*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*

Chagão!

Θ MAIS UM JOGADOR MORRE NO CUMPRIMENTO DO DEVER. Desta vez foi na Escócia. Motherwell FC e Dundee United disputavam neste sábado partida referente à 20ª rodada da Premier League escocesa, quando, a cinco minutos do fim, o capitão do time da casa, Phill O’Donnel, 35 anos, caiu em campo, foi socorrido, mas não resistiu e faleceu momentos depois. Ainda não há causa comprovada da morte. O jogador serviu à seleção de seu país em 1993, e registra passagem pelo Sheffield Wednesday (Inglaterra) e Celtic (Escócia). Mais um para a lista dos atletas cujo corpo não suportou a mudança do futebol de ludus para labor. E o futebol cada vez mais feio…

Θ JANELA DE CONTRATAÇÕES ABRE EM JANEIRO. Na Europa, é o momento em que os times podem negociar jogadores. Há, por conta disso, muita especulação, como não poderia faltar a um business que movimenta mais que a economia da maior parte dos países do mundo. Milan quer Ronaldinho. A imprensa espanhola “fritou” o jogador durante os últimos meses, acusando-o inclusive de não querer pagar os impostos, que aumentam após sete anos vivendo na Espanha. Berlusconi o quer. Mas a imprensa inglesa já conta com as melenas do gênio de Porto Alegre nas hostes do ultradireitista Chelsea, de Roman Abramovitch. Afora Ronnie e as mudanças nos mais-mais do velho continente, há a esperança de jogadores que se destacaram (e que têm um bom agente/empresário) conseguirem migrar de centros menos valorizados (leste europeu, Ucrânia, Holanda, Escandinávia, África, América do Sul, dentre outros) para ganhar em Euros e aparecer no olho do furacão da mídia internacional. Jogadores, treinadores, dirigentes correm atrás do dinheiro. A bola continua se apaixonando perdidamente pelos mais feios, mais tortos, mais desprezados e mais odiados pela moral capitalista…

Θ CAMPEONATOS REGIONAIS EUROPEUS. Estreando no ‘Chagão!’ os campeonatos nacionais de Escócia e Grécia. Alemanha, Espanha, França, Itália e Portugal esperam pelos presentes de Noel da janela de transferência de jogadores, enquanto pulam três ondinhas por dias melhores. Enquanto isso…

INGLATERRA: Em sua 20ª jornada, vira vira revirou! O Arsenal, primo esnobe do Arsenal de Sarandí (Argentina), recuperou a liderança hoje. Contou com uma vitória não-elástica (se fosse elástica, ia e voltava) fora de casa contra o Everton, 4 a 1. Contou ainda com a conivência do ex-time de Tevez, o West Ham, que venceu o atual time de Tevez, o Manchester United, 2 a 1. Chelsea, Liverpool e Manchester City completam os cinco primeiros.

HOLANDA: Empate técnico entre PSV Eindhoven e Feyenoord na Eredivisie. Ambos tem 36 pontos, mas o time dos cansados e piauífóbicos da Philips tem mais gols marcados e um saldo maior. Lidera, pois. Desta feita, bateu em casa o NAC Breda por 2 a 1. Já o Feyenoord, antigo líder isolado, não passou de um empate magro (1 a 1) com o SC  Heerenveen. Ajax, FC Groningen e Roda JC completam os cinco primeiros.

ESCÓCIA: A Premier League da Escócia conta com 12 times que jogam, rejogam e re-rejogam entre si, num total de 33 rodadas até que saia o campeão. Apenas uma justificativa para aquele canecão de cerveja ou uma farta dose de Scotch. A 20ª rodada foi disputada neste sábado, com vitória do atual líder, o Celtic, para alegria do Papa, por 3 tentos a zero contra o Gretna. Lidera com 43 pontos. Três a mais que o Glasgow Rangers, que também venceu, 2 a 1 fora de casa contra o Hibernians, para também alegria dos protestantes. Motherwell, Dundee United e Aberdeen completam os cinco primeiros.

Grécia: A National League da terra dos filósofos conta com 16 clubes, entre sofistas, socráticos, ptolomaicos, estóicos, platônicos e aristotélicos. O atual líder é conhecido carinhosamente como Atlético de Constantinopla, ou AEK, que tem 33 pontos. Em segundo lugar, vem o alvirrubro Olympiakos, dois pontos atrás. O tradicional Panathinaikos corre em terceiro. Asteras Tripolis e Aris (seria o Aris a versão futebolística do deus da Guerra? Alguém sabe?) completam os cinco primeiros, na rodada de número 14.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.