SEMINÁRIO NACIONAL LGBT NA CÂMARA DOS DEPUTADOS TAMBÉM ACONTECE HOJE
Do site da ABGLT:
Brasília (DF) – Ocorrerá nesta quinta-feira (14/5), a partir de 8h30, no plenário 3 do Anexo II da Câmara dos Deputados, o VI Seminário Nacional pela Cidadania LGBT.
O evento é promovido pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), em parceria com a Frente Parlamentar de Cidadania LGBT e as comissões de Legislação Participativa, Direitos Humanos e Minorias e Educação e Cultura da Câmara, além da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, da Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL) e da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).
Na condição de maior rede latino-americana de organizações de defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, a ABGLT realiza o seminário pelo sexto ano consecutivo, com o propósito de discutir as bandeiras do movimento e debater a pauta do Congresso Nacional relacionada ao setor.
O evento ocorre onze meses após a I Conferência Nacional LGBT e no mesmo dia do lançamento do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT, do Conselho Nacional LGBT e da 2ª Conferência Nacional LGBT.
De acordo com Igo Martini, coordenador-executivo do projeto Aliadas, voltado a mobilizar parlamentares em defesa dos direitos do público LGBT, o seminário também tem como objetivo reforçar o diálogo do movimento com o poder público. “Além de discutirmos as questões relacionadas ao Legislativo, buscamos o apoio de parlamentares para aumentar nossa ação junto ao Executivo, para que este possa implementar as propostas surgidas na Conferência Nacional”, declara Martini.
Pautas prioritárias – O seminário abordará a situação atual da homofobia no Brasil, a partir de pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, a ser apresentada por Gustavo Venturi, integrante da instituição. Maria Berenice Dias, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), falará sobre a situação do público LGBT no Judiciário.
Esta, aliás, é uma das pautas debatidas no Congresso Nacional, por meio do PLC-122/2006, que criminaliza os atos de homofobia, atualmente em discussão na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Ao lado desta matéria, as duas outras pautas prioritárias do movimento GLBT são o “Nome social” (PLC-72/2007) e o reconhecimento jurídico da união civil entre pessoas do mesmo sexo (PL 2914/2009). Todas estas questões serão abordadas durante o seminário.
Falarão sobre a união estável o Deputado Federal José Genoino (PT/SP), autor do Projeto de Lei 2914/2009, e Roberto Gonçale, integrante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio de Janeiro. Gonçale explica que a reivindicação do movimento, debatida e apoiada pela OAB-RJ, é a aplicação, para as pessoas do mesmo sexo, dos dispositivos jurídicos já existentes que tratam da união estável. “Esperamos que a união homoafetiva seja contemplada de forma definitiva, equiparando direitos e deveres já previstos no Código Civil”, resume o representante da Ordem.
Participarão da solenidade de abertura, além de representantes da frente parlamentar e das comissões envolvidas na organização do seminário, Yone Lindgren, da ABL, Fernanda Benvenutty, da Antra, Toni Reis, presidente da ABGLT, e Perly Cipriano, representando a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH).
Confira a programação completa do seminário, que está disponível na página da Comissão de Legislação Participativa (http:// www.camara.gov.br/clp).
Câmara de Comércio LGBT do Brasil É UMA REALIDADE
Lançamento oficial foi dia 31 de agosto de 2009
Aos moldes de países como Canadá e Estados Unidos, foi criada a Câmara de Comércio LGBT do Brasil.
Uma iniciativa que partiu do jornalista e empresário Douglas Drumond, presidente da associação Casarão Brasil, que juntamente com parte do empresariado que possui estabelecimentos ou publicações destinados ao público arco-íris da cidade de São Paulo, fizeram da idéia uma realidade.
A instituição é uma associação civil, sem fins lucrativos, com sede em São Paulo, que além de fomentar o comércio gay e lésbico, tem por objetivo apoiar o desenvolvimento da comunidade empresarial LGBT no Brasil.
A associação, que conta com o apoio do Casarão Brasil, da empresa de consultoria Txai e o apoio institucional da Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual (CADS), da prefeitura de São Paulo, tem um estatuto que, entre outras coisas prevê a cooperação com outras organizações interessadas em seus propósitos visando manter filiais, escritórios e representações em qualquer outra localidade do país ou exterior.
Comprometida com o desenvolvimento socioeconômico da comunidade LGBT, estimula ainda reflexões e práticas comprometidas com o desenvolvimento sustentável e socialmente responsáveis entre seus associados e na sociedade em geral, fortalecendo a cidadania, valorizando a diversidade e a busca de soluções para os desafios de seu tempo e lugar.
Qualquer pessoa pode ser associada a câmara, pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, desde que se propuserem a contribuir para com seus propósitos.
Além da Diretoria e da Assembléia Geral, a câmara funciona com plano de ação anual, criação de comitês de caráter mais permanente e grupos de trabalho para questões pontuais de interesse dos associados.
Com relação aos recursos, além de doações e recursos oriundos de projetos, a câmara também será mantida por seus associados através de contribuições.
A partir de agora os empresários do mercado LGBT do Brasil, contarão com mais uma segurança contra ataques homofóbicos e tentativas de fechamento dos seus empreendimentos, entre outros benefícios.
A diretoria da Câmara de Comércio LGBT é composta por:
Presidente: Douglas Drumond – empresário, jornalista e presidente do Casarão Brasil
Vice – Presidente: Douglas Magri – empresário, proprietário do restaurante Piaf Bistrot
Diretor Financeiro: Julio E. Baldermann – empresário, proprietário do Clube a Loca (in memoriam)
Diretor Administrativo: Rafael Leandro Jacomini – administrador
Secretária Geral: Marli Porto – escritora
Conselho Fiscal:
André Pomba – empresário e produtor cultural
Vlademir Lopes – empresário e analista de sistemas
Luiz Freire de Carvalho – empresário e engenheiro civil
Suplentes do Conselho Fiscal:
Mirene Iraci da Silva – empresária e diretora comercial do Guia LGBTS Classificados
Lia Mara Oricchio – empresária e analista de sistemas
Carlos Eduardo Bianchin – empresário e agente de viagem
Presidente da Mesa: Reinaldo da Silva Bulgarelli – consultor da Txai Consultoria
Advogado: Dr. Fabiano Bolcato Rangel
Câmara de Comércio LGBT do Brasil
Rua Frei Caneca, 1057 – Consolação – SP – SP
(11) 3171-3739
Maiores informações:
Daniel Almeida
Almeida Assessoria de Comunicação
11 3873.2050
11 7613.5447
almeida.assessoria@ajato.com.br