VÁRIAS CATEGORIAS SE ENCONTRAM EM MANHÃ DE REIVINDICAÇÕES NA CMM

0

Categorias CMM 01 por você.
Clique nas imagens para vê-las de perto.

Ontem se reuniram na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para protestar e exigir direitos nada menos do que três categorias diferentes: os taxistas, os kombistas e os estudantes.

PROMESSAS NÃO-CUMPRIDAS AOS TAXISTAS

Categorias CMM 06 por você.

Os taxistas, que já haviam realizado algumas manifestações pela cidade, vieram reivindicar vários pontos, segundo eles promessas de campanha do prefeito Amazonino cassado. Entre essas reivindicações, está a de que a Prefeitura faça fiscalizações:

  • contra os transportes ilegais e que seja imediata a retirada dos kombeiros e todas as demais cooperativas irregulares”;

  • que delimita a atuação dos alternativos e sua área de atuação”;

  • aos transportes executivos, que atualmente circulam pela cidade e não obedecem e não obedecem aos pontos de parada”;

  • que seja proibida a atuação de moto-taxistas, alternativos e executivos, frente às principais casas de shows e em grandes eventos realizados no Centro de Convenções (Sambódromo).

Categorias CMM 02 por você.

À tarde, os taxistas ainda fizeram duas manifestações em grandes vias de Manaus, provocando grandes engarrafamentos na cidade.

Segundo os taxistas, a imediata retirada das kombis-lotação da zona Norte, tal qual tinha afirmado o prefeito cassado, não ocorreram e as kombis estavam transitando livremente. Segundo eles, se estas reivindicações não forem sanadas, na próxima segunda-feira estarão fazendo protestos ainda maiores e duradouros.

PROMESSAS NÃO-CUMPRIDAS AOS KOMBISTAS

Estudantes Grande Passeata 38 por você.
Kombis-lotação, quando passaram o dia na frente da Prefeitura. À tarde, o espaço foi tomado por milhares de estudantes.

Os kombistas da Cooptrazon, que já vinham fazendo manifestações desde a quinta-feira passada, quando passaram o dia todo parados em frente à Prefeitura e não conseguiram adentrar, embora tenham tentado até sob a forma de invasão, hoje não compareceram à Câmara mais para acompanhar o posicionamento da casa ante a presença dos taxistas.

Eles afirmam que as kombis-lotação foram cadastradas, constando inclusive na Prefeitura esse cadastramento. Afirmam que não estão extrapolando, e utilizam o discurso de que são pais de família que também precisam fazer sobreviver suas famílias. O que levou estudantes a afirmarem, ao ver uma conversa numa roda, que reunia ao mesmo tempo os taxistas e os kombistas, que ali a questão era entre pais de família, e que fora uma vilania do prefeito cassado ao prometer uma coisa para um e o contrário ao outro.

Os kombistas continuam a alardear que, caso seja cumprido o decreto de extinção do serviço, entrarão no Ministério Público com denúncia ao prefeito Amazonino cassado pelas promessas não cumpridas à categoria e de utilizá-los, inclusive, para transporte de eleitores, o que se apresenta como crime eleitoral.

A DESCONSTRUÇÃO DAS PROMESSAS PELOS ESTUDANTES

Categorias CMM 03 por você.

Os estudantes não foram cobrar na CMM promessas feitas por Amazonino. Ao contrário, a promessa de regulamentação da Lei da meia-passagem não interessa aos estudantes. O objetivo da ida mais uma vez à CMM é a exigência de que os vereadores assinem o Projeto de Lei proposto pelo vereador José Ricardo que restitui as 120 meias-passagens aos estudantes, para que este projeto entre em tramitação, o que está sendo embargado pelos vereadores, que afirmam que o prefeito se comprometeu em 30 dias resolver a situação. Mas, segundo José Ricardo, “não se pode deixar a Prefeitura de Manaus na ilegalidade, uma vez que um decreto do prefeito não pode revogar artigo da Lei Orgânica do Município (Lomam)”.

Quando chegou a vez dos estudantes ocuparem a tribuna, os vereadores mostraram para que serve a CMM. Paulo, atual presidente da UMES, eleito na semana passada, durante o último congresso da entidade, em seu discurso, passou a enumerar e a cobrar a posição dos vereadores que ainda não haviam assinado para que o Projeto da Meia-Passagem começasse a tramitar na casa. Aí começou o show… Vários vereadores, mostrando-se indigandos quanto à postura do rapaz, passaram a pedir a palavra para admoestá-lo, defendendo, sobretudo, a sua honra e, é claro, o prefeito Amazonino.

Divertidíssimo show proporcionado pelos vereadores

Massami Miki (PSL) disse que “o prefeito Amazonino puxou para si toda a responsabilidade” e que ele “está regulamentando sim a meia-passagem”. Ao que os estudantes na galeria lhe responderam em coro: “Pau-mandado, pau-mandado, pau-mandado…”

Henrique Oliveira (PP), na sua raríssima inteligência, disse que o estudante teria que usar Listerine e Cepacol antes de abrir a boca para falar dele.

Houve quem dissesse, talvez por ter lido aquela obra Freud em 5 minutos pela manhã, que “talvez pela idade do estudante, talvez pela juventude a gente comete algum ato falho.”

Reizo Castelo Branco (PTB) pediu a palavra. O que já deixou os estudantes embasbacados, os estudantes começaram a rir e dizer: “Ele vai falar! Ele vai falar! Ele vai falar!” E foi a segunda vez que Reizo utilizou da palavra na CMM. A primeira foi quando Carijó criticou seu pai, dep. federal Sabino Castelo Branco, por acusar o prefeito Amazonino cassado, presidente de seu partido, PTB, de morosidade em resolver os problemas da cidade. Dessa vez ele até quis ser contundente, dizendo que ninguém poderia vir ali e destratá-lo daquela maneira; enquanto os estudantes gritavam: “Liga pro papai! Liga pro papai! Liga pro papai!”

Mas a melhor de todas foi Marize Mendes, irmã de Amazonino, que lembrou (e quem esquece?) que seu irmão foi governador do Amazonas e prefeito de Manaus diversas vezes e nunca, segunda ela, a cidade ficou na situação em que se encontra. Para ter-se uma idéia do tipo de afetos que Marize estava tendo em relação aos estudantes, taxista e kombistas ali na galeria, basta ver a rostidade constante na imagem abaixo.

Categorias CMM 04 por você.

Mas a aula estudantil continuou. Yann Evanovick cobrou dos vereadores que estavam na legislatura anterior que reconhecessem o erro de ter votado pela redução da meia-passagem e agora assinassem para a tramitação do atual projeto, e acrescentou para todos os vereadores que enquanto eles ficavam preocupados com picuinhas, os índices educacionais do estado e da cidade de Manaus só iriam baixando. Mas aí já era demais para o entendimento deles.

O ESVAZIAMENTO DA CMM…

Um fato ao qual já no referimos aqui no bloguinho e que sempre é observado nas discussões na CMM, e que ontem houve taxistas, kombistas e estudantes que atentaram para o problema, é a ausência de interlocutores-vereadores, por isso a CMM está esvaziada, já que são muito poucos, na verdade são raros vereadores que acompanham os debates. A maioria, como pode-se perceber na imagem ao lado, ficam lendo jornais ou navegando nas redes insondáveis da internet.

Seria a hora do recreio? Olha só quem estava nessa rodinha enquanto os convidados à Casa do Povo falavam.

Categorias CMM 07 por você.

Talvez estejam lendo, pesquisando ou discutindo a onda de protestos que se abate sobre a cidade. Talvez seja apenas um subterfúgio para não mostrar que o saco de ouro na verdade está vazio.

…E O SAQUE ESTUDANTIL

Enquanto isso, conversamos com Charlyson, do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti, que demonstra o entendimento dos estudantes não somente no que diz respeito à meia-passagem, mas com o transporte coletivo como um todo, este que todos os dias violenta toda a população.

Categorias CMM 05 por você.

Não é só a questão da meia-passagem. É a questão do transporte coletivo com um todo que está em jogo. Tem que haver uma fiscalização maior dos dados, dos custos das empresas. Porque o serviço é de péssima qualidade. O trabalhador, que precisa ir todo dia para o trabalho tem de andar todo dia como sardinha enlatada. É um péssimo serviço público.

Nós queremos que os vereadores tomem alguma responsabilidade e cobrem dos empresários, que façam uma CPI, se for o caso, chamem especialistas, para saber de fato qual é a situação do transporte coletivo, saber qual é o faturamento, qual é o custo que estes empresários estão tendo. Reduzir por reduzir, conforme as ordens dos empresários é um retrocesso muito grande. Esse é um direito que foi conquistado com muita luta, e que não pode ser retirado simplesmente porque os empresários alegam que estão tendo prejuízos.

Somos contra qualquer restrição que retira direitos dos estudantes. Ela retira mais de 70%. Ela retira, nos finais de semana, o estudante ter acesso à cultura, ao lazer, tudo isso é educação. Na LDB, logo no artigo 1º, diz que a educação são todos os processos de formação do cidadão, que compreende cultura, compreende os movimentos sociais. É necessário um olhar sensível a essa questão. Não discutindo como se fosse um lado contra o outro, mas abrindo a caixa preta do transporte coletivo.

Nós temos exemplos, como Fortaleza, que é uma cidade muito maior, e lá a passagem é R$ 1,60, com meia-passagem ilimitada. Aqui, 120, por enquanto, é um número que consideramos suficiente, mas tem estudantes que têm necessidades especiais e precisam até de mais, que fazem mais cursos, que fazem mais atividades, que utilizam mais meias-passagens porque moram muito longe dos centros culturais, chegando a utilizar até mais de 6 meias-passagens por dia. Mas aqui o problema é a restrição. A meia-passagem é uma política educacional, é um direito conquistado. Retrocesso, não!”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.