PRESIDENTA DO PERU SOFREU IMPEACHMENT E LÍDER DO CONGRESSO ASSUMIU O PODER
Com sua queda, Boluarte é a terceira presidente cassada pelo Congresso. No mesmo período, outros dois mandatários renunciaram
O Congresso do Peru aprovou, na madrugada desta sexta-feira (10), o impeachment da presidente Dina Boluarte, encerrando um governo marcado por protestos, escândalos de corrupção e aumento da criminalidade. O presidente do Congresso, José Jeri, de 38 anos, assumiu imediatamente o comando do país e prometeu liderar um governo de transição até as eleições previstas para abril de 2026.
O processo de destituição teve como base a “incapacidade moral permanente” da mandatária e foi aprovado por ampla maioria — 122 votos. Boluarte foi convocada a comparecer ao Congresso, mas não compareceu. Sua defesa criticou a rapidez do julgamento e alegou falta de tempo para preparar os argumentos, apontando violação do devido processo legal.
Do lado de fora do Parlamento, manifestantes comemoraram a queda da presidente. Parlamentares da oposição, como Norma Yarrow, afirmaram que o governo de Boluarte agravou a crise de segurança e o avanço do crime organizado. Em vídeo divulgado após o impeachment, a ex-presidente negou as acusações de corrupção e defendeu seu legado, dizendo ter governado “pelo bem dos 34 milhões de peruanos”.
Com sua queda, Boluarte é a terceira presidente cassada pelo Congresso. No mesmo período, outros dois mandatários renunciaram antes de serem destituídos, e apenas um conseguiu completar um mandato interino.
Com informações da Agência Ansa
