*……….::::: CHAGÃO:::::……….*

0

Quien quiera entender como funciona el mundo
deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).

Θ PREFEITURA DE LONDRES FURA COM FUTEBOL GAY. Primeiro, o prefeiro de Londres, o trabalhista Ken Livingstone, disse que apoiava e até escreveu uma carta afirmando que a cidade está de braços abertos para mais uma edição do mundial de futebol gay e lésbico, promovido pela IGLFA. Depois, voltou atrás, e além de cancelar o patrocínio ao evento, ainda se recusou a assinar a carta de apoio, que daria à entidade o direito de pleitear recursos junto à loteria pública. Diferente do último mundial, disputado na Argentina, este enfrenta problemas graças à uma administração que corre o risco de ser reprovada pelo voto nas próximas eleições, marcadas para o 1º de Maio. Prova de que muitos eventos considerados alternativos só interessam ao capital e aos capitalistas pelo lucro gerado. Como o dinheiro não tem sexo, a prefeitura londrina aceita subvencionar o evento. Uma vez que não é algo lucrativo, nem financeiramente nem eleitoralmente, simplesmente se ignora. Os votos cor-de-rosa dificilmente irão para Livingstone, que está – acreditem! – à esquerda de seu adversário na disputa, o conservador Boris Johnson. Independente disso, a bola vai rolar novamente, para mostrar ao mundo que ele é gay.

Θ NO RIO E SÃO PAULO, AS DECISÕES. Em Sampa, Ponte Preta e Guaratinguetá fizeram uma semifinal no sábado, e graças ao esforço e organização do time campinense, e uma destacada atuação do arqueiro Aranha, os alvi-negros estão na final. Hoje, em partida disputada, com direito a pimenta no vestiário tricolor e blackout nos minutos finais, o Palmeiras despachou o São Paulo, e garantiu a outra vaga. Destaque para o time botineiro do São Paulo, que bateu a não mais poder, para o apagão do imperador da cascata, Adriano, e para o show do mago chileno, o craque-gato Valdívia. Verdão e Macaca jogam à lá muerte a final inédita do Paulistão. Na terra que Manaus aspira ser, quando deixar de ser provinciana, o clássico vovô definiu o adversário do Flamengo na final do Cariocão 2008. Em jogo disputado, o Botafogo fez mais, um golzinho solitário, e terá a revanche contra o rubro-negro da gávea. Garantia de muitos fogos na zona sul manoniquim, tradicional reduto de flamenguistas e botafoguenses.

Θ CHAGÃO PERGUNTA: Ainda no imenso canteiro de obras que era a cidade de Brasília em 1959, operários da construção organizaram aquele que foi considerado o primeiro campeonato de futebol do Distrito Federal. O time que se sagrou campeão foi o Grêmio Brasiliense, clube amador que não existe mais. O Brasiliense é o primeiro campeão estadual de 2008. Agora o ‘Chagão!’ quer saber: Há um estádio que abrigou duas copas do mundo, e em ambas, premiou, ao contrário dos críticos ressentidos, o futebol-arte ao futebol de resultados. Em ambas as finais, dois times representantes destes tipos de jogos se enfrentaram, e nas duas ocasiões, o time mais belo venceu. Que estádio foi esse?

Θ PARAZÃO 2008. Segunda rodada do segundo turno, e três dos cinco jogos foram disputados anteontem e ontem. Dois deles se degolam no Tiradentes. Mas ele mesmo, foi degolado pelo líder. Momentaneamente, o Remo lidera, já que o Águia tropeçou. E o Tuna Luso segue firme ladeira abaixo, agora pegando uma sapecada do Pedreira, para tristeza do amigo Dono da Bola. Confira os resultados:

2ª Rodada – 2º Turno

Sábado, 19/04

Águia 1 – 1 Castanhal

Domingo, 20/04

Tuna Luso 2 – 5 Pedreira

Tiradentes 1 – 2 Remo

Segunda, 21/04

Paysandu Vila Rica

São Raimundo Ananindeua

Classificação do segundo turno:

Clube do Remo – 06

Águia de Marabá FC – 04

Paysandú Sport Clube – 03

Pedreira Esporte Clube – 03

Castanhal Esporte Clube – 02

Clube Municipal de Ananindeua – 01

Associação Atlética Tiradentes – 01

Tuna Luso Brasileira – 01

São Raimundo Esporte Clube – 00

Clube Atlético Vila Rica – 00

Θ TAÇA CIDADE DE MANAUS. Encerrada a fase de grupos da Taça Cidade de Manaus. Com duas estonteantes goleadas. Na primeira, o já varado Libermorro, que tomou 08 do Princesa de Manacapuru, enquanto o América faz resultado histórico contra um combalido e falido Rio Negro. É pra recordar. No mais, as semifinais entre os já esperados, com chances do Fast levar o segundo turno e encerrar o ano futebolístico amazonense mais cedo. Confira os resultados da rodada:

Grupo 1

Fast Clube – 12

Holanda – 07

Princesa do Solimões – 04

CEPE – 03

Libermorro – 00

Grupo 2

Nacional – 09

América – 06

São Raimundo – 06

Sul América – 04

Atlético Rio Negro – 01

5ª Rodada

Sábado, 19/04

Libermorro 0 – 8 Princesa do Solimões

Holanda 1 – 0 Fast Clube

Domingo, 20/04

América 9 – 1 Rio Negro

São Raimundo 2 – 3 Nacional

Semifinais, 24/04

Nacional – Fast Clube

Holanda – América

ΘCLAUSURA 2008 URUGUAIO. Tudo indicava que o River Plate faria mais uma vítima. No duelo de líderes, o time vencia o Nacional por 3 a 0, quando o time branco de Montevideo lembrou-se de quem era e que histórias guardava no seu brasão. Final: Nacional 6, River 3, e o clube líder isolado do clausura. Resultados da 10ª rodada:

CLAUSURA 2008

10ª rodada:

River Plate 3 – 6 Nacional

Central Español 1 – 1 Tacuarembó

Fénix 2 – 3 Liverpool

Bella Vista 3 – 0 Danubio

Defensor Sporting 0 – 1 Peñarol

Juventud 0 – 0 Rampla Jrs

Miramar Misiones 1 – 1 Cerro

Wanderers 2 – 1 Progreso

ΘCLAUSURA 2008 ARGENTINO. O líder River Plate perdeu a invencibilidade e agora divide a liderança com o Estudiantes. Em terceiro, e um pontinho atrás (23), o Boca Jrs. Na artilharia, Martín Bravo, do San Martín, continua liderando com 7 tentos, seguido de perto por Darío Cvitanich (Banfield), Palermo (Boca), Darío Cvitanich (Banfield), Germán Denis (Independiente) e Daniel Montenegro (Independiente), todos com 6 gols. Resultados de la fecha 11:

CLAUSURA 2008

11ª rodada:

Independiente 3 – 0 Banfield

Huracán 3 – 0 Olimpo

Gimnasya La Plata 2 – 1 Gimnasya Jujuy

Boca Jrs 2 – 1 Newell´s

Lanús 3 – 3 Racing

Arsenal 0 – 0 Vélez

Argentinos 2 – 1 San Lorenzo

Rosario Central 2 – 1 River Plate

Tigre 1 – 1 Estudiantes

San Martín 1 2 Colón

Θ CAMPEONATOS REGIONAIS EUROPEUS. Resultados e um breve resumo das rodadas de alguns campeonatos regionais do Velho Continente.

ALEMANHA: 29ª rodada, e mudanças, só no meio da tabela. Em cima, o Bayern Munique continua liderando, após vencer o Eintracht Frankfurt por 3 a 1. O vice-líder, Werder Bremen venceu por 2 a 1 o Hansa Rostock. Adiferença é de dez pontos. Terceiro, o Schalke 04 goleou por 5 a 0 o Energie Cottbus. Hamburg e Stuttgart completam os cinco primeiros.

ESPANHA: 33ª rodada, e o Real Madrid venceu por 2 a 0 o Racing, quinto colocado. Tem dez pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Villareal, que assumiu a posição ao vencer o Valladolid, 2 a 0. Terceiro, o Barcelona não saiu do zero no derby com o Espanyol. O Atlético de Madrid é o quarto.

FRANÇA: 34ª jornada, e o equilíbrio prossegue na reta final da Ligue 1. O líder, Lyonaiss venceu por 2 a 1 o Strasbourg, enquanto o vice, Bordeaux, quatro pontos atrás, venceu por 1 a 0 o Toulouse. O terceiro agora é o Nancy, que empatou em um gol com o Le Mans. Marseille e St. Etienne completam os cinco primeiros.

INGLATERRA: 35ª rodada, e o Manchester sente o bafo no cangote. Os Red Devils empataram em um gol com o Blackburn, enquanto o Chelsea, 3 pontinhos atrás, venceu o Everton, quinto colocado, por 1 a 0. Terceiro e com remotas chances, o Arsenal venceu o Reading por 2 a 0. O Liverpool é o quarto colocado.

ITÁLIA: 34ª rodada, e a Internazionale amplia a diferença para 6 pontos, ao vencer o Torino por 1 a 0. Enquanto isso, a Roma empatou em um gol com o Livorno. Terceira, a Juventus goleou o Atalanta por 4 a 0. Fiorentina e Milan completam os cinco.

PORTUGAL: 27ª rodada, e o campeão FC Porto jogou o derby contra o Benfica, e venceu por 2 a 0. Segundo, o Vitória de Guimarães empatou sem gols com o Acadêmica. Terceiro, o Sporting perdeu por 4 a 1 para o União Leiria. Benfica e Vitória de Setúbal completam.

GRÉCIA: OLYMPIAKOS É CAMPEÃO!!! O time venceu na última rodada do certame o Iraklis por 3 a 1, e encerrou o campeonato com 70 pontos, dois a mais que o vice, o AEK Atenas, que venceu o Asteras Tripolis por 2 a 0. Em terceiro ficou o Panathinaikos, que venceu o Aris por 1 a 0. Aris e Panionios completaram os cinco primeiros colocados do certame.

HOLANDA: PSV EINDHOVEN CAMPEÃO!!!O time venceu por 1 a 0 o Vitesse Arnheim na última rodada e terminou com 72 pontos, 3 a mais que o Ajax, que fez 5 a 1 o Heracles Armelo. Terceiro, o NAC Breda perdeu o clássico NAC-NEC, 3 a 1. FC Twente e Feyenoord completaram os cinco primeiros colocados na Eredivisie.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.