CRESCE TEMOR DE BOLSONARO COM PERDA DE MANDATO

0

 

Processos no TSE com o acréscimo dos inquéritos das fake news acenderam alerta no Planalto; presidente aponta perseguição do Judiciário

Foto: Reprodução

Jornal GGN – A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) na última semana sobre o inquérito das fake news aumentou a preocupação do governo Jair Bolsonaro sobre os processos que pedem a cassação da chapa que o elegeu no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Atualmente, Bolsonaro e seu vice-presidente, Hamilton Mourão, são alvo de oito ações na corte eleitoral pedindo pela perda do mandato e, nesta semana, o STF decidiu por 10 votos a 1 pela legalidade da investigação que apura ameaças aos integrantes da corte e a disseminação de fake news.

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, as ações que mais preocupam o governo são aquelas que estão relacionadas ao impulsionamento de fake news e que tramitam em conjunto no TSE. Elas tiveram um pedido de anexação das provas do inquérito sobre as fake news feito pelo autor, o PT.

As que mais preocupam o governo, com mais chances de avançar, são as quatro que tratam do impulsionamento de notícias falsas por meio de redes sociais, caso revelado por reportagens da Folha em 2018, durante as eleições.

Todas tramitam conjuntamente no TSE. Ainda em fase inicial, de instrução, tiveram um pedido de anexação das provas do inquérito sobre as fake news feito pelo autor, o PT.

No dia 9 de junho, o vice-procurador-geral eleitoral, Renato Brill de Góes, deu parecer favorável ao compartilhamento das provas produzidas no Supremo. A investigação no STF tem o ministro Alexandre de Moraes como relator.

Em meio às preocupações com o avanço das ações no TSE, Bolsonaro chamou os pedidos de cassação de seu mandato de tapetão e que a análise dos casos poderia indicar que o Judiciário irá “começar a esticar a corda” contra o governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.