KINEMASÓFICO: O MOVIMENTO CRIADOR DO OLHAR

Kinamazófico - A Bela e a Fera 01 por você.

O filólogo/filósofo Roman Jakobson afirmou que “o objeto da ciência literária não é a literatura, mas a “literaridade”, ou seja, o que faz de determinada obra uma obra literária”. Para o Teatro Maquínico da AFIN, o objeto da subjetividade teatral não é o teatro, mas a “teatralidade”, o que faz da existência um entrelaçamento ontológico de saberes e dizeres como devir trágico, a potência do novo. Já o crítico de cinema Barthélemy Amengual, disse que “o objeto da semiologia cinematrográfica não é o cinema, mas a “cinemacidade”, ou seja, aquilo que torna uma determinada obra uma obra cinematográfica”. Pois é exatamente no emaranhado das potências da “teatralidade” e da “cinemacidade”, a atuação ontológica do homem em movimento poiético, que a AFIN vem tentando compor todos os domingos com crianças O Movimento Criador do Olhar. Um Plano seqüência educativo para novas percepções e novas cognições.

Kinamazófico - A Bela e a Fera 02 por você.

Composto o quarto domingo, as crianças sequenciaram os momentos kinemazóficos com os enunciados: as artes. O cinema como arte. As ligações do cinema com as outras artes e cinema como plano Educação. Neste domingo vindouro, elas sequenciarão a linguagem cotidiana, a linguagem das artes, e a linguagem do cinema, já implícita nas práticas anteriores, que elas realizaram quando conheceram os planos e seus significados.

Para as crianças que queiram participar dos encontros dos olhares criativos, basta apenas se mostrar no endereço da AFIN, a partir das 17h, acompanhado da liberação dos pais, ou responsáveis.

Kinamazófico - A Bela e a Fera 04 por você.

A PROJEÇÃO DO CINEMA DO DOMINGO PASSADO

SINOPSE:

A BELA E A FERA, de Roger Vadim

O filme, cujo tema é o conto de fadas A Bela e a Fera, e que já fora também realizado como cinema, em preto e branco, pelo teatrólogo francês, Jean Cocteau, conta a história de um príncipe, enfeitiçado pelas fadas, e transformado em Fera, que vive sozinho na floresta. Depois de ter colocado seu palácio à disposição de uma caminhante, e ainda ter lhe alimentado, condena-o a morte pelo fato dele haver tirado uma flor para levar à sua filha Bela.

Kinamazófico - A Bela e a Fera 03 por você.

Em contrato com a Fera, o pai de Bela, para não morrer, e deixar suas três filhas sozinhas, aceita que Bela vá morar no castelo com a Fera. Com o passar do tempo a Fera se apaixona por Bela, que por sua vez desenvolve uma terna confiança na Fera, e posteriormente se… Assiste o filme.

Realização: 1983. França.

Elenco : Klaus Kinski, impecável como Fera.

Susan Saradon, lindíssima e talentosa como Bela.

Angélica Huston, intrigantemente bem como Marguerite.

Nancy Lenehan, exuberantemente invejosa como Georgette.

Stephen Elliott, amorosamente como bom paizão.

Kinamazófico - A Bela e a Fera 05 por você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.