*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*
Quien quiera entender como funciona el mundo deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).
E o Brasil caiu no frevo!!!
Corinthians/SP 3 – 1 Sport Recife/PE
Sport Recife/PE 2 – 0Corinthians/SP
Os times entraram em campo, e ao apito do juiz, quem esperou um Corinthians na retranca acertou, e quem esperou um Sport indo pra cima atabalhoadamente, errou. O Leão da Ilha do Retiro atacou, mas encontrou dificuldade em penetrar na defesa alvi-negra. Parecia que não era o time que atacava impiedosamente nos jogos em casa. Mas parece que era apenas para enganar o time paulista. Quando menos se esperava, em quatro minutos, Carlinhos Bala, o irmão mais novo do Chico César, é lançado na ponta direita da grande área, mata no peito e fuzila no cantinho do gol de Felipe. Quatro minutos depois, Luciano Henrique chuta o rebote de um escanteio, e o goleirão Felipe fica com as penas do frango na mão. Daí o Corinthians resolveu ir pra cima, e mostrou que os resultados obtidos na Série B só podem provar que o certame é um cemitério de galináceos (só tem galinha morta). O segundo tempo, o Sport até que tentou deixar o timão ser campeão. Recuou, e deu espaço para o alvi-negro perder boas chances. Mesmo com a expulsão Guiness Book de velocidade de Wellington Saci, que chutou o músico Chico César Bala, o rubro-negro se segurava lá atrás! Ali, o time corintiano mostrou ser uma verdadeira caixinha de surpresas. Foram dez minutos de sofrimento para a torcida que invadiu a Ilha. No final, com mais um expulso (dessa vez por esmurrar Chico César Bala), quem abusou de perder gols foi o Leão. Detalhe para a atuação do árbitro, impecável. Para quem achou que fosse se repetir o apito de Simon na final da Copa do Brasil, anos atrás, entre Corinthians e Brasiliense, se deu mal. Mesmo com a marcação de touca e os gols perdidos, a máxima não se fez, e o Sport Club do Recife sagrou-se campeão do Brasil e ruma à Tokyo 2009. Mais uma vitória de Lula, que ganha mesmo quando perde. Perdeu como torcedor corintiano, ganhou como pernambucano. AGORA É SÓ COMEMORAR!!!!
Θ SÉRIE C DE CATÁSTROFE. No início do ano, a CBF anunciou que planeja modificar o formato de realização da série C, colocando nesta apenas 20 clubes, formatando-a na mesma condição das séries B e A. Atualmente, a série C envolve os campeões estaduais, e na edição 2008, contaria com 64 clubes. O que os times não contavam era que a confederação iria fechar as torneirasjá nesta. Além de não ajudar mais os clubes com os tradicionais 3 mil Reais por partida, mais as despesas com deslocamento, a CBF elaborou um calendário onde as disputas regionais (a primeira fase da competição), durará somente um mês. Serão somente seis partidas para os que forem eliminados. Com um planejamento mínimo de três meses – prazo mínimo para o contrato de um jogador – a medida é mortal para a economia de clubes pequenos, que terão de arcar com uma temporada de três meses, sendo apenas um de arrecadação e atividade. Ceilândia/DF, Brazlândia/DF, Ypiranga/PE, Serrano/PE, Cabofriense/RJ, ULBRA/RO e Rio Bananal/ES, já desistiram do certame. Outros se irão, no processo de desmonte do futebol brasileiro, que cada vez mais se reduz a 30, 40 clubes no máximo disputando os principais torneios, enquanto o restante do futebol afunda economicamente.
Θ FUTEBOL AO VIVO NO AMAZONAS. Com a adequação da programação aos critérios da classificação indicativa de acordo com os fusos horários dos Estados, a Rede Globo, para não perder a audiência das novelas, optou por não mais exibir ao vivo as partidas de futebol nas quartas-feiras. No Acre, o senador Tião Vianna (PT) resolveu a pendenga fazendo os acreanos acordarem antes do sol, adequando o fuso horário aos interesses da emissora. No Amazonas, o “orgulhento” Arthur ‘5,5%’ Neto preferiu apelar para o abrandamento dos critérios da classificação indicativa, mas não obteve sucesso. Nenhum deles questionou a programação global, desnecessária à construção de uma comunalidade democrática. A Globo, de quebra, além de tentar emplacar a unificação dos fusos horários, pressionava o governo através da falta do futebol nas quartas-feiras da região Norte e Centro-Oeste. No entanto, quem perdia era a própria emissora, que nas noites de quarta levava surra do ibope da Bandeirantes, que chegou até a mostrar a partida entre Fluminense e São Paulo, pela Libertadores, além dos jogos da Copa do Brasil. No Mato Grosso, o MPE forçou a emissora a transmitir as partidas ao vivo. O Amazonas, esta semana, seguiu o exemplo. No entanto, a Rede Globo continua juridicamente ilegal, já que, para cumprir a ordem do MP, teria que deixar de transmitir a novela no horário considerado inadequado pela lei. A emissora apenas retornou a novela ao horário em que era transmitida antes da resolução, e tem, por isso, que sofrer sanções, já que descumpriu a resolução federal. Veja , leitor intempestivo, que não há contradição. Enquanto a resolução federal pede que a novela (classificada como exibível após as 22h) seja exibida após as 22h nos Estados onde, antes, era exibida às 20 ou 21h. As decisões dos MP´s apenas exigem que o futebol volte a ser transmitido ao vivo. Portanto, a questão global seria não exibir a novela. Fica portanto, a necessidade de se enquadrar juridicamente a empresa, que exibe um produto impróprio e condenado pela legislação, a despeito da proibição. Alguns dos vetustos senadores, tanto o acreano quanto o manoniquim, teriam coragem de encarar essa querela?
Θ CHAGÃO PERGUNTA: Desta vez, o ‘Chagão!’ quer saber: até a década de 20, o futebol carioca era dominado por quatro grandes times (Fluminense, Flamengo, América e Botafogo), com o Bangu como quinta força. Todos tinham em comum a predileção por jogadores brancos, embora para a torcida, àquela altura, já não importava muito a cor de quem colocava a bola na rede. Mesmo assim, os quatro clubes insistiam em não “escurecer” os elencos, e havia quem dissesse que o branco jogava melhor que o negro. No entanto, a ascensão de um time da segunda divisão, que chegou com um elenco de negros, mulatos e cafusos, mostrou definitivamente que a bola não discrimina. Que time era esse?
Θ EUROCOPA AUSTRIA/SUÍÇA 2008. Aqui você confere os placares dos jogos já realizados, a tabela dos confrontos e os confrontos eliminatórios. As resenhas das partidas você continua lendo no nosso Chagãozinho Eurocopa, diariamente:
GRUPO A
Portugal – 6
República Tcheca – 3
Turquia – 3
Suíça – 0
Portugal 2 – 0 Turquia
Suíça 0 – 1 Rep. Tcheca
Suíça 1 – 2 Turquia
Rep. Tcheca 1 – 3 Portugal
15/06
Suíça – Portugal
Turquia – Rep. Tcheca
GRUPO B
Alemanha – 3
Croácia – 3
Polônia – 0
Áustria – 0
Alemanha 2 – 0 Polônia
Áustria 0 – 1 Croácia
Hoje
Croácia – Alemanha
Áustria – Polônia
16/06
Polônia – Croácia
Áustria – Alemanha
GRUPO C
Holanda – 3
Romênia – 1
França – 1
Itália – 0
Holanda 3 – 0 Itália
Romênia 0 – 0 França
13/06
Itália – Romênia
Holanda – França
17/06
Holanda – Romênia
França – Itália
GRUPO D
Espanha – 3
Suécia – 3
Grécia – 0
Russia – 0
Grécia 0 – 2 Suécia
Espanha 4 – 1 Russia
14/06
Suécia – Espanha
Grécia – Russia
18/06
Grécia – Espanha
Russia – Suécia