VEREADOR IRAILTON SENA É CASSADO PELO PLENO DO TRE-AM
O Pleno do TRE-AM, de vez em quando, cumpre sua função democrática: examinar provas e documentos obtidos através de investigação policial e determinar a culpabilidade ou não de candidatos que usaram de expedientes ilícitos para se eleger.
O vereador Irailton Sena (PtdoB) foi cassado nesta segunda-feira. Às vésperas da eleição de 2008, o “centro social” comandado por ele foi inspecionado pela Polícia Federal, que encontrou provas de compra de votos, como declarações e cadastros de beneficiários com registro de título de eleitor, zona e seção.
Votaram a favor da cassação de Irailton os juízes Márcio Freitas, Joana Meireles, Francisco Maciel e a desembargadora Socorro Guedes. Contra a cassação, Mário Augusto e Elci Simões.
Caso queira prolongar a sangria e recorrer ao TSE, Irailton deverá faze-lo sem o mandato, que já tem substituto. O médico Modesto Rodrigues, também conhecido por serviços prestados ao eleitor em véspera de eleição.
Na mesma operação da PF que apreendeu material de Irailton, ocorreu a do também vereador Dr. Gomes. No entanto, Gomes escapou da cassação no TRE.
O ínclito procurador-geral eleitoral, Dr. Edmilson Barreiros, comemorou a cassação, ressaltando o aspecto pedagógico e a jurisprudência gerada pela decisão, que pode se estender a outros candidatos.