COPINHA COMUNITÁRIA DO CAMPO DO ROMA

2

Atenção, olheiros de toda a Sulamérica, Europa, Ásia e adjacências, acompanhe a jogada, que aqui pode estar um novo Maradona, Garrincha, Caju. Trata-se de uma Copa reunindo seis times, que se enfrentam durante o domingo, no Campo do Roma, situado lá no bairro do Novo Aleixo, Zona Leste de Manaus. O bloguinho intempestivo foi lá e cobriu um pouco do segundo jogo dessa que a 3ª rodada, que foi entre:

BOLA BAR       1 X 1       RADAR

A CBF e a FIFA também têm de ficar de olho no muro, lá estão as regras básicas da justiça futebolística do Campo do Roma, estudadas, discutidas e aprovadas pela própria comunidade desportiva e por isso funciona a contento. As Confederações deveriam tomar o exemplo de como criar regras de forma coletiva, a contento de todos, e por isso funcionam para deixar passar o lúdico e não para dificultar seu fluxo, como acontece em jogos do Campeonato Brasileiro e até na própria Copa do Mundo.

O Conselho Brasileiro de Arbitragem também deveria ouvir o apito. No que diz respeito aos árbitros, também estão lá as cláusulas, também coletivamente praticadas, e por isso os árbitros, tão caluniados, desrespeitados e até manipulados, como de vez acontece nos principais campeonatos do país, aqui podem participar da festança esportiva em comunhão.

Os outros dois jogos tiveram como resultado um empate e uma goleada:

LOURIVAL    6 x 2    INTER

RIP-RAP    1 x 1    ROMÁRIO

Finalmente, o Coordenador da Liga Esportiva do Campo do Roma, popularmente conhecido como De Mulher, concedeu a este bloguinho uma entrevista sobre a organização da Copinha, do seu trabalho frente a Liga e do serviço social que presta à comunidade.

Você é o organizador daqui do Campo do Roma?

Sou eu mesmo.

Qual é seu nome?

Rosivaldo, mais conhecido como Rose ou ”De mulher”.

Quantos times tem nesse campeonato?

Isso é uma copinha. Nós começamos com 8 e agora estamos com 6 times. É uma copinha, pra não prolongar, porque o natal e o ano novo vem aí.

Começou quando?

Começou dia 21 de outubro.

Que rodada é essa?

Essa é a terceira rodada. Vai ter mais umas 6 rodadas e encerra. É Society, com 9 jogadores, sendo 8 na linha e 1 no gol.

E qual é o prêmio?

O prêmio é o dinheiro pago pelas equipes. Fica em torno de 70% para o 1° lugar e 30% pro 2° lugar. Tem o melhor goleiro, o artilheiro, que a liga dá uma pequena premiação simbólica com bolsas pra carregar o material de esporte.

Quanto foi pra cada time?

A inscrição é 200 pra cada time. No caso fica 1.200 pro 1°, e a gente arredonda pra 500 no 2° lugar. Não tem terceiro lugar. E toda a organização é feita com o dinheiro que entra do campo, que a gente aluga. Com esse dinheiro, a liga contribui com o colégio, no caso, a merenda das crianças, com R$10,00, e se algum atleta tem problema, a gente ajuda com dinheiro pra remédio. São 2 horários alugados por dia, sendo que fica sexta, sábado e domingo pra comunidade, não pagam nada. Só de segunda a quinta que é pago. E oscila entre 60 a 70 reais por semana, com os descontos das despesas de campo. Isso oscila entre as despesas do colégio, a merenda das crianças, os gastos com o campo, tanto interno como externo, reposição de luminárias, conserto de traves. Nós não temos ajuda de ninguém. Você vê que esse campo é bem conservado, ele tem 11 anos. Outros mais novos do que ele já estão todo quebrados.

E você tem nenhum salário pra realizar esse trabalho?

Não, não tem nenhum salário. É só pra contribuir pra comunidade. A liga bota, geralmente, dois times da comunidade pagos pela liga, que é pra dar oportunidade para os jovens, porque aqui há muitos jovens que são consumidores de drogas e não querem nem participar de peladas.

Então é na verdade um serviço social…

É, é um serviço social que eu faço. E é difícil conseguir montar um time só da comunidade. Entram 4 ou 5 da comunidade e eu tenho que preencher com outros comunitários.

Já tentou o apoio da prefeitura, do governo?

Eu já tentei, mas é muito difícil, porque eu trabalho muito. E mesmo a gente vai e é muita burocracia. Chega lá e toma um chá de cadeira, por isso eu resolvi que ia fazer com o dinheiro daqui mesmo que está dando pra ir levando. Precisar de ajuda eu preciso, mesmo porque o projeto daqui feito pela prefeitura era pra ter um secretaria, arquibancada, banheiro e vestiário, isso no projeto. E o campo só foi feito isso aí. Foi repassado mais de R$240 mil. O gasto aqui não deu R$20 mil. Então vai demorar muito pra arrumar isso aqui. A renda que sobra é cerca de R$40,00 por semana e a gente não cobra horário. A gente fica desfalcado. Já na época do inverno, que não dá time, a liga já não contribui na escola. A gente dá também uma cesta básica pras famílias que necessitam. Então o que eu faço é só com o dinheirinho que eu tenho aqui.

Ouvimos falar que tem aqui no Roma uma escolinha de futebol?

A gente faz aqui um escolinha com 100 meninos, pra tirar os meninos da rua. A gente precisa de ajuda. Eu consegui água e outros materiais aí pra sustentar essa molecada aqui. É segunda, quarta e sexta. Agora parou pra dar um descanso pro treinador, mas eu tô vendo um outro rapaz.

E o treinador também é voluntário?

O treinador não recebe nada, às vezes eu dou R$10,00 pra ajudar no transporte. Mas se Deus quiser eu vou contratar um outro rapaz pra dar aula pra essas crianças. São 100 crianças de 10 a 15 anos e a gente está fazendo esse trabalho social pra eles. Às vezes a gente pede ajuda dos pais, mas eles não estão em condições de ajudar nos eventos. Até aproveitamos pra pedir para as pessoas que possam colaborar de alguma forma, que acreditam nesse trabalho social, comunitário, entrem em contato.

A partir do próximo domingo, a Copinha do Roma também vai ser noticiada aqui no bloguinho intempestivo. Olheiros, corram e providenciem suas passagens!

2 pensamentos sobre “COPINHA COMUNITÁRIA DO CAMPO DO ROMA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.