Presidente da República em exercício, José de Alencar, sancionou às 16h de hoje no Palácio do Planalto a lei que torna obrigatório o ensino de Filosofia e Sociologia no ensino médio nas escolas públicas e particulares. É o retorno das disciplinas, que faziam parte do currículo do ensino médio até 1971, quando foram retiradas pelo regime militar e substituídas pela enquadrante Educação Moral e Cívica.

Segundo José de Alencar, a sanção da lei (que teve relutância de donos de escolas particulares e mesmo governadores ditos democráticos, tudo para não aumentar o quadro de funcionários) vai servir como uma ligação entre os ensinos médio e superior e o desenvolvimento sistemático das questões humanistas. O Ministro da Educação, Fernando Haddad, que homologou em 2006 o parecer do Conselho nacional de Educação – CNE, se referiu à lei, dizendo que será fundamental “para que os jovens possam se apossar do país e tornar-se donos do seu futuro”.

Portanto, seguindo a linha dos dizeres do ministro, nada de aulas anemizantes: a mãe de Sócrates… Os Dois Mundos de Platão… Aristóteles foi… Durkheim estudou… As aulas de Filosofia e Sociologia não podem parar como disciplinas, devem servir para a análise das questões sociais e políticas e a construção de vivências filosóficas com a vida, ativando o pensamento e o pensamento afirmando a vida (Nietzsche).

7 thoughts on “FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: AGORA É LEI

  1. Gostaria de saber quantas aulas de filosofia por lei deve ser ministrada no ensino médio,e se o ensino da filosofia sera para todas as series do ensino médio ou apenas para uma das três.
    obrigada
    prof Nubia Pinheiro

  2. Companheira Núbia,
    De acordo com a Lei 11.684/2008, que institui o ensino de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio, as aulas devem ocorrer nas três séries. Da forma como é hoje, em Manaus, seriam duas aulas na semana para cada turma. A lei, que altera a LDB, não discrimina como será a questão da carga horária. Vai abaixo o endereço eletrônico onde se pode visualizar a lei:
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm#art1
    Abraços Intempestivos!

  3. As disciplina de filosofia e sociologia serão ministradas pelos professores que tem formação em fiolosofia e ciencias sociais, ou serão proferidas por professores que nada tem haver com essa formação, no estado do rio grande do norte, as disciplina é aplicada até por matemático, biologo, ou seja por todos menos os sociologos.

  4. Os professores de historia foram prejudicados pelo governo de sp pois tinha tres aulas de historia no 3ºano do ensino médio e agora com a entrada de sociologia e filosofia historia passou a ter apenas 1 aula,pode?? apenas uma aula.

  5. Olha dizer que os professores de história foram prejudicados com a volta da sociologia é uma ignorância e um ato muito egoísta, temos de refletir o quanto a nossa história foi prejudicada com a ausência da sociologia e da filosofia.

  6. Acho que aqueles que têm formação para ministrar estas discipinas devem ficar de olho e denunciar, ir prá imprensa, etc, quando sabem de alguém que está atuando sem formação. Professores de outras disciplinas denunciam quando vêem alguém sem formação atuando em suas áreas. As coordenadorias regionais devem cumprir a lei neste sentido. Os cursos de ciências sociais vão crescer agora.Teremos mais profissionais em pouco tempo.Queremos concurso.No mais precisamos trocar experiências, inclusive sobre planos de estudos, para estas disciplinas, que são tão importantes na formação dos nossos jovens. Na minha escola trabalho 1 h/a semanal de cada uma das duas disciplinas em cada série do ensino médio. É pouco, mas é um excelente começo,ou melhor, recomeço…
    Abraços,
    Ceres
    Prof. de Sociologia e de filosofia

  7. Infelizmente para muitos educadores(as), que não têm claro o seu papel de formador de opinião. Qualquer coisa serve.
    Enquanto ficamos preocupados de defender minha disciplina, esqueço o essencial da formação de nossos futuros profissionais. Seja politico, ou qualquer outra área de profissional.
    Para muitos que não compreende que educar é ir em sua origem, e é, através da formação que somos capazes de transformarmos nossas atitudes e pensamentos, para uma outra realidade possivel. Caso contrário, continuaremos fingindo que estamos ensinando e os alunos(as) fingindo que estão apreendendo, como diz o grande pensador Paulo Freire.
    Aqui afirmo, e estou convicta cada vez mais, que o ensino da Sociologia e da Filosofia só venho para ajudar a compreender as realidades de mundo em um compromisso de cada cidadão(ã). E isso será possivel interagindo com as demais disciplinas. Sem distinção que uma disciplina é mais importante que a outra como muitas vezes ouvimos de nossos colegas professores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.