UM BREVÍSSIMO PASSEIO PELA ALE DO AM
Quando se conhece a subjetividade da democracia representativa esculpida pelos corpos materiais e imateriais da inteligência e a moral do sistema capitalista, já se carrega à priori o entendimento de que não existe diferença na atuação da maioria dos parlamentares da Câmara de vereadores de Manaus e da Assembléia Legislativa do Amazonas. Seja em um breve passeio em qualquer hora, dia, mês e ano, a subjetividade dolorosa se mostra com suas teias imobilizadoras.
UMA EXPOSIÇÃO DA DOR A-DEMOCRÁTICA
Tema — Discussão para assinaturas da instalação de uma CPI (imitação da moda da direita do Congresso) proposta pelo deputado Wallace Souza, irmão do deputado federal Carlos Souza, candidato à prefeito de Manaus, ambos apresentadores de programa de TV em que a miséria tem lhes servido de dividendo eleitoral. Modelo perverso importado das TV’s de São Paulo e Rio. Objetivo da CPI: investigar o prefeito do município de Coari, Adail, sob suspeita de corrupção, posse do dinheiro público, além de crime sexual contra a infância e adolescência. Já sob investigação da Polícia Federal e Ministério Público.
Deputado Libermam Moreno — Defendendo a instalação da CPI, faz elogio aos deputados que já assinaram, aproveitando para julgar o deputado Sinésio, líder do governo, que, segundo ele, um jornal da cidade publicara que o líder estava tentando convencer deputados a não assinarem o documento para instalação da CPI.
Deputado Sinésio — Com a palavra, mas antes de expor seus argumentos, afirma enfático que aquele que tivesse que falar seu nome deveria antes lavar a boca com água boricada ou soda cáustica.
Deputado Belarmino Lins — Presidente da Assembléia, eterno servidor de todos os governadores, Gilberto Mestrinho, Amazonino Mendes, e, agora, Eduardo Braga, como sempre, destilando deboche, o que estimula mais ainda o povo a desacreditar na importância democrática destes parlamentares, manda que as palavras do deputado Sinésio não constem nas notas taquigráficas.
Deputado Sinésio — Rebate, afirmando que não importa, pois já ouviram.
Deputado Belarmino Lins — Coadjuvado por outros deputados, continua o deboche — em nuance de desumor-televisivo (niilismo-reativo) de quem nunca aprendeu com os gregos que humor é vitalidade, o que dispõe o homem à alegria da Vida —, pede para o deputado Sinésio se controlar, pois sua pressão arterial está 16 por 10.
Deputado Libermam Moreno — Com a palavra, faz a tréplica ao deputado Sinésio, afirmando que antes de sair de casa escovara os dentes…
E assim, interditando a democracia parlamentar, eles vão consumindo o dinheiro público que eles chamam de salário conquistado com o suor de suas verves parlamentares.
Lógica deste compromisso parlamentar: Todos, de uma forma ou de outra, sempre fizeram parte do chamado grupo político dos governadores. Do qual o prefeito do município de Coari também fez e faz.
E como perguntaria o cantor popular: “E há sinceridade nisso?”.
meu total descontentamento e revolta com o irmao do senhor Belarmino Lins,o senhor George Lins proprietario da empresa DEMAC Terraplanagem que ha algum tempo não vem pagando seus funcionarios de Anori e Codajas.Sua empresa vem enrrolando seus empregados ha bastante tempo.Meu pai que trabalhou em Anori e Codajas não recebe ha mais de 3 meses.POR FAVOR!!!Publiquem isso.