ENQUANTO O RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO DA SEC-AM NÃO SAI…

PARA QUEM ESTÁ PROCURANDO O RESULTADO DO PROCESSO:

Clique nos links abaixo para acessar o resultado do processo seletivo para a SEC – Secretaria Estadual de Cultura do Amazonas, que finalmente foi divulgado.

Ensino Fundamental

Ensino Médio

Ensino Superior

******************************************************

Enquanto o resultado do Processo Seletivo da Secretaria Estadual de Cultura do Amazonas (SEC) não sai, diversos comentários são feitos cotidianamente aqui neste bloguinho sobre desconfianças quanto à lisura do processo. Trazemos aqui um destes comentários, feito pelo blogante Carlos Magno como resposta ao blogante Diego, que não é apenas um simples comentário, mas pontua certas questões que quase sempre rondam processos seletivos e concursos públicos no Amazonas.

Sou também funcionário público, do CETAM (concursado), e a bancada está sofrendo pressão para colocar na lista de seleção alguns nomes, já previamente escolhidos pela SEC. Se isso for acatado, mais de 85% dos classificados já estão nos seus postos de trabalho. Nada vai mudar. Exemplo, a profissão de guia de turismo é regulamentada desde 1983 por lei presidencial, isto é, só pode exercê-la quem tem curso de guia de turismo e for cadastrado no Ministério do Turismo. O CETAM fez o último curso de guia de turismo do estado do Amazonas, mais de 60 alunos concluíram e hoje estão habilitados a exercer a profissão. Há 32 vagas a serem preenchidas, nós do CETAM sabemos que deveríamos selecionar somente os concorrentes certificados e habilitados, mas chegou uma lista onde somente há uma pessoa certificada e habilitada. As outras são estagiários que estão nos centros culturais exercendo a função sem habilitação, só que no edital pede certificação na área e selecionar estes concorrentes é ilegal, mas vai falar isto para uma secretaria de Estado. Outra coisa, que lugar é este que os concursos e seleções são assim verificados, de acordo com os jornais locais, os setores (gabinetes, secretarias) estão cheios de sobrenomes dos políticos que nós, infelizmente, votamos. Nos jornais nacionais, idem. Último caso, SENADO. Quase todos os cargos foram seleções curriculares e alguns foram concursos públicos. Você é mais funcionário público do que eu? Se você se candidatar não voto em você. Você é concursado (cargo comissionado, estagiário, regime suplementar) ou selecionado curricular?

Se, quando sair o resultado, algum dos participantes que, por ventura venham a denunciar alguma falseação neste ou em outro processo seletivo, e quiser estabelecer seus direitos de forma jurídica, este bloguinho se dispõe a publicar a questão como forma de minar essa prática tão antiga e danosa de lesa cidadania, e assim preservar um processo democrático.

A todos os que aguardam o resultado do processo seletivo da SEC

Segundo informações publicadas na imprensa, o edital foi publicado antes da aprovação, por parte da ALE/AM, dos recursos necessários para a contratação e pagamento destes profissionais. Na prática, estas contratações não haviam sido aprovadas pelo executivo e pelo legislativo. Daí que os resultados, que já estariam concluídos, terem de aguardar o posicionamento da Assembléia e do governador, que pode, inclusive, anular o certame.

É preciso se mobilizar para evitar mais uma edição dos desconcursados, agora em versão “desprocessados”.

Qualquer nova informação, o bloguinho intempestivo estará divulgando neste local.

15 thoughts on “ENQUANTO O RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO DA SEC-AM NÃO SAI…

  1. Esse processo seletivo ficaria mais claro a população se houvesse uma prova para cada área, com isso todos teriam as mesmas oportunidades, pois os que tem mais experiências na área são os que já estão possivelmente trabalhando na área e só vão garamtir mais um trabalho tirando as chances da queles que não tem tantas experiências ou nem uma mais que está a espera da oportunidade…

  2. Companeiro Nilo,
    realmente esse é um dos piores problemas, principalmente para os jovens, a exigência de experiência. A forma de seleção de concursos, processos seletivos e demais empregos na sociedade capitalista é sempre excludente. Perceber isso é a possibilidade de recusa e, mais, de tentar agir para modificá-la.
    Valeu!

  3. Bom eu acho que o governador do estado junto com o prefeito de manaus deveriam puni todas as pessoas envolvidas neste tipo de esquema. Em quanto isso a população se sente lesada.

  4. Bob,
    use a lucidez de Marley para ver quem está no esquema, e verá que os que voc~e cita podem fazer parte assim como os pontos duros principais da nefasta rede. Olhe para além do que colocam como visível, o visível.
    Valeu!

  5. alem de ser imoral a falta de lisura nestes processos seletivos, a propria realizaçao do processo é uma forma de burlar a lei. Sabemos que o acesso ao serviço publico so deveria se dar atraves de concurso. Aconselho, inclusive, aos jovens que não caiam na mesma bobagem que eu, quando recem-formada, de ficar em regime de direito administrativo no Serviço Publico. Alem de voce ser tratado como um funcionario inferior e um eterno temporario (mesmo que trabalhe sem nenhum direito e ainda mais que muitos funcionarios publicos), quando vc sai destes “empregos” sai sem direito a nada. Mesmo diante da crise do emprego, buscar sempre se aprimorar, solidificar a carreira ainda é a soluçao. Não considero que os 9 anos que passei na prefeitura foram perdidos, nem foi questao de incompetencia em passar num concurso publico: apenas, como jovem, acreditei na justiça e nas promessas de que seria realizado concurso na minha area (infancia e juventude). Ledo engano: concurso nesta cidade é instrumento de campanha eleitoral.
    Hoje alguns colegas continuam em regime temporario (eterno por sinal). Claro que por necessidade. So posso continuar aconselhando-os a buscar melhorias, sair destas condiçoes de trabalho, onde o trabalhador é apenas uma mao de obra barata, salvo os que estao la por indicaçao politica, os famosos donos dos cabides vazios nas cadeiras.

  6. Sabiamos de tudo isso, porém, não queriamos encarar a realidade, as vezes, não todos, tapamos nossos proprios olhos e não encaramos a realidade, e claro, e logico que isso era uma marmelada, eu no meu “desespero” como uma pessoa desempregada, tendo acreditar no poder publico, para que, ser lesado, e ainda pagar, e mole! espero que um dia isso mude, e que eu, possar estar mais atento a isso.

    Bruno.

  7. ontem encaminhei um e-mail à sec perguntando sobre o resultado do PSS 2009, e retornaram informando que o mesmo seria entregue ao Robério Braga hoje, e divulgado a impressa também!!!!

  8. como esperado.. resultado meio suspeito foi o desse processo seletivo não? não conheço ninguem rsrrssr.

  9. Tambem acabei de enviar um email agora a pouco pedindo o telefone de contatos dos responsaveis pelo concurso, pois, passei a manhã toda atras disso e a o predio da SEC estah em reforma (ainda nao obtive resposta deles).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.