*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*

Chagão!

Θ ESTRATÉGIAS DO CAPITALISMO FINANCEIRO NO FUTEBOL. A FIFA proibiu que empresas que não sejam times de futebol tenham contrato com jogadores. Não faz mal. Em São Paulo, a empresa de marketing Traffic, que negocia direitos de transmissão de campeonatos e que agora está investindo no Palmeiras de uma forma muito semelhante à que a MSI entrou no Corinthians registra seus jogadores num time chamado Desportivo Brasil, que não tem time profissional, antes de vendê-los ao time verde. Lenny, Diego Souza e Gustavo são os três reforços do verdão-radioativo para 2008 que foram adquiridos pela operação Desportivo Brasil (o nome do clube “laranja” que cede seu CNPJ para a Traffic). Se a lógica dos negócios do capitalismo financeiro, conhecido nas quebradas como neoliberalismo, é sempre o da garantia do lucro dos investidores em detrimento do erário público (ver o caso da guerra no Iraque e do estouro da bolha imobiliária norte-americana), pode ser que o futuro do Palmeiras seja substituir ou até mesmo realizar o clássico com o Corinthians – na segunda divisão.

Θ COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR. Foi bom enquanto durou. O Leão da Vila Municipal foi eliminado na primeira fase do mata-mata do torneio de juniores. O azul e branco de Manaus foi goleado pelo Fluminense (RJ): 5 a 0. Agora a competição entra nas oitavas-de-final, com a supremacia de sudeste e sul.

Θ VALORES E PREÇOS NO MUNDO DO FUTEBOL. Enquanto na categoria Sub-Ruim do Novo Aleixo o time que quiser disputar (já são 18 confirmados) paga a módica quantia de R$ 100,00 / time, no campeonato amazonense a FAF quer cobrar R$ 50,00 por jogador do clubes em disputa. O Bloguinho Intempestivo convida então os clubes amazonense que acharem que o preço cobrado pela FAF inferior ao valor do certame, que procure o Sr. De Mulher, no telefone 9905-1678, e faça já a inscrição para o certame mais equilibrado da região norte. E tem mais: enquanto o eterno diretor da FAF, Dissica Valério Thomaz diz que não abre mão dos cinquentinha por jogador, com o companheiro De Mulher dá pra negociar os cem reais em módicas parcelas. Além de se apresentar num palco célebre (o mítico Campo do Roma), os times locais ainda contarão com a torcida mais animada – e quase sempre em maior número que a do Amazonensão – da zona Leste, além de uma premiação que não engana. Brincadeiras à parte, nem de longe a direção da FAF pensa em termos de futebol sequer como negócio, dirá como esporte, diferente do entendimento comunitário que têm os envolvidos no campeonato do Campo do Roma.

Θ AMAZONENSE 2008. Com ou sem 50 reais, o campeonato amazonense começa no dia 19. Com a vitória do Holanda no torneio início, a expectativa é que os grandes (e o Amazonas tem time grande?) tenham que suar se quiserem garantir vaga como representantes do Estado na terceirona. Confira a tabela da primeira rodada:

19/01 – Sábado (Vivaldão):

16:00: São Raimundo – Libermorro.

18:00: Rio Negro – Sulamérica.

 

20/01 – Domingo:

16:00: Nacional – CEPE (Vivaldão)

16:00: FAST Clube – Holanda (Floro Mendonça – Itacoatiara).

16:00: Princesa do Solimões – América FC (Gilbertão – Manacapuru).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.