*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*

0

CURTAS NEM SEMPRE DO MUNDO DO FUTEBOL

INTERESSES ECONÔMICOS E ANTIFUTEBOLÍSTICOS DE SÃO PAULO, NACIONAL E DA CONMEBOL PODEM PARAR LIBERTADORES

Nos torneios de futebol antigamente, quando um clube não entrava em campo por algum motivo que fosse, ou se recusava a jogar, perdia automaticamente a partida por WO, termo que significa walkover, quando um time vence uma partida sem nenhuma dificuldade, pela ausência do adversário.

Aí, o São Paulo e o Nacional do Uruguai, times que disputam as oitavas-de-final do torneio Libertadores da América, principal competição continental do mundo pelo entendimento chagânico, resolvem se recusar a disputar os jogos contra seus adversários, respectivamente o Chivas Guadalajara e o San Luis, ambos do México, usando como justificativa a gripe A (H1N1).

Conivente com os times do sul a Conmebol, que tentou primeiramente transferir o jogo de ida para Bogotá, e depois cogitou fazer uma só partida na casa de São Paulo e Nacional, viu os times mexicanos desistirem da disputa. Pressionada, a Conmebol tentou colocar panos quentes, e até surgiu um time equatoriano que afirmou aceitar receber as partidas de ida, mas os times mexicanos se recusaram. Agora, ameaçam não participar de nenhuma outra competição organizada pela federação sudamericana.

É bom lembrar que a Conmebol recebe cerca de 70% do aporte financeiro para organizar a Libertadores da Fox, empresa de comunicações estadunidense que tem interesses na participação dos clubes mexicanos na competição. Até este domingo, a empresa não havia tirado o jogo entre Chivas e São Paulo, que seria realizado no estádio de Jalisco, em Guadalajara, da sua grade de programação. Evidentemente, pressão para que a Conmebol force os clubes do sul a participarem.

Do seu lado, tanto São Paulo quanto Nacional se escondem sob o desconhecimento do controle sanitário eficiente que tem ocorrido no México, superando inclusive o vizinho do lado “rico”. Não há perigo iminente, casos as medidas de segurança sejam tomadas, mas os clubes se aproveitam para evitar o desgaste da viagem e do jogo, sempre complicado por exigir o deslocamento para o outro hemisfério.

O que é interessante é que não houve, até o momento, e dificilmente haverá, nenhuma decisão que leve em conta o futebol. O mérito conquistado em campo pelos clubes mexicanos não pode simplesmente ser ignorado e os times substituídos pelos melhores terceiros lugares, como quer parte da imprensa nacional. Fosse o time brasileiro o que estivesse na situação dos mexicanos, a imprensa nacional seria tão apressada em sugerir a simples substituição dos adversários? Por outro lado, a Conmebol, pressionada pelos interesses econômicos pode inverter a lógica do jogo: afinal, quem iniciou o impasse, se negando a jogar, foi o São Paulo e o Nacional. Não seriam eles, portanto, os times passíveis de serem eliminados, já que o WO pune sempre o clube que foge? Outra questão: alguém lembrou de interpelar a OMS e pedir um laudo técnico que viabilize ou inviabilize a realização das partidas? Uma vez que os aeroportos não foram fechados, não haveria, em princípio, razão para que os jogos não ocorressem. Não havendo razões plausíveis para evitar o solo mexicano, resta o que falou o atacante Alberto Medina: é medo, mas é dos mexicanos.

CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE A

Bola no centro do gramado, árbitro consulta o relógio, aponta, apita e tem início o campeonato nacional, contando com os 20 clubes menos capengas financeiramente do país, que lutam para impedir que o Brasileirão se transforme numa nova Bundesliga, vendo um quarto título nacional seguido do São Paulo. O torneio tem algunas curiosidades: por exemplo, Flamengo e Botafogo, times que decidiram o carioca, no brasileiro, tem que cair na real, não brigando por títulos. Clubes consolidados em estrutura e economia, como Internacional e o próprio São Paulo chagando com chances, enquanto outros tantos correm por fora, não sem chances, afinal, o nivelamento é tamanho que literalmente qualquer um pode chegar na frente após as 38 rodadas. Na primeira rodada e no retorno triunfal à série A, o Corinthians já sai em desvantagem, perdendo para o centenário glorioso, o Colorado. Avaí e Santo André, também estreantes, não fizeram feio, e empataram com dois grandes. No duelo tricolor, deu o carioca, enquanto Goiás e Náutico fizeram o confronto cheio de gols da rodada. A primeira rodada, completa, abaixo, e a classificação a partir da quarta rodada:

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A

1A RODADA

Avaí 2-2 Atlético/MG

Sport 1-1 Barueri

Palmeiras 2-1 Coritiba

Corinthians 0-1 Internacional

Fluminense 1-0 São Paulo

Cruzeiro 2-0 Flamengo

Atlético/PR 0-2 Vitória

Grêmio 1-1 Santos

Santo André 1-1 Botafogo

Goiás 3-3 Náutico

.

CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE B

Se no ano passado a Série B teve dois enredos, principal e coadjuvante, neste ano, tudo deve ser diferente. O Vasco da Gama não deve ter vida fácil como teve o Timão, embora na primeira rodada tenha vencido. Os estreantes vindos da Série C venceram fora de casa. A primeira rodada, completa, abaixo, e a classificação também a partir da quarta rodada:

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B

1A RODADA

Ponte Preta 2-0 ABC

Figueirense 3-0 Ipatinga

Campinense 1-2 Duque de Caxias

Bragantino 2-0 São Caetano

Fortaleza 2-4 Guarani

Juventude 2-2 Ceará

Vila Nova 0-0 Portuguesa

Vasco 1-0 Brasiliense

Bahia 2-0 Paraná

América/RN 1-2 Atlético/GO

.

o..CAMPEONATO PARAENSE 2009..o

PAYSANDU

CAMPEÃO PARAENSE 2009 !!!!!

Papão e Pantera Santarena entraram no Mangueirão com expectativas diferentes. Os da Curuzu esperavam apenas que não ocorresse nada fora do normal, e o apito final do árbitro para comemorar. Enquanto isso, os São Raimundenses torciam pelo intempestivo, pelo unusual, pelo improvável. Sempre presente no futebol, desta feita ele não se manifestou. Deu papão, com um primeiro tempo sonolento e dos santarenos, que terminou com um empate em 1 a 1. No segundo tempo, o Papão esteve sempre em vantagem. Mesmo após o 2 a 2, o time ainda marcou mais um, e venceu, confirmando a superioridade e garantindo mais uma taça para a sua galeria. O Paysandu agora é o maior vencedor de campeonatos paraenses (43), superando o rival, Remo.

[polldaddy poll=”1287218″]

CAMPEONATO AMAZONENSE 2009

O campeonato amazonense, que já é quase parando, quase parou efetivamente esta semana. Recurso do Fast, assinado por presidentes dos outros clubes, à exceção do Princesa, pedia a eliminação do Nacional e a retirada do título do primeiro turno, devido à escalação irregular do jogador Deurick. O fato é que o jogador foi liberado para jogar mediante pagamento de multa, que seriam cestas básicas a uma instituição de caridade. Enquanto o presidente do Fast diz que tem provas de que o Nacional não pagou, o presidente do Nacional mostra documentos que supostamente comprovariam o pagamento. Como um certame capenga dá menos prejuízo que um certame parado, os presidentes resolveram retirar a queixa, e continuar os jogos.

Imagine o leitor intempestivo se Deurick fosse craque, ou mesmo jogador decisivo. Como não é, restaria apelar a um senso democrático de contrato: todos assinaram, todos se comprometeram a cumprir as regras do jogo. No entanto, falar em regras e em democracia na FAF é quase uma piada pronta, portanto, tudo deve ficar para o carnaval de 2010… O processo contra o Nacional está sendo apreciado pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva, que decidirá se o clube será processado ou não.

Enquanto isso, o segundo turno só começa no próximo dia 13..

CAMPEONATOS AMÉRICA DO SUL

CLAUSURA ARGENTINO 2009

Boca e River seguem fazendo pífias campanhas no Clausura, mas os auriazuis têm pelo menos a Libertadores como consolo. Vélez tropeça em La Academia del Fútbol, mas tem a sorte de ver seus adversários tropeçarem também. Sorte de campeão? Confira os resultados:

13a Rodada – Clausura Argentino 2009

Banfield 2-2 Gimnasia Jujuy

Tigre 1-1 Argentinos Jrs

Arsenal 0-0 Gimnasia LP

Vélez 2-2 Racing Club

Colón 2-0 San Martín

Rosario Central 1-1 Newell`s

Godoy Cruz 2-0 Independiente

San Lorenzo 1-1 Boca Jrs

River 1-1 Lanús

Estudiantes 1-1 Huracán

.

Classificação:

Vélez Sarsfield – 26

Lanús – 25

Colón – 24

Huracán – 23

River Plate – 20

Rosario Central – 19

Racing Club – 19

Banfield – 18

Estudiantes La Plata – 17

Godoy Cruz – 17

Independiente – 17

Newell`s Old Boys – 16

San Lorenzo – 15

Gimnasia La Plata – 15

San Martín – 14

Boca Juniors – 13

Argentinos Juniors – 13

Arsenal FC – 13

Gimnasia Jujuy – 11

Tigre – 11

* * *

CLAUSURA URUGUAIO 2009

Enquanto o Defensor Sporting mantinha a ponta, os carboneros marcavam touca diante do Liverpool, fora de casa. O Cerro também perde força, e a única chance de impedir o bicampeonato dos roxos é o Nacional, que se desdobra entre Clausura e Libertadores. A cor predominante no certame uruguaio não deve mudar em 2009… Confira os resultados:

11a Rodada – Clausura Uruguaio 2009

Bella Vista 0-2 Central Español

Tacuarembó 2-2 Rampla Jrs

Juventud 0-2 Wanderers

Nacional 2-0 Danubio

River 2-1 Cerro

Defensor Sporting 2-1 Racing Club

Liverpool 2-1 Peñarol

.

CAMPEONATOS EUROPEUS

Ligue 1 Temporada 2008-2009: A 35a rodada vai acontecer no meio de semana.

* * *

Bundesliga 2008-2009: Rodada 31, os cinco primeiros são: Wolfsburg e Bayern Munique (60), Hertha Berlin (59), Stuttgart (58), Borussia Dortmund (55). Resultados: Stuttgart 4-1 Wolfsburg, Energie Cuttbus 1-3 Bayern Munique, Hertha Berlin 2-0 Bochum.

* * *

Premier League 2008-2009: Rodada 36, os cinco primeiros são: Manchester United (83), Liverpool (80), Chelsea (77), Arsenal (68), Aston Villa (58). Resultados: Manchester United 2-0 Manchester City, West Ham 0-3 Liverpool, Arsenal 1-4 Chelsea.

* * *

FC PORTO

CAMPEÃO PORTUGUÊS

Liga Sagres 08/09: Rodada 28, os cinco primeiros são: FC Porto (66), Sporting Lisboa (60), Benfica (53), Nacional (49), Sporting Braga (46). Resultados: Porto 1-0 Nacional, Sporting 2-1 Vitória de Setúbal, Benfica 2-2 Trofense.

* * *

La Liga BBVA Espanha 2008/2009: Rodada 35, os cinco primeiros são: Barcelona (86), Real Madrid (78), Sevilla (63), Valencia (59), Atlético de Madrid (58). Resultados: Barcelona 3-3 Villareal, Valencia 3-0 Real Madrid, Sevilla 3-1 Mallorca.

* * *

Série A Itália Calcio 2008/2009: Rodada 35, os cinco primeiros são: Internazionale (78), Milan (71), Juventus (67), Fiorentina (64), Genoa (61). Resultados: Chievo 2-2 Inter, Milan 1-1 Juventus, Catania 0-2 Fiorentina.

* * *

AZ ALKMAAR

CAMPEÃO HOLANDÊS

ENCERRADO O CAMPEONATO HOLANDÊS

Eredivisie Holanda 2008/2009: Rodada 34, os cinco primeiros são: AZ Alkmaar (80), FC Twente (69), Ajax (68), PSV Eindhoven (65), SC Heerenveen (60). Resultados: Alkmaar 3-1 Heerenveen, Ajax 1-0 Twente, Willem II 0-3 PSV.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.