A rua, como diz o filósofo italiano Toni Negri, é onde todas as ações de uma cidade acontecem. A inexistência da rua em uma cidade atesta a inexistência do espaço público por excelência, a inexistência de política, a inexistência da própria cidade. O que existe é apenas uma jogatina entre grupos que se auto-revesam na dominação decorrente do poder constituído está sendo usado meramente para fins privados por usurpação da coisa pública.

 

 

 

 

O bairro do Monte Sião está localizado na Zona Leste de Manaus, entre a Cidade de Deus, o Valparaíso e o Jorge Teixeira. Lá podemos constatar aquilo que vimos mostrando neste bloguinho através do Projeto Poseidon e que pode ser visto e sentido pela população em todas as zonas da cidade: o péssimo serviço de construção de ruas nas gestões passadas da Prefeitura de Manaus, sem saneamento básico, com materiais de última qualidade em obras paliativas (o famigerado asfalto papelinho), geralmente em períodos eleitoreiros.

Na atual gestão as coisas não continuaram como antes. Nem isso. Como se pode depreender das fotos postadas aqui, você poderá fazer um ‘passeio’ nas ruas do Monte Sião, onde praticamente todas as ruas estão destruídas. Em conversas com os moradores, eles falaram a respeito dessa situação: a dificuldade de locomoção; a erosão fácil pela água das chuvas; a impossibilidade do tráfego de carros, o que impede a passagem regular da coleta de lixo e a entrega de mercadorias aos mercadinhos e tavernas; o mau-cheiro da lama acumulada, que, como se sabe, também acarreta o aparecimento de doenças, etc.

Os moradores relataram que já fizeram reuniões em algumas ruas, já procuraram a SEMOSBH (Secretaria Municipal de Obras, Saneamento Básico e Habitação), que dizem ser um “longo nome pra nenhuma ação”. Também já passaram por lá vários desses programas de televisão, inclusive alguns ligados a parlamentares (vereadores e deputados), quase todos podendo também ser responsabilizados pelo péssimo serviço de construção dessas ruas e a falta de solução atual para o problema. Houve ainda quem lembrasse que um dos “carros-chefes” da gestão do prefeito Serafim, ao lado da “promessa” de água encanada para toda Zona Leste, é a “Operação Tapa Buracos”. Mas, na prática cotidiana de andar por estas ruas-valas, a população sabe que a atual gestão da Prefeitura de Manaus nunca ‘passeou’ por lá, mas nem por isso perde o humor e, neste final de ano, sorri, futurando: ano que vem tem eleição!

2 thoughts on “MONTE SIÃO NA TRAJETÓRIA DO PROJETO POSSEIDON

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.