PASSEATA CONTRA A REDUÇÃO DA MEIA-PASSAGEM ESTUDANTIL BALANÇA A PREFEITURA “VAZIA” DE MANAUS

2

animacao_estudantes

Clique nas imagens para vê-las de perto.

Mais de 15 mil pessoas, envolvendo estudantes de diversas escolas e universidades, de todos os níveis desde crianças do ensino fundamental, milhares de adolescentes do ensino médio, milhares de universitários, mães e pais de alunos, professores, comunitários, sindicalistas, pastorais e outros, reuniram-se na Pça do Congresso e de lá construíram uma imensa passeata que caminhou na alegria caminhante até a Prefeitura “Vazia” de Manaus.

Estudantes Grande Passeata 02 por você.

Estudantes Grande Passeata 04 por você.


Foi na verdade uma das manifestações mais belas, democraticamente, jamais vista na história de Manaus. A cada passo, mais pessoas chegavam de todos os lugares da cidade e se juntavam na desejante caminhada de construir a preservação da cidadania. Aí vão imagens de crianças e adolescentes sorrindo à luz do sol, com seus violões, pandeiros, comunitários e muitas outras pessoas a quem este bloguinho encostou e conversou, enquanto os pés seguiam a linha contínua da criação de novos encontros na cidade. Uma verdadeira festa cívico-democrática.

Estudantes Grande Passeata 05 por você.

Estudantes Grande Passeata 06 por você.

Estudantes Grande Passeata 07 por você.

“Eu estou aqui nessa manifestação, porque eu estou lutando por um direito nosso. E a gente tá cansada de todo esse autoritarismo, de toda essa monarquia que impera na cidade de Manaus. Se eles acham mesmo que vão calar a gente, se eles acham que porque somos jovens a gente não entende nada, eles estão errados, porque são esses jovens que têm o poder até de tirar eles de onde estão. A gente quer que eles trabalhem de forma verdadeira, não iludindo o povo. Quando eles foram pedir votos na periferia, o pessoal votou; mas agora, podemos ser pobres, mas não vamos ser bestas.” (Lizandra, Esc. Estadual Ernesto Plínio Filho)

Estudantes Grande Passeata 09 por você.

Estudantes Grande Passeata 11 por você.

Estudantes Grande Passeata 13 por você.

Estudantes Grande Passeata 15 por você.

“Esse movimento, eu estou acompanhando desde o começo, porque eu sou de um movimento comunitário, eu também tenho filhos, e sou estudante também. Eu pago a meia-passagem, que é um direito conquistado por nós. O prefeito não tem cumprido o que prometeu em campanha, e nós estamos nessa luta, organizados, e essa luta é de todos. Os pais dos alunos sofreram no bolso as consequências da retirada da meia-passagem. Então nós vamos lutar até o final, que reconquistarmos a meia-passagem pelo menos como era antes, por isso nós estamos convocando a comunidade, para que os alunos e os pais dos alunos tomarem consciência do que está acontecendo e lutarem pela sua meia-passagem, que é lei e é direito dos estudantes.” (Neimar Viana, da Associação dos Moradores da Cidade Alta, IV Etapa do Jorge Teixeira)

Estudantes Grande Passeata 14 por você.

Estudantes Grande Passeata 17 por você.

Estudantes Grande Passeata 16 por você.

Estudantes Grande Passeata 18 por você.

“Toda a população está sendo prejudicada, principalmente aqueles que querem realmente estudar. E a educação não se restringe somente ao ato de ir à escola. A educação também se liga ao nível cultural, às pesquisas nas bibliotecas, inclusive nos finais de semana. Eu faço duas faculdades, Psicologia na Ufam e Letras na UEA; então, só aí eu uso três vales-transportes por dia. Quer dizer que toda vez que eu for fazer alguma atividade extra, eu vou ter que pegar uma declaração da universidade e entregar lá no Sinetram? Como vou cumprir essa burocracia absurda? Isso vai atrapalhar não só toda a minha vida, mas a vida de todos os estudantes. Como vai ficar nos finais de semana, quando tenho que ir ao cinema ou frequentar algum outro evento cultural? Vou ter que pagar uma passagem inteira? Não dá, todo mundo está sendo prejudicado.” (Diego Araújo de Almeida)

Estudantes Grande Passeata 19 por você.
A galera do “Chicão”, com um enunciado sobre o presidente do Sinetram, empresário Acir Gurgacz, que entra prefeitos, sai prefeito e ele ditando as leis do transporte coletivo em Manaus, enunciado que demonstra o entendimento político-democrático-filosófico das manifestações estudantis.

Estudantes Grande Passeata 21 por você.

Estudantes Grande Passeata 20 por você.

Estudantes Grande Passeata 22 por você.

“A nossa participação aqui é uma contribuição ao movimento estudantil no Amazonas, porque a luta dos estudantes de Manaus não é uma luta somente de Manaus, é de todo o Amazonas, e de todo o Brasil. Taí a participação da nossa colega Tiara, que veio de São Paulo, representando a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. Eu acho que é de suma importância a nossa participação aqui nesse movimento, tanto nós de Manacapuru quanto de outros municípios, como Rio Preto da Eva, o município de Parintins, todos se encontrando aqui, participando dessa manifestação, desse grande ato. E todos devem contibuir uns com os outros. Hoje a luta é aqui, amanhã pode ser lá em Manacapuru, e o movimento pode contribuir com certeza também lá.” (Natanael Gomes, presidente-fundador da UMES em Manacapuru)

Estudantes Grande Passeata 24 por você.

Estudantes Grande Passeata 23 por você.


Estudantes Grande Passeata 25 por você.

“Eu acho que é extremamente válida a manifestação que estamos fazendo. É preciso que eles vejam que nós não somos cobaias deles. E nós não vamos aceitar qualquer coisinha, porque se nós aceitamos qualquer coisinha, a tendência é piorar. Por isso estamos exigindo os nossos direitos nas ruas. Eles não estão lá por causa própria ou nos fazendo um favor, eles estão exercendo esses cargos para realizar os nossos direitos, e não apenas enfiar a mão nos bolsos e só pesar. Eles ganham milhões por ano, e nós, nossos pais, que são míseros assalariados, não terão como pagar a passagem inteira para as atividades de seus filhos.” (Jamile, da Esc. Est. Marco Antonio Vilaça)

Estudantes Grande Passeata 28 por você.


Comunitariamente, até Rambú veio ajudar nas lutas estudantis, companheiro conhecido e reconhecido da grande Compensa.

Estudantes Grande Passeata 31 por você.

“A União Municipal dos Estudantes Secundaristas foi uma precursora da luta da UBES. A UBES acredita que os estudantes têm direito a uma educação pública, gratuita e de qualidade, e tem de serem dadas aos estudantes as condições de estudar. O que é isso? É ele ter condições de pegar um ônibus de graça pra ir pra escola, é ele ter toda essa assistência estudantil pra poder estudar. Manaus foi a primeira capital do Brasil, a partir da luta dos estudantes, a conseguir a Lei da meia-passagem, que foi um grande avanço. Há uns dois anos, Manaus também foi precursora na luta pelo passe-livre. A UMES propôs, junto com a UBES, que os estudantes não pagassem para usar o transporte público, já que é uma concessão e pago com dinheiro público. Em relação a outras capitais que também têm o direito a meia-passagem estudantil, Manaus é a capital que tem a melhor Lei de meio-passe do país, com 120 passes por mês. No entanto, agora a gente está vendo um retrocesso, de modo que, em vez de a gente avançar na luta pelo passe livre, estão querendo diminuir os número de passes dos estudantes. Os estudantes não vão aceitar isso, estão se mobilizando, já fizeram diversas passeatas, de diversas maneiras, com a UMES e com outras entidades, pessoal das universidades, das escolas, e não vão parar. Para a UBES, a meia-passagem em Manaus é histórica. A luta pela meia-passagem em Manaus representa a luta nacional.” (Tiara, da União Brasileira de Estudantes Secundaristas – UBES, que veio de São Pulo e nos trouxe a boa notícia de que no Rio de Janeiro e em Cuiabá os estudantes já tem o passe-livre)

Estudantes Grande Passeata 32 por você.

Estudantes Grande Passeata 34 por você.

Estudantes Grande Passeata 33 por você.

Estudantes Grande Passeata 35 por você.

Ao chegar na Prefeitura, não poderia ser de outra forma, para uma gestão municipal inexistente, os estudantes receberam a notícia (sem nada de novidade) que o prefeito não estava. A Prefeitura estava vazia. E já estavam lá desde a manhã os motoristas de kombi-lotação, da Cooptramazon. Depois de um coro de mais de 15 mil vozes, gritando “Fujão! Fujão! Fujão!”, os estudantes resolveram fazer uma reunião coletiva ali mesmo na frente da Prefeitura, onde falaram e se articularam entre as diversas escolas presentes, as diversas entidades, líderes sindicais e comunitários, etc.

Estudantes Grande Passeata 37 por você.

Estudantes Grande Passeata 38 por você.

“Eu acho que essa manifestação que nós estamos fazendo é muito boa para nós mesmos. Apesar que muitos diretores de escola não compreendem isso, mas a gente tem que fazer isso senão a gente não consegue. Ter as nossas 120 meias-passagens de novo, que até nos finais de semana, nós precismaos fazer cursos, faculdade, precisamos ir ao cinema, que é cultura também. Tudo isso é um direito nosso. O diretor da escola Solon de Lucena não quis liberar o pessoal da escola para vir para o ato, a gente teve que fugir da escola para vir pra cá para o ato, senão não estaríamos aqui.” (Felipe, da Esc. Est. Solon de Lucena)

Estudantes Grande Passeata 39 por você.

Estudantes Grande Passeata 41 por você.

Estudantes Grande Passeata 40 por você.

“Companheiros estudantes, que estão na rua, porque se não for pra rua não consegue garantir o direito à meia-passagem, que no ano passado, dia 23 de dezembro, às vésperas do Natal, vereadores daquela legislatura tiraram a meia-passagem. Poucos vereadores votaram contra, o José Ricardo, Lucia Antony, e depois o Marcelo e o Elias também apoiaram, somente quatro vereadores contra a redução na votação final. E nós fomos na Justiça, os estudantes, eu e o Praciano, seguramos até semana passada, quando a Justiça lá em Brasília cassou a liminar que mantinha esse projeto fora de publicação. Lamentavelmente, no dia que a Justiça garantiu a publicação no Diário Oficial, os empresários começaram a tirar a meia-passagem. Nós temos hoje outro projeto na Câmara. Dezessete vereadores assinaram a garantia da meia-passagem para todas os níveis escolares, alguns, inclusive, que na gestão passada contribuíram para tirar a meia-passagem, mas agora esse ano, revendo, estão apoiando. Nós esperamos que eles não desistam, e que outros vereadores venham a apoiar esse projeto, porque não basta o prefeito dizer que vão continuar as 120, é preciso estar na Lei, e eu acho que é preciso haver movimentação, abaixo-assinado, iniciativa popular, tudo que for necessário pra manter esse direito.” (José Ricardo, companheiro de longa data na luta pela manutenção dos direitos estudantis)

Estudantes Grande Passeata 46 por você.

Estudantes Grande Passeata 42 por você.


“Nós estamos lutando é pelo passe-livre, porque é um absurdo para nós que somos estudantes, que precisamos ir pra escola, voltar pra casa, fazer cursinho, fazer todas as programações que a gente tem que fazer, e isso é um absurdo, ser barrado no ônibus. Nós somos estudantes, sabemos que temos nossos direitos. E, aqui na Prefeitura, isso é uma palhaçada; toda vez que a gente quer falar com alguém, ninguém vem, só mandam terceiros, quartos. Eu não admito isso, eu acho que eles deveriam ter respeito pela gente. Nem falar coma a gente eles querem. Será que eles não têm nada pra falar.” (Diego, Esc. Est. Solon de Lucena)

Estudantes Grande Passeata 47 por você.

Estudantes Grande Passeata 43 por você.
Estudantes Grande Passeata 45 por você.

MOVIMENTAÇÕES AGENDADAS

Próxima terça-feira, 12 de maio

Às 9h da manhã, manifestação em frente à Câmara Municipal de Manaus (CMM).

As manifestações continuam espalhadas por todas as zonas da cidade, sem hora para iniciar, muito menos pra acabar.

Estudantes Bola 02 por você.

Vamos nessa estudantes, professores, pais de aluno, sindicatos, comunidade em geral, ante à sanha do empresariado, que dita as leis às instituições locais, é preciso resistir democraticamente a partir da razão, do humor e da inteligência…

2 thoughts on “PASSEATA CONTRA A REDUÇÃO DA MEIA-PASSAGEM ESTUDANTIL BALANÇA A PREFEITURA “VAZIA” DE MANAUS

  1. parabens alunos voces mostraram que realmente são de luta
    e que quem faz a educação não e prefeito,diretor ou governador
    e sim nós estudantes,que temos direitos e mereçem ser respeitados
    sou,sou estudante eu sou e eu quero estudar e o negão quer deixar
    filho da puta…
    umas das marchinhas que mais chamou a atenção!!!!
    e isso sempre a luta!!!!
    david afonso(presidente da ueco)

  2. esta certo temos que luta pelos nossos direitos ganhamos pouco pagamos pra estudar com toda a dificudade e ele que estão lá porque nos que colocamos ainda que nos prejudicar eles recebe ate pra gasolina eu crio ainda quer nos fera

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.