*……….::::: CHAGÃO:::::……….*


Quien quiera entender como funciona el mundo
deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).

Θ A MORAL DO REI E DO OUTSIDER. Pelé afirmou recentemente que acha que a FIFA deveria cassar os títulos de Maradona, já que ele seria dependente de substâncias proibidas. Errou duas vezes: uma, evidenciando mais uma vez o seu ressentimento e complexo de inferioridade, outorgando à FIFA um poder que ela não tem: cassar fora de campo o que foi conquistado dentro. Ó Edson, se fossem cassados todos os títulos irregulares, a Copa do Mundo teria acabado, e o Brasil não seria cinco vezes campeão! Erro moral. Outra: nenhuma substância química pode aumentar o talento de nenhum atleta. O filosofante Deleuze diz que uma substância química só vale se usada para alcançar outras intensidades, outros devires. Para Maradona criar linhas intensivas, bastava uma pelota. A onda de Diego com as drogas era a mesma de Jardel, Casagrande, Reinaldo e outros: suportar o não-futebol no mundo do futebusiness. Erro biológico anti-deviriano do Rei. Erro biológico anti-deviriano do Rei. Para El Diez, fica a alegria, o fora do outsider que não tem noções comuns com o padronizado. Para Pelé e seus admiradores (que insistem na cisão esquizofrênica-paranóide entre a marca Pelé e o nome Edson Arantes do Nascimento), fica a moralidade burguesa contrária à vida e ao futebol. Por isso Pelé é Rei do Mundo. Maradona, não é deste mundo.

Θ KAKÁ, O BOM EMPREGADO. Afirma o Milan que não liberará o meia Kaká para disputar o torneio olímpico pela seleção brasileira. Alega, acertadamente do ponto de vista institucional, que precisa do jogador para a pré-temporada, onde o time, além de se preparar fisicamente, participa de amistosos e torneios caça-níquel, a fim de faturar uns trocados. Kaká afirma, no entanto, que quer a medalha dourada, símbolo do fracasso do futebol braziniquim. Milan sem Kaká é como a Renascer em Cristo sem o casal Hernandes. E a seleção? E a Globo, terá que eleger outro embaixador na amarelinha? Kaká, o bom menino, cristão e de boa família, embora finja, sabe que não se pode servir a dois senhores: ou odiará a um e amará o outro, ou se prenderá a um e desprezará o outro. Não se pode servir a Deus e a Mamon, diz a Bíblia. Ou seria a Deus e ao Milan? Pelo tamanho do dízimo, sabemos qual a escolha do bom garoto…

Θ CHAGÃO PERGUNTA: A cidade campeã de times que são ou que já foram profissionais é o Rio de Janeiro, com 43! Confira a lista, segundo o Balípodo: Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, América, Bangu, São Cristóvão, Madureira, Portuguesa, Barcelona, Barra da Tijuca, Bonsucesso, Campo Grande, Ceres, CFZ do Rio, Estácio de Sá, Olaria, União Central, União de Marechal Hermes e Villa Rio estiveram em atividade desde 2005. Anchieta, Clube da Paz, Colégio, Copacabana, Desportivo La Coruña Brasil, Everest, Forças do Bem, Futuro Bem Próximo, IV Centenário, Jacarepaguá, Lucas, Pavunense, Profute, Raiz da Gávea, Universal, Nova Iguaçu, Artsul, Condor, Duque de Caxias, Duquecaxiense, Mesquita, Miguel Couto e Tigres. Agora o ‘Chagão!’ quer saber: Caso se concretize a profecia da imprensa nacional, e o Boca seja campeão da Libertadores, quantos títulos terá acumulado o auri-azul de La Boca? Em que anos o time xeneize se sagrou campeão? Essa ta fácil!

Θ CHAMPIONS LEAGUE FINAL. MANCHESTER UNITED LEVA A TAÇA!!!! O time saiu na frente do também inglês Chelsea, com um cabeçasso de Cristiano Ronaldo, o Firula, que deve ser o The Best FIFA 2008, e perdeu um caminhão de gols, ainda no primeiro tempo. Suficiente para um chute desviado fosse parar nas redes através do meia supervalorizado Frank Lampard. Um segundo tempo digno dos times ingleses (boring…) e uma prorrogação movimentada. Nos penais, erro de Firula, que é compensado pela trapalhada do capitão azul Terry, que escorregou pra não ficar tão feio. Tudo na mesma, penais adicionais, e o maior investimento da entressafra européia, o francês Anelka, do Chelsea perde o seu, para alegria da torcida vermelha em todo o mundo. Destaque para o cenário econômico por trás da partida, que foi a mais lucrativa da história do futebol: dois times ingleses, um propriedade de um russo vindo do milionário mundo do petróleo, e outro de uma família estadunidense que investe em times de beisebol e futebol americano. Deu os ianques. De novo.

Θ COPA DO BRASIL. Jogos de ida das semifinais. No Rio de Janeiro, o Botafogo recebeu um coringão cheio de raça, mas com pouca técnica. Enquanto o primeiro tempo foi todo do alvi-negro paulista, que podia inclusive terminá-lo com a vaga na mão, o segundo tempo foi equilibrado, com um segundo gol botafoguense no finalzinho da partida. Um suspiro para o Bota, embora para o timão baste a vantagem mínima. Indefinido. Na Ilha do Retiro, o Leão domou o Animal. Quem pensou num Vasco demolidor de surpresas após a eliminação do Timão das Alagoas, pense de novo. Dois do Sport, que é favoritíssimo ao certame, se São Eurico não entrar em campo e melar a festa do bom futebol. Abaixo, os resultados:

Semifinais – Ida (20 e 21/05)

Botafogo/RJ 2 – 1 Corinthians/SP

Sport Recife/PE 2 – 0 Vasco da Gama/RJ

Semifinais – Volta (28/05)

Corinthians/SP Botafogo/RJ

Vasco da Gama/RJ Sport/PE

Θ LIBERTADORES DA AMÉRICA II Partidas de ida das quartas-de-final:

Quartas-de-Final

Boca Juniors (ARG) 2 – 2 Atlas (MEX)

Atlas (MEX) 0 – 3 Boca Juniors (ARG)

Alguém duvida que a América tem tudo para ser de novo da dupla RIPA? Num primeiro tempo de entrar na história, o Boca, em três jogadas do Mago Riquelme com conclusão do mítico Palermo (deuses…) despachou o Bombonerazzo e impediu que a Libertadores se transformasse em filial do certame mexicano. Este ‘Chagão!’ recomenda barbas de molho ao tricolor carioca.

São Paulo (BRA) 1 – 0 Fluminense (BRA)

Fluminense (BRA) 3 – 1 São Paulo (BRA)

O jogo em si já valeria uma edição extra do ‘Chagão!’: primeiro, surpreendentemente, Manaus assiste na tevê aberta a semifinal, e não pela telinha da vênus clonada, mas pela igual, Band. Torcida de comentaristas e locutor para o tricolor paulista, que elogiava a classificação do time até os 47 do segundo tempo, quando o cocuruto de Washington calou o obtuso Neto, que estava há mais de um minuto elogiando o “classificado” São Paulo. À Band restou encerrar a transmissão ao apitar do árbitro, sem entrevistas de fim de jogo. Seria assim caso o vidente Neto tivesse acertado a previsão? O time do São Paulo bateu muito, e o carequinha Fabio Santos mostrou que há lugar nos times para pugilistas amadores, sem técnica, mas com voracidade e sede de sangue. Melhor para o firuleiro Conca, que tomou duas cotoveladas e retribuiu com passes para os 3 gols. Washington mostrou porque não é Adriano, e Adriano marcou, de cabeça e impedido, embora a tevê o tenha salvo por uma unha do pé. Frangaço do melhor goleiro do PSDB, o amante da ditadura militar Rogério Ceni, que no entanto impediu o time de tomar uma humilhação maior que a que tomou. Este ‘Chagão!’ recomenda barbas de molho aos xeneizes.

San Lorenzo (ARG) 1 – 1 LDU Quito (EQU)

LDU Quito (EQU) (5)1 – 1(3)San Lorenzo (ARG)

Nos penais, a Liga Deportiva garantiu a vaga nas semifinais. O confronto mais equilibrado até agora na Libertadores, e tudo indica que os equatorianos são a surpresa deste ano. O que resta saber é se a surpresa vai derrotar o valente América mexicano, que já deixou para trás Flamengo e Santos.

América (MEX) 2 – 0 Santos (BRA)

Santos (BRA) 1 – 0 América (MEX)

Embora tenha jogado bem, o peixe não conseguiu vencer a forte defesa mexicana, e o técnico Leão provou do remédio que administrou nas quartas-de-final. Ao sentir a derrota para o time amarelo, chamou-os de covardes. Pouco mais de duas semanas após dizer que o Cúcuta provaria do próprio remédio. Leão, por acaso foi o Cúcuta que inventou a retranca? Só resta o Flu de clube brasileiro.

2 thoughts on “*……….::::: CHAGÃO:::::……….*

  1. /Para Pelé/Edson Arantes só o que é comum aos seus pares: o rancor e o ódio pela alegria do futebol.
    Respondendo a pergunta: se ganharem, os boquenses vão acumular sete títulos. As primerira vitórias foram em 1977/78.
    Até outro dia!
    Bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.