FÓRUM PELA ÉTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS – CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE MANAUS SOBRE INTERVENÇÃO NO TRANSPORTE COLETIVO
O documento abaixo é resultado das discussões ocorridas no Seminário “Política Pública de Transporte Coletivo”, que ocorreu noa dias 07 e 08 de maio, promovido pelo Fórum Pela Ética e Políticas Públicas. Como havia sido noticiado aqui no bloguinho, o seminário produziu um documento onde exige do poder público o cumprimento de ações que acabem com os vícios de gestão e a histórica relação de cumplicidade entre governantes e empresários, no sentido de implantar um sistema de transporte coletivo efetivo na cidade de Manaus. A Associação Filosofia Itinerante, em aliança e concordância, fazendo corpo-ativo daa potência democrática com o Fórum, publica na íntegra o documento que foi protocolado no Ministério Público nesta última sexta-feira.
CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE MANAUS
Nós, abaixo assinado, representantes de entidades, movimentos sociais populares e pessoas físicas, participantes do Seminário “Política Pública de Transporte Coletivo”, promovido pelo Fórum pela Ética e Políticas Públicas, realizado no dia 07 e 08 de maio de 2009, no auditório do SARES (Serviço de Ação, Reflexão e Ação Social), tendo como tema de estudo: – Histórico do Transporte Coletivo em Manaus; – Manaus Hoje (Linhas de ônibus, Tráfego, táxi, Moto-Taxi, Kombi Lotação, alternativos); – Composição de Planilha, – Sistema por quilometragem, – Controle Social; – Transporte coletivo em Fortaleza – CE.
Foram assessores a Sra. Calina Barros, diretora técnica da ETUFOR – Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza e o Sr. Juarez Costa, Advogado e Economista em Manaus, os quais nos ajudaram a compreender a política pública de transporte coletivo em nossa Cidade, sua lógica e interesses que o sustenta.
Considerando que o Manual de Instruções Práticas do GEIPOT/EBTU (Grupo de Trabalho da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes) orienta os gestores a criarem “Empresa Municipal” que gerencie o sistema de transportes urbano e a Lei Orgânica do Município (LOMAN) no seu Artigo 252, Parágrafo Único, baseado no Art. 30, incisos I e V, da Constituição Federal, onde diz: “O transporte urbano e o transito de veículos, pedestres e animais são da competência do município e o município não poderá delegar a outros, sob qualquer expediente, a organização, administração e gestão do sistema de transporte urbano, cabendo-lhe, exclusivamente, o planejamento o gerenciamento e a operação de sua variante”.
Considerando o Artigo 257 da LOMAN que dispõe sobre os direitos do usuário, incisos I, II, IV e V parágrafos 1º e 2º;
Considerando que o referido manual do GEIPOT/EBTU acima citado, orienta também os gestores a elaborarem a planilha para o cálculo da tarifa. E, em Manaus a planilha apresentada pelo IMTT, além de não ter transparência para o usuário é elaborada por uma entidade não habilitada.
Considerando que a LOMAN no seu Art. 258, inciso XX, obriga as empresas de transportes urbanos a apresentarem seus balanços bimestrais a Câmara Municipal e ao IMTT e o Art,181, inciso III;
Considerando que na atual conjuntura da cidade de Manaus o transporte urbano, além dos ônibus convencionais, há os alternativos, os moto-táxis, as kombis e os táxis, sobre os quais não existem regras definidas pelo poder concedente;
Considerando as atuais isenções fiscais concedidas pelo Estado de isenção do ICMS sobre o combustível e do Município na redução de ISS e de taxas ás empresas concessionárias;
Considerando os valores apresentados pela CPI do transporte Coletivo, demonstrou que no período de 1997 á 2004, as empresas cobraram R$ 39 milhões a mais da população e a divida referente a impostos das concessionárias de R$ 57 milhões em 2006 para a prefeitura:
Por tudo isso, EXIGIMOS do poder público:
– Cumprir e fazer cumprir a LOMAN
– Gerenciamento do Sistema pelo Órgão competente da Prefeitura de Manaus;
– Congelamento da tarifa até aferição dos dados para elaboração de uma planilha;
– Garantir a meia passagem para os estudantes nos seus direitos (á educação, á cultura, ao esporte e ao lazer);
– Revisão das isenções de impostos cedidos pela Prefeitura e Estado, para aferir a real necessidade do sistema;
– Cobrar das empresas concessionárias que apresentem seus balancetes nos prazos estabelecidos pela LOMAN;
– Que o resultado da CPI do transporte coletivo e o debito dos impostos das Empresas concessionárias sejam investigado pelo Ministério Público e informado a população;
Conclamamos a toda população de Manaus, feita as denuncias, que se posicione, participando e apoiando as iniciativas do movimento social para um novo modelo de transporte coletivo em nossa cidade.
Assinam as entidades:
Fórum de Habitação;
Fórum Permanente de Mulheres de Manaus FPMM – Movimento Fé e Política Construindo o Poder Popular
SARES;
PJMP;
SINDP-AM;
SINTTEL-AM;
Pastoral Operária;
Movimento Comunitário Pela Cidadania (MOCOCI);
Ass. Moradores do bairro Val Paraíso;
Ass. de Moradores do bairro América do Sul;
Conselho de Cidadão de Maués;
Escola de Fé e Política;
CARITAS Arquidiocesana;
Instituto Amazônia de Cidadania (IAC);
Setor 10 Arquidiocese de Manaus;
Umes Manaus;
Rede de Educação Cidadã RECID.
É uma vergonha ,novela sem fin tremenda cachorada no ció,ano pos ano,durante vinte e cinco anos vejo a mesma novela,safado que nao é mais safado que o outro querendo ser,o safado da ves senpre querendo se eleger,eleito vai ser pior que outro safado,e o sistema de tranporte e o paso para estar na midia seja como mocinho ou como bandido,mocinho hoge eleito, safado maior amanha,o inportante e estar qualificado PARA A SAFADEZA,o sistema de transporte ja elegeu grandes safados ten ate ministro,uma verdadeira escola de maus carater,coruptos,la ate cego ve ,e mudo fala,e quen fas conscente e cala,quando fala e so pra dar suporte a uma safadeza maior.Estou muito perocupado com o sistema global a fumaça do cigaro dos fumantes esta acabando com o planeta.