LUIS NASSIF: O CASO JÚLIA DUAILIBI X FERNANDO HADDAD

0
Screenshot

Screenshot

Sem as provocações de Duailibi e seus colegas, Haddad não teria brilhado com tanta intensidade

Screenshot

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, brilhou em uma entrevista à Globonews, defendendo a tributação dos mais ricos, como medida de justiça tributária. Trechos da entrevista viralizaram na Internet, com dois resultados diretos. O primeiro, a consagração de Haddad, por suas respostas precisas em defesa da progressividade tributária. A segunda, a demonização da jornalista Julia Duailibi, por suas perguntas – consideradas incômodas – a Haddad.

Nos dois lados – esquerda e direita – há uma incompreensão sobre o papel do jornalismo. Esse processo é agravado pela cartelização da informação e pela manipulação do noticiário. Assim, quando confrontado com o jornalismo, o público dificilmente consegue diferenciar a missão jornalística dos interesses de mercado e das empresas.

A GloboNews tem sido uma arauta incessante dos dogmas de mercado, pouco permitindo de contraponto nos temas econômicos.

Ao expor diretamente o padrão Globonews, de críticas a Haddad, Duailibi e seus colegas permitiram, pela primeira vez, o chamado direito de resposta, o contraponto, o outro lado. O que foi aproveitado brilhantemente por Haddad.

Ao mencionar as pesquisas junto ao mercado, mostrando sua queda de aprovação, as perguntas permitiram a Haddad mostrar o outro lado, o crescimento do comércio, da indústria, dos serviços e o apoio que tem recebido desses setores.

Enfim, sem as provocações de Duailibi e seus colegas, Haddad não teria brilhando com tanta intensidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.