LULA DIZ QUE CONVERSOU COM PUTIN EM TWEET

O presidente brasileiro chamou atenção da comunidade internacional ao dar opiniões sobre a guerra entre Ucrânia e Rússia fora do consenso da Otan
O presidente Lula (PT), antes mesmo de dar início ao terceiro mandato presidencial, deu declarações sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia fora do consenso da Otan, ou seja, de culpabilizar apenas um lado do conflito, no caso, a Rússia, que invadiu o território ucraniano.
Por causa de uma opinião fora do senso comum, o presidente Lula chamou atenção da comunidade internacional. À frente do Palácio do Planalto, o mandatário brasileiro tem aproveitado as suas viagens internacionais para construir uma aliança de países neutros no conflito e buscar a construção de um caminho para que coloque fim à guerra.
Na manhã desta sexta-feira (26), por meio de suas redes sociais, o presidente Lula revelou que recebeu uma ligação de Vladimir Putin, presidente da Rússia, que o convidou para participar do Fórum Internacional de São Petersburgo.
“Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir a Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz”, declarou Lula.
Após ‘cercar’ Lula, forçar reunião e não aparecer, Zelensky debocha do Brasil
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky usou ironia, deboche e arrogância ao se referir ao presidente Lula, numa coletiva de imprensa em Hiroshima, no Japão, no encerramento da reunião do G7, após passar dias “cercando” o brasileiro, forçando uma reunião e, depois de conseguir agenda, não comparecer. A fala do chefe de Estado do país europeu invadido pela Rússia causou confusão em analistas internacionais e não parece colaborar com os esforços para uma solução do conflito.
Perguntado por uma jornalista britânica se estava “desapontado” em não conseguir se reunir com Lula, já que passou dias forçando um encontro, o que inclusive irritou as autoridades diplomáticas brasileiras, Zelensky usou o fato de não ter aparecido para a reunião que tanto insistiu para alegar que “Lula é que deve estar desapontado”. Ele sorriu ironicamente e fez com que os repórteres presentes no local rissem de seu comentário.
O Brasil vinha dificultando e arranjando desculpas para que Lula não tivesse um encontro particular com o ucraniano, já que o país quer manter-se neutro no conflito entre Kiev e Moscou, uma vez que já condenou em mais de uma ocasião a violação territorial da Ucrânia levada a cabo pela Rússia.
Depois de muita insistência e com uma agenda apertadíssima, a delegação brasileira acertou finalmente a reunião, mas Zelensky simplesmente desmarcou e não foi, ainda que sua ida ao Japão tivesse como objetivos claros um encontro dele com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi e o mandatário brasileiro, representante de dois países que não tomaram partido na guerra e que mantêm fortes relações comerciais com a Rússia.
O Zelensky justificou com a incompatibilidade de agendas o fato de não ter se encontrado com o Lula.
Mas e a arrogância e o cinismo de achar que o Presidente do Brasil é que teria ficado decepcionado por isso?
Explica muito do porquê a guerra continua pic.twitter.com/N8qu01xnMY— Sérgio A J Barretto (@SergioAJBarrett) May 21, 2023