina. A mesma. I inda tem françêis…

@ MÁQUINA DE CAMISINHA NA ESCOLA, foi o anúncio feito nessa quinta-feira (26) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em Florianópolis, no 7º Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids (aqui na Agência Brasil). Houve quem ficasse contra, algumas entidades moralistas/moralizantes que ainda hoje em plena pós-modernidade tratam o sexo como tabu, pregando o controle do corpo, do prazer e do desejo. Mas o projeto do Ministério da Saúde, além de preservar o corpóreo, visa também elementos incorporais. Além de preservar para que as relações sejam sempre saudáveis e para não ocorrer a chamada gravidez “indesejada”, serão trabalhados temas na escola referentes às questões sexuais. Se irá levar os jovens a desejarem mais cedo a realizarem relações sexuais este não é o objetivo educacional—, se isso ocorrer, ao menos poderá diminuir os medos, as incompreensões, liberando o corpo e a alma para o encontro não por impulso, mas por instinto, não pela sexualidade (coisificação do sexo), mas pelo sexo-corpo numa escolha-afetividade seja uma noite, seja alguns anos. Pena que por enquanto o projeto será avaliado em apenas 400 escolas e apenas com preservativos masculinos. Precisa se estender logo por todo o Brasil. I inda tem françêis…

Vamos que vamos

Que quem foi não dançou

Com quem dançou e não foi

Aonde havia alguém pra dançar…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.